Buscar

Funções Psíquicas Alteradas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá- Prova de Psicopatologia 1 2020.2
Professor Alexander Ruas
Estudante: Pedro Igor Castro Teixeira
I- Identifique em cada fragmento clínico a (s) função/funções psíquica (s) alterada (s) definindo a (s) alterações observadas (1,0 cada).
1) Cassiano, estava viajando de ônibus para Pau Grande- RO, onde iria visitar sua família em um feriado comum, quando um caminhão em alta velocidade colidiu com o ônibus que ele estava. No acidente, Cassiano ficou ferido e em estado grave, foi para o hospital onde acordou depois de 2 dias. Ao despertar e falar com sua família, Cassiano conta sobre o que aconteceu enquanto ele estava desacordado. Disse que logo após o ônibus bater, viu uma luz muito intensa que não o deixava ficar de olhos abertos, e que saiu de seu corpo e a via do lado de fora, mas que ele sentiu uma sensação muito boa, de paz e de encontro com o divino. Dias depois começou a esquecer tudo que ocorrera antes do acidente.
R: Memória - consiste na capacidade de adquirir, reter e utilizar uma experiência vivenciada: Paramnésia - falsificação ou ilusão da memória pela distorção da recordação (ilusão mnêmica).
Experiência de quase-morte (EQM): pode ocorrer quando há uma vivência em situações críticas de ameaça a perda de vida. Alguns dos sobreviventes a estas situações relatam uma experiência de quase-morte, onde dizem estar fora do corpo em estado de paz.
2) Sr. Ulisses, ex-pracinha, tem o hábito de contar como foram as campanhas no teatro de operações durante a II Guerra Mundial vivida por ele e muitos companheiros na tomada de Monte Castelo. Apesar de muito querido, muitos tem fugido de ouvir o relato, pois o mesmo sempre conta essa história como se nunca tivesse contado antes. Uma das memórias mais enfáticas que tem é a de ter visto a sua vida passar como num filme frente aos seus olhos no dia em que levou um tiro no braço.
R: Memória: consiste na capacidade de adquirir, reter e utilizar uma experiência vivenciada - Hipermnésia – grau exagerado de retenção e recordação de experiências passadas.
3) André Luiz sempre participa de encontro religioso onde durante os momentos de exaltação de sua fé sente seu corpo se mover e diz palavras não compreensíveis aos que estão em volta. Quando perguntado sobre a experiência, André Luiz relata que é como se não fosse ele a comandar tais atos que realiza, muitas vezes parece até estar sonhando.
R: Pensamento – É o processo pelo qual ocorre a assimilação, formulação e condução das ideias, articulando-as em sequência lógica, formulando novas ideias: Pensamento dereístico: se opõe à realidade, adaptação aos anseios do indivíduo.
4) Durante uma festa, Lucrécio fez uso de substância psicoativa e disse que enquanto estava sob o efeito dela, não sabia dizer quem era, nem em qual dia da semana estava.
R: Consciência – É onde se desenvolvem todos os processos mentais, tais como sensações, pensamentos e emoções em certo instante: Estados crepusculares – estado na qual uma obnubilação da consciência é acompanhada da relativa conservação da atividade motora coordenada.
5) Ana, paciente de 74 anos, foi atendida em um serviço de psicologia. Durante o exame psíquico, diz que que existe uma crítica permanente dos outros a atos que cometeu no passado e que ouve o tempo todo vozes comentando suas atitudes em forma de zombarias ou de desvalorização.
R: Sensopercepção - consiste na capacidade de adquirir, reter e utilizar uma experiência vivenciada: Alucinação – percepção sensorial falsa não associada a estímulos reais, isto é, a pessoa percebe como real, algo que não existe: Alucinação áudio-verbal – a paciente escuta vozes que geralmente o ameaça ou insulta.
6) Regina estava no shopping olhando atentamente para uma vitrine quando ocorreu um assalto dentro da loja a qual a vitrine pertencia. Ao ser interrogada pelo segurança do shopping a respeito do ocorrido, sua resposta o deixou perplexo, pois ela não havia notado que havia ocorrido um assalto no local.
R: Atenção – É a concentração da atividade psíquica sobre os estímulos que a solicitam: Hiperprosexia – atenção excessiva a determinado estímulo.
7) Pablo se recorda que mesmo após a queda do ônibus pelo penhasco, ele saiu do mesmo e retirou todos os passageiros antes da chegada dos bombeiros. Os demais passageiros que não estiveram desacordados, julgam Pablo como um grande mentiroso, pois o mesmo foi um dos que mais se feriu e não tinha nem mesmo condição de ter ajudado ninguém.
R: Memória - consiste na capacidade de adquirir, reter e utilizar uma experiência vivenciada: Fabulações – elementos da imaginação ou lembranças isoladas completam artificialmente as lacunas de memória, produzidas, em geral, por déficit de fixação.
8) Quando Isis estava acordando de um cochilo no sofá viu claramente um canguru armado pular da sala para a cozinha. Após dar um grito e chamar a atenção de toda a família, percebeu que tal fato era impossível pois todos ainda estavam na sala assistindo um jogo de futebol, e ninguém vira nada. Lembrou-se, então que havia ingerido cápsulas de um potente cogumelo alucinógeno comprado dias antes na internet.
R: Sensopercepção - consiste na capacidade de adquirir, reter e utilizar uma experiência vivenciada: Alucinação – a pessoa percebe algo que não existe, mas tem noção de que sua experiência não corresponde à realidade: Alucinação visual complexa ou configurada. 
II-Responda às questões abaixo (1,0 cada):
9) Michel de Montaigne no traz que “saber de cor não é saber: é aquilo que se deu a guardar”. Sobre qual função psíquica ele está se referindo e qual a sua definição?
R: Memória - consiste na capacidade de adquirir, reter e utilizar uma experiência vivenciada: Hipermnésia – grau exagerado de retenção e recordação de experiências passadas.
10) Cite e explique 4 tipos de alterações do pensamento.
R: Pensamento Concreto ou Concretismo – ausência da distinção entre a dimensão abstrata e simbólica e uma dimensão concreta e imediata dos fatos. Ocorre em dementes e esquizofrênicos.
Pensamento Inibido – inibição de raciocínio, diminuição da velocidade, do número de conceitos, juízos e representações que são usados no processo de pensar. Ocorre em quadros demenciais e depressivos graves.
Pensamento Vago – falta de clareza e relações conceituais, formação de juízos imprecisos no estabelecimento de raciocínio. Sinal inicial de esquizofrenia, quadros demenciais e neuroses graves.
Pensamento Prolixo – não se chega a conclusão ou chega com muito esforço. Pode ocorrer por tangencidade ou circunstancialidade. Comum em epiléticos, deficientes mentais limítrofes, esquizofrênicos e neuróticos graves.

Continue navegando