Buscar

AOL 03 - ECONOMIA E MERCADO GLOBAL

Prévia do material em texto

AOL 03 - ECONOMIA E MERCADO GLOBAL
1-O Plano Real foi um processo de estabilização econômica iniciado em 1993 e o seu sucesso representou a quebra da espinha dorsal da inflação no Brasil. A entrada em circulação do real em 1º de julho de 1994 mudou o cenário de uma inflação que, no acumulado em doze meses, chegou a 4.922% em junho de 1994, às vésperas do lançamento da nova moeda.
A inflação, que finalizou 1994 com 916%, atingiu 22% em 1995. Desde então, mesmo com as várias crises internacionais e internas que prejudicaram a estabilização econômica, o IPCA acumulado em 12 meses passou de 9% em poucas ocasiões.
Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso sobre as alternativas que contém a explicação sobre o que é inflação e seus efeitos na sociedade.
(   ) A inflação é o aumento generalizado dos preços. Ela impacta na atividade econômica porque altera as características da moeda e impede os motivos de demanda por moeda.
(   ) Quando a inflação atinge altos níveis, é caracterizada como hiperinflação e denigre, por exemplo, a possibilidade de poupar, impedindo a reserva de valor.
(   ) Com altos níveis inflacionários, a população perde a noção dos preços, a capacidade de planejamento e a desigualdade social tende a aumentar.
(   ) A estabilidade da moeda aumenta a desigualdade de renda e promove a perda da cidadania financeira.
(   ) A estabilidade da moeda independe de reformas institucionais, administras e do sistema financeiro.
R: V, V, V, F, F
2-As Contas Nacionais são utilizadas para gerar cálculos diferentes sobre os rendimentos líquidos, nacionais e reais do sistema econômico. Sobre estas medidas, indique “V” para verdadeiro ou “F” para falso:
(   ) A Renda Líquida do Exterior (RLE) diferencia o Produto Interno Bruto (PIB) do Produto Interno Líquido (PIL)
(   ) A depreciação diferencia o Produto Real do Produto Nominal
(   ) A Inflação, ou deflator do PIB, diferencia o PIB Real do PIB Nominal
(   ) A depreciação diferencia o Produto Interno Bruto (PIB) do Produto Interno Líquido (PIL)
R: F, F, V, V
3-Leia o trecho da ATA da reunião de março de 2018 do Comitê de Política Monetária (COPOM) para responder à questão.
Assinale a alternativa que contém o efeito desejado a partir da política macroeconômica realizada pelo COPOM em setembro de 2019.
R: Aumento dos investimentos no setor produtivo
4-Enquanto na microeconomia ocorre o estudo dos mercados específicos e das demandas específicas, como a do bem x, na macroeconomia há o estudo da Demanda Agregada (DA), que contém a demanda por todos os bens e serviços de uma economia, em um determinado período de tempo. Observe os gráficos a seguir:
Gráfico 1 – Microeconomia           Gráfico 2 – Macroeconomia
Avalie as proposições a seguir, que justificam a inclinação negativa das retas, com as interpretações adequadas sobre a relação entre as variáveis na micro e na macroeconomia:
I. Qx = f(Px). Se px aumenta, qx diminui.
II. Y = f(P). Se p aumenta, y diminui.
III. Quanto menor o preço de um bem, maior é a quantidade demandada.
IV. Quanto maior o preço de um bem, menor é a quantidade demandada.
V. A inflação, causa a perda do poder aquisitivo da população.
VI. Quanto maior o nível geral de preços, menor é a renda da população.
Assinale a alternativa que classifica adequadamente as interpretações gráficas sobre a demanda do bem x e a demanda agregada.
R: Os itens I, III e IV são relativos à macroeconomia; e os itens II, V e VI se referem à macroeconomia
5-A moeda também tem impactos na economia de acordo com o volume de moeda em circulação na atividade econômica. Preliminarmente, caso o volume de moeda em circulação seja maior que a capacidade de geração de renda – valor agregado de uma nação – ocorre o fenômeno da inflação. A inflação pode ter diversas causas e uma delas é o alto volume de moeda em circulação. Quando as pessoas detêm moeda, elas buscarão maximizar suas satisfações. Assim, irão demandar e a oferta, por sua vez, irá entender que pode aumentar o preço de seus produtos porque há muitas pessoas aptas e dispostas a pagar um valor mais alto pelo bem ou serviço produzido.
Observe o gráfico a seguir com o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) calculado pela FGV.
GRÁFICO – ÍNDICE DE PREÇOS AO PRODUTOR AMPLO (IPA) – FGV – OUT/2018 A OUT/2019 – Variação em %
Fonte: SGS/BACEN (2019). <https://www3.bcb.gov.br/sgspub/consultarvalores/consultarValoresSeries.do?method=visualizarValores>
Sobre inflação e o gráfico acima, analise os itens a seguir.
I. Inflação é o aumento generalizado do nível de preços.
II. Deflação é a redução generalizada no nível de preços.
III. Índices de Preços medem a inflação, como por exemplo o IPA/FGV.
IV. Entre out/2018 e out/2019, o maior registro da inflação ocorreu em fev/19.V.Entre out/2018 e out/2019, há 5 registros de deflação.
R: Os itens I, II e III permitem construir as análises dos itens IV e V
6-Uma das formas de as empresas planejarem o longo prazo é realizando o acompanhamento de indicadores. Observe o quadro a seguir com as estimativas de crescimento do PIB realizadas pelo Banco Central para os anos de 2019 a 2023.
TABELA – Variação do PIB - Total, Agropecuária, Indústria e Serviços – 2019-2023
Variação % - Média - Anual - Projeção feita em: 14/11/2019
	
De acordo com a tabela acima, avalie os itens que descrevem adequadamente as projeções do PIB para os anos entre 2019 e 2023.
I. De acordo com a conjuntura econômica atual, no ano de 2019 a economia tende a crescer 0,9%, sendo que o crescimento da atividade agropecuária será de 0,9%, a indústria registrará o menor crescimento (0,4%) e da atividade de serviços terá o maior desempenho (1,3%).
II. De acordo com a conjuntura econômica atual, no ano de 2020 a economia tende a crescer 2,2%. O crescimento da atividade agropecuária será de 2,6%, a produção industrial crescerá 2,4% e a atividade de serviços aumentará 1,3%.
III. De acordo com a conjuntura econômica atual, no ano de 2022 a economia tende a crescer 2,2%, sendo que a atividade agropecuária será a maior responsável por tal crescimento, com 3,0%, seguida da produção industrial com 2,6% e da atividade de serviços com 2,6%.
IV. De acordo com a conjuntura econômica atual, no ano de 2023 a economia tende a crescer 2,6%. O crescimento da atividade agropecuária será de 3,0%, a produção industrial crescerá 2,8% e a atividade de serviços aumentará 2,6%.
Assinale a alternativa que contém a avaliação correta dos itens acima:
R: Os itens I e II estão corretos, mas os itens III e IV estão com os anos equivocados nas análises
7-A contextualização da macroeconomia é baseada nos sistemas econômicos e no fluxo circular da renda. Ele reflete o funcionamento geral da economia. Observe a figura a seguir com o Fluxo Circular da Renda.
Figura – Fluxo Circular da Renda
	
Avalie as afirmações a seguir sobre a aplicação do fluxo circular da renda ao fundamento macroeconômico.
I. Ele contém o conjunto dos mercados específicos, sintetizados no mercado de fatores e de bens e serviços.
II. O equilíbrio geral da economia ocorre entre o lado monetário e o lado da produção real de bens e serviços.
III. Ele contém a participação dos agentes da economia que estão nos componentes do PIB e, na leitura macroeconômica considera o setor externos nos mercados.
IV. Quando o fluxo circular da renda é desagregado, ele permite observar os mercados específicos. Assim, entende-se que a micro compõe a macroeconomia.
Está correto o que se afirma em:
R: I, II, III e IV
8-A partir do fluxo circular da renda compreende-se, por meio da desagregação das cadeias produtivas, as remunerações oriundas da atividade econômica, ou seja, o valor agregado. Veja na figura a seguir, o valor adicionado a cada etapa do processo produtivo, oriundo das remunerações de fatores de produção e de bens e serviços.
Gráfico – Formação do Valor Agregado nas Cadeias Produtivas
Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso sobre as leituras realizadas a partir da compreensão do valor agregado:
(   ) A demanda, quando procura um bem ou serviço, despenderá (dispêndio)moeda para adquirir o produto. Ou seja, terá uma despesa em valor monetário igual ao preço do produto e igual às remunerações do processo produtivo.
(   ) PRODUTO = RENDA = DESPESA.
(   ) A demanda por móveis gerará um dispêndio monetário para a aquisição do produto, que tem valor igual ao preço da mercadoria e à todas as remunerações de seu processo produtivo.
(   ) No valor agregado está a remuneração da produção de chapas de madeira, do beneficiamento de toras, da mão de obra que trabalhou no processo produtivo e de todos os demais fatores de produção empregados em todas as etapas do processo produtivo até chegar no consumo final dos móveis.
R: V; V; V; V
9-Os componentes do PIB se referem à participação dos agentes da economia: famílias, empresas, governo e setor externo. O investimento das empresas é composto pelo Investimento Bruto em Capital Físico (IBKF).
Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso sobre as interpretações do conceito do “investimento das empresas”.
(   ) A informação sobre o investimento das empresas é obtida a partir do registro de “investimentos” nos Balanços Patrimoniais.
(   ) São considerados investimentos em capital físico: em estrutura produtiva, veículos, máquinas, equipamentos, entre outras estruturas físicas.
(   ) O IBKF é o capital físico e não financeiro.
(   ) O investimento das empresas é uma forma de poupança que será recebida em um próximo período de tempo pelo retorno da produção propiciado pela formação do ativo da empresa.
R: V, V, V, V
10-A preocupação das pessoas com o desemprego é pauta e tema de conversas cotidianas, profissionais e familiares. A produtividade do trabalho individual determina a produtividade do trabalho no sistema econômico. Todo o processo produtivo depende do emprego, de mão de obra e, o mais importante, o emprego é a fonte de vida das pessoas. O desemprego pode ser classificado em:
A. Sazonal;
B. Conjuntural;
C. Tecnológico; e
D. Estrutural.
Preencha as lacunas com as letras correspondentes ao tipo de desemprego:
(   ) registrado devido às insuficiências da demanda agregada em absorver a mão de obra disponível, por um limitado período de tempo, considerado também como uma taxa natural de desemprego.
(   ) registrado, por exemplo, em períodos pós temporadas de veraneio, final de ano e volta às aulas, quando ocorrem contratações temporárias para atender os comportamentos sazonais da economia.
(   ) que ocorre devido à insuficiência da estrutura produtiva, ocasionada pela ausência de investimentos na produção, que consequentemente não possui postos de trabalho para absorver a oferta trabalho disponível.
(   ) registrado devido às intensas transformações dos meios de produção, como por exemplo esta IV Revolução Industrial.
R: B; A; D; C
POR GENTILEZA ESTOU TE AJUDANDO COM A RESPOSTA EXATAMENTE CORRETA, ENTÃO ME AJUDE TAMBÉM ME DANDO UM JOINHA E FAZENDO UM COMENTÁRIO NEM Q SEJA UM “OK’’

Continue navegando

Outros materiais