Buscar

Exercício de Teoria da Contabilidade - Exercício de Fixação 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercício de Teoria da Contabilidade - Exercício de Fixação 3
De acordo com o método das partidas dobradas, todo valor lançado a débito possui um crédito correspondente. Dessa forma, os valores devedores deverão ser iguais aos valores credores, e é para isso que serve o balancete de verificação, como diz o próprio nome, serve para verificar se o saldo dos créditos é igual ao saldo dos débitos. Além disso, o balancete de verificação tem outras finalidades como:
A - apresentar possíveis erros que acabem por distorcer a contabilidade, como erro na natureza das contas, se por acaso a conta bancos apresentar saldo credor, diferentemente da sua natureza que é devedora, o balancete de verificação apresentará esse erro e será possível corrigi-lo antes de se efetuar o balanço patrimonial;
O Livro Diário é obrigatório, de acordo com o Código Civil Brasileiro. Seus registros denominam-se partidas de diário ou lançamentos contábeis. Os elementos essenciais de uma partida de diário são:
C - Local e data da ocorrência do fato contábil, conta(s) debitada(s), conta(s) creditada(s), histórico e valor.
Na apuração do resultado do exercício, é preciso que haja muita organização e uma série de procedimentos que deverão ser seguidos para que seja feita. Ribeiro (2009) ressalta que:
C - Todo o processo de apuração do resultado requer que sejam feitos inventários, conciliações de saldos de contas, bem como apuração de resultado Bruto e Líquido, além disso, é necessário que sejam feitos cálculos e contabilizações de provisões, participações, reservas e dividendos.
O processo de escrituração contábil deve seguir regras, ditames legais e, corroborando com esse fato, existem diversas normatizações acerca dos regimes de escrituração. Nesse sentido, analise as afirmações abaixo:
I - A mais recente regulamentação é a Resolução do Conselho Federal de Contabilidade 1.282, do ano de 2010, que em seu artigo 9.° estabelece o uso do Princípio da Competência nos registros de transações, tornando obrigatório o registro completo das operações independentemente do recebimento das receitas ou do pagamento das despesas.
II - Essa resolução atualizou os preceitos da Resolução 750 do ano de 1993, também do Conselho Federal de Contabilidade.
III - A Resolução 1.282, de 2010, também deixou claro que o Princípio da competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e despesas correlatas.
Após a análise, assinale a alternativa correta:
D - Todas as alternativas estão corretas.
A Lei 6.404/76, em seu artigo 100, obriga as sociedades por ações a usar os livros sociais. Assinale abaixo a única alternativa que não apresenta livros dessa categoria.
E -
Livros trabalhistas.
O Balanço Patrimonial, de acordo com a Lei 6.404/76 o BP é composto dos seguintes grandes grupos:
I - Ativo – compreende Bens e Direitos, que, além disso, deverão ser de propriedade da empresa (com exceção para o leasing), também deverá ser mensurável em dinheiro e apresentar benefícios presentes ou futuros.
II - Passivo – apresenta as Exigibilidades e obrigações com terceiros. Essas obrigações deverão ser mensuráveis, ou seja, deverá haver a possibilidade de avaliação monetária das mesmas, também deverá ser relevante, passível de registro e precisa, ou seja, deverá haver o momento de reconhecimento da transação.
III - Patrimônio Líquido – são os recursos próprios da entidade e representa a diferença entre o Ativo e Passivo, ou seja, o valor líquido da empresa.
De acordo com as afirmações acima, assinale a opção correta:
D - Todas as alternativas estão corretas.
Em uma empresa, a fim de não se perder o controle de contas que não são patrimoniais, nem de resultados, foram criadas as contas de compensação. Acerca deste tipo de conta, assinale a alternativa correta:
C - Funcionam dentro de um sistema de compensação em que uma conta é lançada a débito e a outra é lançada a crédito, ou seja, de modo que uma conta compensa a outra.
Podemos afirmar que a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE):
A - Apresenta ordenadamente receitas e despesas, representando, assim, o resultado econômico das empresas, considerando em sua forma mais comum um período de 12 meses.
Para um controle efetivo dos resultados econômicos de uma empresa, é fundamental que as variações do Patrimônio Líquido sejam corretamente registradas. Sobre isso, é correto afirmar que:
C - As receitas de uma entidade podem ser caracterizadas mais comumente por ingressos de elementos para a estrutura do Ativo das empresas, seja por dinheiro ou direitos a receber no curto ou no longo prazo.
Quanto ao Regime aos Regimes de Caixa, classifique as afirmações, selecionando a sequência correta:
RCo – Regime de Competência ; RCx – Regime de Caixa
( ) Tal como estabelece o Princípio da competência, o regime de competência relaciona receitas e despesas, considerando apenas os fatos geradores. Quer dizer que o instrumento de análise para o regime de competência é o fato gerador das operações.
( ) Conforme salientado anteriormente, o regime de caixa é permitido pela legislação societária somente para a escrituração de Organizações Não Governamentais (ONGs), Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), condomínios, igrejas, profissionais liberais etc., enfim, para as sociedades que não possuem o interesse principal do lucro.
( ) Já no lado das receitas, devem ser consideradas as receitas efetivamente concretizadas. Significa dizer que mesmo que as receitas não tenham sido recebidas ou, adicionalmente, as despesas não tenham ainda sido pagas, o que define sua contabilização é unicamente o fato gerador.
( ) São apenas considerados como receitas os recursos que ingressam nas entidades, não sendo utilizados os fatos geradores. Para o caso de uma venda realizada totalmente a prazo, não há valor a ser registrado como receita, pois não houve a entrada de recursos na estrutura empresarial.
B - RCo, RCx, RCo, RCx.

Continue navegando