Buscar

Avaliação de Direito Tributário e Empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação I - Individual (Cod.:738580)Direito Tributário e Empresarial (DIR98)
Prova44938651
Período para responder02/04/2022 - 17/04/2022
Parte superior do formulário
1 Por força de lei, as decisões administrativas possuem eficácia normativa. Com base nisso, assinale a alternativa CORRETA:
A)  Elas não podem ser emitidas por órgãos singulares ou coletivos, pois ferem os pareceres normativos proferidos pela Secretaria da Receita Federal, ficando as decisões exclusivas do Ministério da Informação.//
B)  Elas são emitidas por diversos órgãos, por exemplo, os pareceres normativos proferidos pela Secretaria da Câmera dos deputados, sendo as decisões do Ministério da Fazenda.
C)  Elas são emitidas por órgãos singulares ou coletivos, por exemplo, os pareceres normativos proferidos pela Secretaria da Receita Federal, as decisões dos Conselhos de Contribuintes do Ministério da Fazenda, entre outros.
D)  Elas são emitidas pelas secretarias dos poderes executivo e judiciário, tendo em vista as normativas derivadas das decisões dos conselhos.
2 As relações do direito tributário com o direito constitucional decorrem principalmente do fato de que a Constituição contém as bases do ordenamento jurídico, é nela que se encontra o próprio fundamento de validade do tributo, a outorga de competência tributária para as várias pessoas políticas (União, estados, Distrito Federal e municípios), e por fim, define os lineamentos básicos do sistema tributário nacional (os princípios constitucionais tributários, as limitações ao poder de tributar, a discriminação de rendas e a repartição das receitas tributárias). É na Constituição que se regulam os tipos de normas veiculadoras de preceitos tributários e o respectivo campo de atuação, ou seja, quando a matéria é de competência normativa da lei complementar, quais as matérias reservadas à lei ordinária, às resoluções do Senado Federal, os convênios etc. A respeito disso, assinale a alternativa INCORRETA:
A)  O direito administrativo empresta ao direito tributário uma importante base valorativa e principiológica, como: os princípios administrativos da legalidade, impessoalidade, segurança jurídica, publicidade, entre outros.
B)  O direito civil contribui com diversos institutos e conceitos para o direito tributário, sendo um ramo de sobreposição porque utiliza conceitos e institutos próprios de outros ramos do direito. Em todos os seus setores – direitos reais, direito das obrigações, direito de família, direito das sucessões –, fornece vários conceitos para a lei fiscal. 
C)  O direito penal tem relação com o direito tributário, especialmente a existência dos chamados crimes contra a ordem tributária, tipificados na Lei no 8.137/90, que revogou a antiga Lei de Sonegação Fiscal (4.729/65). O crime mais importante definido na Lei é o de supressão ou redução de tributo.
D)  Os contratos, as relações de família, as questões sucessórias e a propriedade tramitam na seara criminal, constituindo fatos geradores para a cobrança de tributos.
3 Sempre que possível, diz a Constituição Federal de 1988, 145, § 1º (BRASIL, 2009), os impostos terão caráter pessoal e serão graduados, segundo a capacidade econômica do contribuinte.
Sobre o Imposto, assinale a alternativa CORRETA:
A)  É o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.
B)  É o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade particular específica, relativa ao contribuinte.
C)  É o tributo cuja a não obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.
D)  É o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação dependente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.
4 Alterou regras de distribuição aos Municípios da receita proveniente da arrecadação do Imposto de Renda (art. 3º da Emenda): “A União repassará aos Municípios, do produto da arrecadação do Imposto sobre a Renda e Proventos de qualquer natureza, tal como considerado na constituição dos fundos de que trata o art. 159, I, da Constituição, excluída a parcela referida no art. 72, I, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias”.
Quanto a Emenda Constitucional citada, assinale a alternativa CORRETA:
A)  Emenda Constitucional no 3/93.
B)  Emenda Constitucional no 20/98.
C)  Emenda Constitucional no 32/2001.
D)  Emenda Constitucional no 17/97.
5 Art. 3º Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
Com base no Código Tributário Nacional, assinale a alternativa CORRETA:
A)  Obrigação financeira decorrente de fato gerador previsto em lei, por meio da qual o estado se financia de modo vinculado, atendidos os princípios da anterioridade e irretroatividade.
B)  Prestação pecuniária não compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato lícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.//
C)  Toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
D)  Todos os impostos, taxas, contribuições, preços públicos e congêneres, cobrados por meio de atividade administrativa plenamente vinculada.
6 (art. 5º, inc. LV da CF/88): aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e a ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes.
Conforme aos Princípios Gerais do Direito Público, quanto ao princípio citado, assinale a alternativa CORRETA:
A)  Da liberdade profissional.
B)  Da isonomia ou da igualdade perante a lei.
C)  Da ampla defesa dos litigantes em processo administrativo e judicial.
D)  Da irretroatividade das leis.
7 A principal fonte da qual emanamos princípios gerais do Direito Público é a Constituição Federal. Com base no princípio da irretroatividade das leis,  assinale a alternativa CORRETA:
A)  É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer.
B)  Nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido.
C)  Aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e a ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes.
D)  Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.
8 Trata-se de uma delegação ao Ministro, da competência atribuída ao Presidente da República para, nos limites da lei, promover a modificação das alíquotas dos tributos aduaneiros. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta impostos modificados conforme novas portarias:
A)  Impostos sobre a Propriedade Territorial Rural e Impostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.
B)  Imposto de Renda de Pessoa Física e Imposto de Renda Pessoa Jurídica.
C)  Imposto de Importação e Imposto de Exportação.
D)  Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores e Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação.
9 Art. 146. Cabe à lei complementar: Parágrafo único. A lei complementar de que trata o inciso III, d, também poderá instituir um regime único de arrecadação dos impostos e contribuições da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
Conforme artigo, assinale a alternativa CORRETA:
A)  e-Nacional.
B)  IPVA.
C)  Simples Nacional.
D)  Imposto sobre serviço.
10 Se um conceito jurídico, legal ou doutrinárioé utilizado pela Constituição Federal, não poderá ser alterado pelo legislador e muito menos pelo intérprete. Esse princípio está determinado em qual artigo?
A)  Art. 100 do Código Tributário Nacional.
B)  Art. 114 do Código Tributário Nacional.
C)  Art. 102 do Código Tributário Nacional.
D)  Art. 110 do Código Tributário Nacional.
Parte inferior do formulário

Continue navegando