Buscar

PTI - Análise de Sistemas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Análise de Sistemas
Professor: Marcelo Marçula
Tema: Metodologia Scrum
O Scrum é um framework, baseado no controle de processos empíricos, para desenvolver e sustentar (dar manutenção) a produtos complexos. O framework Scrum consiste em papéis, eventos, artefatos e no Scrum Team (Scrum Master, Product Owner e Developers). 
Os Scrum Teams são times empoderados, que organizam e gerenciam seu próprio trabalho, ou seja, cada um executa uma parte, aumentando assim a criatividade, auto responsabilidade e o comprometimento. No entanto o desenvolvimento do trabalho é atribuição do time como um todo. O time tem participação obrigatória nos eventos: Sprint Retrospective, Sprint Review e Sprint Planning.
O Scrum Master é o responsável pela eficácia do time conforme os propósitos do Scrum Guide. Exerce o papel de liderança, treina os membros e remove as barreiras entre as partes interessadas e os times Scrum.
O Product Onwer é o responsável por maximizar e manter o progresso do product backlog (objetivo final do projeto) visível. Somente o Product Owner é que tem a autoridade para decidir as necessidades de negócio a serem desenvolvidas. 
Os Developers é uma equipe multidisciplinar e são responsáveis por desenvolver incrementos a cada Sprint. Elaboram o Sprint backlog que é composto pela meta do Sprint, juntamente com o planejamento para entrega do incremento. Utilizam o evento Daily Scrum, para inspecionar o progresso em direção ao objetivo do Sprint.
Referência
· Scrum Guide 2020
https://scrumguides.org/docs/scrumguide/v2020/2020-Scrum-Guide-PortugueseBR-2.0.pdf

Outros materiais