Buscar

forum II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Como a psicologia da aprendizagem pode contribuir para o papel do professor?
Nós acreditamos que a função principal da escola é a construção do conhecimento. Nessa medida, cada uma de nó pode ter uma hipótese de como o sujeito aprende. Estas hipóteses, com o passar do tempo, elas criaram teorias. Atualmente temos um conglomerado de teorias que tentam explicar não apenas quando aluno aprende, mas principalmente, para que o professor tenha uma hipótese do que está acontecendo quando o aluno não aprende.
Se o papel do professor é ensinar e o do aluno é aprender, a psicologia da aprendizagem tenta contribuir como uma ponte, para que este processo, que nós chamamos de ato pedagógico, tenha êxito.
Não posso dizer: “Vendi uma geladeira para você, se você não comprou. Posso ter tentado, mas posso ter falhado caso você não queira este produto”. No processo de ensino e de aprendizagem acontece algo similar. Não seria adequado o professor dizer que ensinou para os alunos, se os alunos não aprenderam. Só há ensino se há aprendizagem. E a aprendizagem demanda o ensino.
Nesse sentido, a psicologia da aprendizagem é uma série de estratégias, instrumentos e recursos para que o professor possa manejar o seu ato pedagógico, fazendo a figura de mediador. Mediar é intermediar entre o conhecimento, sistematizado, organizado, patrimônio da humanidade, e o ser que está diante do professor, que é o aluno. Para ser mediador, o professor precisa conhecer os fundamentos da aprendizagem.
Na sua opinião, como psicologia da aprendizagem pode contribuir para o papel do professor?
Assim como mencionado no texto, “a psicologia da aprendizagem é uma série de estratégias, instrumentos e recursos para que o professor possa manejar o seu ato pedagógico, fazendo a figura de mediador”, e exatamente nisto que acredito a psicologia da educação surge como uma ferramenta para auxiliar o professor e toda comunidade escolar mediando o processo de ensino aprendizagem e favorecendo para que isto aconteça da melhor maneira possível. 
Cabe a psicologia da aprendizagem lucidar o complexo processo pelo qual as formas de pensar e os conhecimentos existentes numa coletividade são acomodados pela criança. Em relação a formação docente a psicologia da aprendizagem se faz necessária para contribuir com conhecimentos sobre os processos humanos de desenvolvimento e aprendizagem necessários para uma boa prática docente.
 A psicologia vem assim de encontro com o professor, o auxiliando a adaptar seu ensino e sua didática de acordo com as necessidades dos alunos e seus processos de aprendizagem. Para que o conhecimento seja desfiado de forma competente.

Mais conteúdos dessa disciplina