Buscar

Formação Social, Histórica e Política do Brasil Avaliação II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Formação Social, Histórica e Política do Brasil – Avaliação II
01 – Durante a década de 1920, em meio a oscilações no cenário econômico, nacional e internacional, ocorreram no Brasil manifestações de cunho político, social e cultural que balançaram as bases da República Velha. Dentre essas manifestações, analise as sentenças a seguir:
I- O Tenentismo.
II- O impacto da Revolução Russa em meio ao operariado brasileiro.
III- A formação do Partido Comunista do Brasil.
IV- A Semana de Arte Moderna.
Assinale a alternativa CORRETA:
A - As sentenças I e III estão corretas.
B - As sentenças III e IV estão corretas.
C - As sentenças I, III e IV estão corretas.
D - As sentenças I, II e IV estão corretas.
02 – O pacto firmado entre as duas maiores forças econômicas do país, São Paulo e Minas Gerais, responsável pela instauração da “República do Café com Leite”, sofreu um golpe fatal no final da década de 1920. Tanto no viés econômico quanto no social, os anos 1920 marcaram um ponto de inflexão nos rumos do regime republicano. Não se pode falar em uma ruptura radical, mas os ventos que sopravam no período traziam consigo ares da mudança. A respeito disso, analise as sentenças a seguir:
I- A década de 1920 foi marcada economicamente pelo esgotamento do modelo agroexportador, calcado quase que exclusivamente no café.
II- No plano social, foi marcada pela emergência definitiva da questão social que trouxe em seu bojo novos segmentos e camadas sociais.
III- A inabilidade das elites brasileiras, profundamente conservadoras, concorreu para a superação das práticas políticas excludentes e, em consequência, para o próprio fim do sistema em vigor.
IV- Essa crise atingiu, politicamente, seu ponto de maior inflexão com a pressão exercida pelos militares, vinculados às revoltas do tenentismo, e pela desagregação da política de equilíbrio exercitada ao longo da Política dos Governadores.
Assinale a alternativa CORRETA:
A - Somente a sentença I está correta.
B - Somente a sentença II está correta.
C - As sentenças I, II, III, IV estão corretas.
D - Somente a sentença III está correta.
03 – Durante o Estado Novo, surgiu nas Forças Armadas um grupo com fortes inclinações nacionalistas e partidário da modernização industrial, visando impedir as tentativas de recomposição do monopólio do poder por parte das oligarquias rurais. A respeito disso, assinale a alternativa CORRETA:
A - O exemplo semelhante mais evidente pode ser encontrado na Alemanha.
B - No caso brasileiro, o Estado era consciente do seu papel como indutor do desenvolvimento.
C - O vácuo criado pela ausência de tais projetos, tanto burgueses quanto proletários, foi ocupado por uma hipertrofia do Estado.
D - O cenário econômico nacional e internacional favoreceu este objetivo, pois, a partir de 1930, a atividade industrial apresentava taxas decrescimento anual aproximadamente três vezes maiores que a taxa de crescimento agrícola.
04 – As reverberações da Revolução Russa causaram impacto no movimento operário e um impulso nas manifestações de rua, ocasionando um receio por parte dos grupos mais conservadores. Em meio a estes acontecimentos, no cenário político-eleitoral, ocorre a aproximação das oligarquias de estados brasileiros. Sendo assim, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) O ano de 1924 marca o surgimento do Tenentismo, a revolta da oficialidade intermediária contra os rumos assumidos pelo governo na política dos governadores. Contemporâneos de 1924 presenciam também a fundação do Partido Comunista Brasileiro (PCB), partido que viria a ter alcance nacional e cujo ideário chocava-se frontalmente com as práticas políticas vigentes no país. 
( ) No plano cultural, o ano de 1922 é marcado pela disseminação de novas manifestações estético-políticas, materializadas de maneira clara na “Semana da Arte Moderna”. 
( ) A Semana da Arte Moderna lançou ao proscênio três maneiras distintas de pensar o Brasil: a corrente “verde amarela”, que pregava a reflexão da brasilidade, propondo o abandono de influências estrangeiras e sustentando a singularidade do país; a corrente “antropofágica”, cuja proposta era a incorporação dessas influências através de um “canibalismo cultural”; e, por fim, a corrente que previa incorporação, por parte do país, de valores culturais considerados universais. 
( ) O Tenentismo foi uma revolta da oficialidade intermediária contra os rumos assumidos pelo governo na política dos governadores. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A - F - V - V - V.
B - V - V - V - F.
C - V - F - V - F.
D - F - F - F - V.
05 – Os atropelos associados à sucessão e ao período do parlamentarismo indicavam que o governo de Jango seria cambaleante. As pressões populares que, até então, tinham como centro irradiador o meio urbano, alcançaram também o meio rural. Em verdade, por ocasião da campanha pelo presidencialismo, Jango comprometeu-se com as massas, alegando que seria o presidente das reformas sociais. Qual era o objetivo do governo de Jango? 
Assinale a alternativa CORRETA:
A - Seu objetivo era conseguir pôr em prática as reformas superestruturais.
B - Seu objetivo era conseguir pôr em prática as já mencionadas reformas de base, mas não que incluíam reformas na estrutura agrária, tributária, administrativa, bancária, educacional e eleitoral.
C - Seus objetivos eram medidas que não faziam parte de um conjunto mais amplo.
D - Seu objetivo era conseguir pôr em prática as reformas de base, que incluíam reformas na estrutura agrária, tributária, administrativa, bancária, educacional e eleitoral. 
06 – Em 24 de outubro de 1930, uma junta militar foi responsável por instaurar o golpe que depôs o então presidente da república Washington Luís e preparou as condições para que Getúlio Vargas assumi-se o cargo. Essa movimentação política ficou conhecida como Revolução de 1930 e se propunha à realizar diversos projetos dentre eles alinhar o país ao modelo capitalista e burguês. Com relação à demais atribuições da Revolução e da política nacional após os anos de 1930, analise as sentenças a seguir: 
I- Modernização do Brasil por meio da incrementação do setor industrial. 
II- Modernização do Brasil por meio da incrementação do setor agrícola. 
III- Vargas foi responsável por promover forte centralização política no governo. 
IV- Vargas foi responsável por promover ampla participação popular no governo. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A - As sentenças I, II e III estão corretas.
B - As sentenças I, III e IV estão corretas.
C - Somente a sentença II está correta.
D - As sentenças II, III e IV estão corretas.
07 – Os primeiros anos do longo governo de Getúlio Vargas (1930-1945) foram marcados por várias mudanças no acordo e pacto político entre os estados da federação e o governo da União. Estes conferiam novas responsabilidades, novos cargos e mandos no cenário político regional e federal. Sobre as mudanças políticas mencionadas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) O Governo Federal promoveu a centralização administrativa, inclusive destituindo governadores nos estados e nomeando interventores estaduais. 
( ) No entendimento do governo, o bem da nação estava acima dos interesses dos estados, historicamente dominados pelas oligarquias, por isso o domínio político, muitas vezes, era autoritário e coercitivo. 
( ) A nomeação de interventores foi pacífica e não resultou em nenhum tipo de conflito, pois era uma forma de resposta ao clamor popular por mudanças. Vargas teve inteiro apoio popular. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A - V - V - F.
B - V - F - V.
C - F - V - F.
D - F - F - V.
08 – Foi promulgada em 4 de abril de 1935, definindo crimes contra a ordem política e social. Sua principal finalidade era transferir para uma legislação especial os crimes contra a segurança do Estado, submetendo-os a um regime mais rigoroso, com abandono das garantias processuais.
Que lei era essa?
A - Lei dos Sexagenários.
B - Lei Áurea.
C - Lei do Ventre Livre.
D - Lei de Segurança Nacional09 – Weffort confere ao populismo uma envergadura temporal que abraça períodos e realidades distintas. Sua emergência nos anos 1930 representou, dentre outras coisas, a força dos movimentos sociais, e foi produto de uma situação política geradora da proletarização de amplas camadas sociais, que, em meio à transição para uma sociedade desenvolvida industrialmente, perdem a sua identidade. Essa perda passa a ser suprida por um processo de identificação, por parte das massas, com uma liderança política julgada capaz de um exercício do poder que põe na ordem do dia a preocupação com o desemprego e a miséria. Assim, de que forma o populismo estabelece uma relação direta entre o líder e as massas?
A - Quando à elite é dado o poder de negociação, junto aos trabalhadores, pobres e humildes.
B - Atua como mediador da necessidade, sentida por alguns dos grupos dominados de incorporação das massas ao jogo.
C - Exalta o poder público e transforma o líder na própria encarnação do Estado protetor dos trabalhadores pobres e humildes.
D - Atua como árbitro dentro de uma situação de compromisso onde os mais variados interesses estão envolvidos.
10 – Durante o governo de Juscelino, o populismo chegou ao seu auge. O Plano de Metas, expressão máxima do nacional-desenvolvimentismo, resultou na criação de novas rodovias, na ampliação da fronteira agrícola em direção a estados como Goiás e Mato Grosso. Evidentemente, tudo isso só foi possível mediante a disponibilidade de capital. Qual lema era levantado no Plano de Metas?
A - “Ordem e Progresso”.
B - “Avante, Brasil!”
C - “Cinquenta anos em cinco”.
D - “Pra frente, Brasil!”

Continue navegando