Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

O Direito Internacional Privado é considerado um ramo do direito interno, pois suas normas são de natureza essencialmente nacionais. Tais normas são ainda de natureza indicativa, se prestam a determinar à lei aplicável ao caso concreto e não a resolução do mérito em si. Isso porque o objeto do Direito Internacional Privado é a resolução de conflitos de leis estrangeiras no espaço decorrentes que relações jurídicas que possuam conexão internacional.      
Com base nisso, responda: 1. No que consiste uma relação jurídica com conexão internacional? Explique e exemplifique. 2. No que consiste um conflito de leis estrangeiras no espaço? Explique e exemplifique. 3. No caso de um conflito entre leis estrangeiras que envolva uma relação jurídica que tenha por objeto o direito de propriedade de um bem imóvel, como ele será resolvido? Explique e fundamente. 
Com a globalização e aumento de interações jurídicas e comerciais entre atores de nacionalidades distintas, passamos a ter com mais frequência as relações jurídicas com conexão internacional. Estas relações contém um ou mais elementos, como a nacionalidade ou local de celebração internacionais. Um exemplo seria um contrato entre duas empresas de nacionalidades diferentes celebrado por intermédio de uma terceira empresa que também tem outra nacionalidade distinta, ou também uma herança deixada por um autor estrangeiro que reside no Brasil com bens em ambos países, para herdeiros de seu país de origem.
Via de regra, pelo princípio de territorialidade, um estado pode aplicar seu regramento jurídico em todas relações que ocorrerem em seu território. Contudo, existem situações em que mais de uma lei de países diferentes são aplicáveis ao caso em tese, mediante elementos de conexão. Nestes casos ocorre o chamado conflito de leis estrangeiras no espaço, podendo este ser um conflito positivo, quando leis distintas que regem diferentes normativas incidem sobre o caso, ou negativo, quando as leis dos estados relacionados ao caso se abstém de reger sobre o assunto.
Neste caso são as regras de conexão que instituídas pelo regramento do Direito Internacional Privado, irão determinar qual legislação será aplicável em cada caso concreto. No caso de conflito de leis estrangeiras que tenha por objeto o direito de propriedade de um bem imóvel, que se classifica como direito real, poderá ser aplicada a lei do local de aquisição do bem ou do domicílio/nacionalidade do réu, conforme reger o artigo 8º §1º da LINDB.

Mais conteúdos dessa disciplina