Buscar

222b594c58de4406758289788194b613

Prévia do material em texto

Curso: Pedagogia	
Disciplina: Metodologia e Prática de Pesquisa em Educação
Professora: Dra. Terezinha Bazé de Lima
Aluno (a): Gleycamar Meireles Pereira
RGM: 053.21340 Polo: Cuiabá/MT
Atividades de Aulas 01, 02, 03 e 04- Valor total 5,0 pontos
Neste portfólio 01, você deverá realizar as seguintes atividades, que serão enviadas em um único arquivo no portfólio 01.
1) Queridos alunos, nessa disciplina, vamos aprender elaborar um projeto de pesquisa. É preciso em primeiro lugar pensar em uma temática para a escolha do tema de projeto. Exemplos: Cuidar e Educar Bebe; brincar, alfabetização de crianças, alfabetização de adultos, literatura infantil, leitura, cultura escrita, jogos e brincadeiras, Relações Étnico Raciais e outras temáticas que estejam ligadas ao seu Curso de Pedagogia. 
É importante saber, que a Pedagogia forma o professor para atuar na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental e ainda, a gestão pedagógica e administrativa da escola. 
Assim, a primeira atividade você deverá selecionar um texto de acordo com o título ou tema para seu projeto de pesquisa e vamos aproveitar esse texto para fazer e aplicar a técnica da leitura racional.
Mencione o título que você daria para seu projeto de pesquisa e apresente no mínimo três problematizações: (Valor 1,5 pontos).
Resposta 
A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A música no contexto da educação infantil vem, ao longo de sua história, atendendo a vários objetivos, alguns dos quais alheios às questões próprias dessa linguagem. Tem sido em muitos casos, suporte para atender a vários propósitos, como a formação de hábitos, atitudes e comportamentos. A música está presente em diversas situações da vida humana. 
 Nesses contextos, as crianças entram em contato com a cultura musical desde muito cedo e assim começam a aprender suas tradições musicais. A presença da música na educação infantil dos alunos é de fundamental importância, pois a mesma contribui para o enriquecimento do ensino. Neste contexto, visa através do fazer musical desenvolver nas crianças, a sensibilidade, a percepção, a observação, a criatividade e a autoestima. Portanto a utilização da música se torna relevante porque trabalham conteúdos e conceitos de uma forma lúdica, permitindo a fantasia, momentos esses que as crianças curtem e gostam fazendo com que a aprendizagem aconteça de uma forma muito mais prazerosa. 
 Realizar esse tipo de trabalho ajuda a melhorar a sensibilidade e a capacidade de concentração e a memória, trazendo benefícios ao processo de alfabetização e ao raciocínio matemático. A música consiste numa linguagem capaz de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, ela sempre está presente em várias culturas e consiste numa forma de expressão humana.
 No entanto, será que a escola está preparada para atender essa demanda? Temos profissionais capacitados? qual seria o custo para tal investimento? Este é um fator sem dúvidas que deve ser discutido.
Referências Bibliográficas	Comment by Unigran: As referências devem vir no final da atividade.Todas as referências inseridas precisam estar como citações no corpo do texto, cuidado com plágios. 
Assis Chateaubriand - PR, 2001. 40f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia) – Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense – CTESOP/CAEDRHS. 
Assis Chateaubriand – PR, 2002. 42f. Monografia (Especialização em Psicopedagoga) – Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense – CTESOP/CAEDRHS. 
BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte/ Ministério da Educação: Secretária de Educação Fundamental. 3ª ed. 1997, Brasília: A secretaria, 2001. 130p. Vol.06. 
BRÉSCIA, V. L. P. Educação Musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003. 
BRITO Teca Alencar de. Música na Educação Infantil. (propostas para a formação integral da criança). Ed. Petrópolis, 2004. 
_____________. A música na educação infantil. São Paulo: Petrópolis, 2003. 
ESTEVÃO, Vânia Andréia Bagatoli. A importância da música e da dança no Desenvolvimento infantil. 2002. 
FARIA, Márcia Nunes. A música, fator importante na aprendizagem. 2001 
GAINZA, V. HEMSY de. Estudos de psicopedagogia musical. São Paulo: Summus. 1988.
MARTINS, R. P. L. Contribuição da música no desenvolvimento das habilidades e da linguagem do bebê um estudo de caso. 2004. 
Monografia apresentada para obtenção do título de Especialista em Educação Musical e Canto Coral-Infanto Juvenil do Curso de Pós-graduação da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Londrina – PR, 2004. 
SOUSA, J. V. DE; VIVALDO, L. A importância da música na Educação Infantil. P@rtes Revista Eletrônica. 2010
1) Na aula 02, apresentamos as Normas da ABNT. Leia e estude com atenção para apresentar os exemplos solicitados abaixo (1,5 pontos)
Referências- apresente abaixo as Referências de acordo com as Normas da ABNT para cada fonte. Traga exemplo de normas para: 
a) Livro: ARTE POR TODA PARTE: volume único /Solange Dos Santos Utuari Ferrari...[et al.]. -2 Ed São Paulo:FTD.2016.
b) Site: TAVARES, E. M.F. Disponível em http://www2.ifrn.edu.br> Acesso em 09 maio.2022
c) Artigo: [PDF] CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: escola como lugar de... –Scielo. Disponível em: www.scielo.br/pdf/ep/v42n1/1517-9702-ep-42-1-0131.pdf. Acesso em 09 maio. 2022
1) Leia e Estude a Aula 03 e 04 e elabore um texto para apresentar conteúdos abordados nestas aulas, dando destaque às seguintes temáticas: o método científico com as etapas básicas e os níveis de conhecimento (Valor 2,0 pontos) 
Resposta 
O método científico, são os procedimentos baseados em regras pela qual é alcançada a verdade científica, é um meio usado para alcançar um fim. Portanto podemos definir método cientifico como um grupo de ações sistemáticas e racionais que o pesquisador usa para conhecer aquilo que estuda.	Comment by Unigran: Menos 0,5Faltou mencionar as etapas básicas 
Os níveis de conhecimento representam o momento de maturidade do ser humano e sua constante evolução “passado, presente e futuridade”. Existem pelo menos quatro níveis de conhecimentos fundamentais: empírico, científico, filosófico e teológico. 
O nível empírico se baseia na experiência cotidiana e comum das pessoas, saber popular sem preocupações com análises ou críticas. O nível científico é quando se tem um objeto específico de investigação, aliado a um método pelo qual se fará o controle desse conhecimento. O nível filosófico, questiona todas as coisas, procurando saber sua essência, sua origem, seu destino, seu sentido. E o nível teológico, integra os conhecimentos da razão com os dados da fé, é um conhecimento religioso espiritual onde não é necessário ver para crer.	Comment by Unigran: Menos 0,5Faltaram as citações das fontes que utilizou para desenvolver esta atividade.
Referências Bibliográficas
LIMA, Terezinha Bazé. Metodologia e Prática de Pesquisa em Educação. Dourados, Unigran.
SOUSA, Roberta. Tipos de conhecimento. Disponívele m: www.infoescola.com/filosofia/tipo-de-conhecimento/Acesso em 09 maio 2022.
Em todas as atividades no final deverão constar as referências das fontes utilizadas para elaborar as atividades. (Consulte sempre a aula 02 para aprender a fazer referências). 
Lembre-se que esta disciplina se refere aos métodos e técnicas sobre a organização do conhecimento, portanto a organização, o rigor da escrita e a formatação das atividades serão avaliados.
Bom desenvolvimento!
Profª Terezinha Bazé de Lima

Continue navegando