Buscar

Módulo C - 90436 7 - Avaliação no Setor Público - D1 20221 C

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO MODALIDADE 360° OU MULTIPLAS FONTES
 Atividade Contextualizada: Avaliação no Setor Público
 
Nome: Rodrigo de Oliveira Patique 
Matrícula: 28225555
Curso: Gestão Publica
 A avaliação de desempenho é uma importante ferramenta de gestão de pessoas. Utilizando metodologias atuais e adaptadas aos valores das organizações, é possível avaliar os colaboradores com equidade e focando no futuro, ou seja, na lapidação de seus talentos. O Desempenho é uma importante ferramenta de Gestão de Pessoas. É através dela que uma empresa pode medir o grau de contribuição e envolvimento dos colaboradores na determinação e execução de seus objetivos individuais e corporativos. 
 Ao ser realizada a avaliação deverá obedecer aos seguintes critérios competência: Conhecimentos, Informação, Saber o quê e Saber o porquê. Habilidades, Técnica, Capacidade e Saber como. Atitudes, querer fazer, Identidade e Determinação. Esse modelo de avaliação proporciona vantagem competitiva sustentável por promover o desenvolvimento de habilidades, produzir um complexo de relações sociais e gerar conhecimento, ou seja, desenvolve competências. As organizações modernas necessitam de mecanismos de avaliação de desempenho em seus diversos níveis, desde o corporativo até o individual, pois o desempenho no trabalho é resultante não apenas das competências inerentes ao indivíduo, mas também das relações interpessoais, do ambiente de trabalho e das características da organização.
 A avaliação de Desempenho 360º tem sua importância e que não é empregada para prejudicar os colaboradores ou servir de parâmetro para promoções, mas, quando bem aplicada, torna-se uma ferramenta norteadora para as tomadas de decisões da organização, no que diz respeito à gestão de talentos. A avaliação 360° é um método avaliativo que consiste numa combinação de análise feita pelo supervisor, pelos colegas e/ou pelos clientes.
 Seu objetivo principal não é, como muita gente pensa, julgar as pessoas, mas sim melhorar os resultados, ajudando as a atingirem um nível de desempenho mais elevado. A autoavaliação do desempenho docente deve ser entendida como um processo que enfoca a autorreflexão e a crítica sobre suas ações e práticas, tendo em vista a melhoria e o aperfeiçoamento de seu trabalho pedagógico e consequentemente o seu crescimento profissional. A autoavaliação propicia o reconhecimento, pois é imprescindível ao docente continuar aprendendo e revendo sua prática pedagógica, analisando seus aspectos positivos e negativos, ao mesmo tempo em que ele pode confrontar os resultados da sua autoavaliação. 
 Assim a gestão do desempenho, se torna parte integrante do processo de gestão organizacional, colaborando com o desenvolvimento das pessoas na organização, uma vez que permitem rever as estratégias, os objetivos, os processos de trabalho e as políticas de recursos humanos, que tem como objetivo corrigir as falhas, os pontos negativos, as fraquezas, dando a organização o desenvolvimento contínuo na sustentabilidade da organização, trazendo o sucesso organizacional. Essa é uma das formas mais holísticas de avaliação, pois oferece maior quantidade de informações em vários ângulos da rotina profissional. O seu resultado é uma média entre suas diversas avaliações, que podem ter pesos distintos de acordo com o grau de importância e objetivo.
Fonte: https://repositorio.unb.br/handle/10482/16447 
Fonte: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/82340 
Fonte: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/40261

Continue navegando