Buscar

Unidade 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1Correta
O conceito de mais-valia para Karl Marx pode ser traduzido pelo lucro do empresários, que ao acumulá-lo e reaplicá-lo no processo produtivo, pode fazê-lo enriquecer rapidamente.
Analise as opções e verifique quais explicam como os empresários obtém a mais-valia,
I- Os empresários obtém a mais-valia com o aumento do valor do produto.
II- Os patrões, ao pagar os salários aos trabalhadores, não pagam o que eles realmente produziram.
III- Com investimentos em equipamentos e diversas tecnologias para tornar o trabalho mais produtivo, ou seja, mais produção e mais lucro com o mesmo número de trabalhadores, cujos salários continuam os mesmos.
IV- A mais-valia é obtida na lei de oferta e procura, na qual um produto com pouca oferta tem um custo maior proporcionando lucro ao seu fabricante.
V- Um produto custa determinado valor para ser produzido, levando-se em conta mão de obra e material. Com 15 dias produção, por exemplo, o empresário consegue pagar os salários dos trabalhadores. Entretanto, os empregados trabalham 30 dias. O excedente de valor produzido, que não é devolvido ao trabalhador, é apropriado pelo capitalista, é a mais-valia.
Assinale a alternativa que corresponda ao conceito de mais-valia, de acordo com Karl Marx.
· Apenas, II, III e V.
Questão 2Correta
Podemos afirmar que o alemão Max Weber (1864 -1920) é um dos mais importantes teóricos da sociologia. O autor desenvolve suas teses levando em consideração a importância de se atentar para os indivíduos e suas ações. Diante disso e para tentar compreender determinados elementos da realidade social, Weber desenvolve as categorias dos tipos ideais como uma ferramenta analítica, são eles: ação social com relação a fins, ação social racional com relação a valores, ação social afetiva, ação social tradicional.
Considere as afirmações sobre os tipos ideais de Weber e assinale a resposta correta:
· Ação racional com relação a fins, é um tipo ideal que se refere a ações de caráter estritamente racional e com um resultado conscientemente buscado. Neste tipo de ação, o indivíduo pensa antes de agir em uma determinada situação: programa, mede, pesa e avalia as consequências.
Questão 3Correta
Para Durkheim (1984, p. 39), “fato social é toda maneira de agir, pensar, sentir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter”.
MICHALISZYN, Mário Sérgio. Fundamentos socioantropológicos da educação. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 27.
 
Tomando por base o exposto, analise as duas proposições a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I – Para Durkheim, precisamos investigar os fatos buscando as verdadeiras leis naturais que regem o funcionamento e a existência destes, pois possuem existência própria e são externos em relação às consciências individuais.
 
PORQUE
 
II – Segundo a proposta de Durkheim os “fatos sociais” devem ser tratados como “coisas”.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
· As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II justifica a I.
Questão 4Correta
Weber (1991) defende que os costumes e as regras sociais estão internalizados no indivíduo, que ele carrega dentro de si. E, a partir dessas normas, o sujeito escolhe comportamentos que se moldam dependendo das situações. Esses 'tipos ideais"; foram agrupados por Weber em quatro grandes categorias.
Associe as ações sociais de Weber com seus respectivos exemplos:
1. Ação Tradicional.
2. Ação Afetiva.
3. Ação Racional com Relação a Fins.
4. Ação Racional com Relação a Valores.
I - Uma determinada pessoa faz uma aplicação em ações da bolsa de valores do Brasil ao invés dos países europeus, a partir da avaliação de economistas que constataram que a Europa está em uma grave crise econômica.
II - Um comerciante protestante que só vende a prazo para os membros da sua igreja, porque acredita que eles são mais honestos.
III - Os ensinamentos que são transmitidos de pais para filhos durante várias gerações.
IV - Briga entre torcidas de times de futebol, motivada pela simples rivalidade entre as duas torcidas.
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta:
· I-3; II-4: III-1; IV-2.
Questão 1Correta
Ao refletir sobre as relações de trabalho no modo de produção capitalista, Marx aponta para diferentes processos sociais que acarretam situações de alienação. Considere as proposições sobre o tema.
I – A alienação em Marx é apontada como um momento, no capitalismo, em que os homens perdem-se a si próprios e a seu trabalho.
Porque,
II – para o autor, o trabalhador é separado do produto de sua atividade, que é apropriado pelo proprietário dos meios de produção, e o trabalhador acaba não se realizando completamente.
Assinale a alternativa correta:
· As asserções I e II são verdadeiras e a II complementa e explica a I.
Questão 2Correta
Émile Durkheim se dedicou a investigar as características das relações que se estabelecem entre indivíduo e sociedade. Entre os conceitos elaborados pelo autor, podemos destacar o de consciência coletiva discutido na obra  “Da divisão do trabalho social”, onde Durkheim argumenta sobre a independência da consciência coletiva em relação ao indivíduo.
Analise as asserções sobre a noção de consciência coletiva:
I – Refere-se ao conjunto de sentimentos e de crenças, que são comuns à média dos membros de uma sociedade. Espalha-se por todo o grupo social e não é apenas o produto das consciências individuais.
II - Compõe-se de regras fortes e estabelecidas que delimitam o valor atribuído aos atos individuais. É a consciência coletiva que regula o que consideramos reprovável, imoral, errado ou criminoso.
III - Durkheim aponta que a consciência individual forma a consciência coletiva, é possível perceber no interior de qualquer grupo ou sociedade, as mudanças de conduta são constantes pois os indivíduos mudam muito de opinião.
É correto o que se afirma apenas em:
· I e II.
Questão 4Correta
Leia com atenção texto:
Segundo Durkheim, a objetividade do método sociológico poderá ser alcançada se o pesquisador conseguir estabelecer uma determinada distância e neutralidade em relação aos _____________________, que o autor definiu como o objeto de estudos da sociologia.  Esse objeto de estudos pode ser considerado como tal, se ele exercer certa _______________________, bem como se ele puder ser generalizado e identificado como exterior e independente dos ____________________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
· fatos sociais; coerção; indivíduos.
Questão 5Correta
“As formas de sentir, pensar e agir carregam normas, regras, crenças, valores morais. Por isso, os fatos sociais estão relacionados aos processos culturais, aos costumes e hábitos coletivos de um grupo de indivíduos ou de uma sociedade. Esses elementos associados dão uma identidade, conferem uma marca ao grupo, ao que chamamos de “consciência coletiva”, e também atuam como limite às ações individuais. O controle que os fatos sociais exercem sobre o sujeito tem como principal objetivo manter a harmonia no corpo social, o equilíbrio na convivência que se dá nas relações sociais. A manifestação dos fatos sociais é o que interessa à sociologia.” (CIZOTO, Sonelise Auxiliadora. Homem, cultura e sociedade / Sonelise Auxiliadora Cizoto, Carla Regina Mota Alonso Diéguez, Rosângela de Oliveira Pinto. – Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A.,  2016. p. 88). A passagem citada se refere a abordagem de um dos principais autores da sociologia.
Assinale a resposta que corresponde ao nome do autor que defende as ideias da citação:
· Emile Durkheim.

Continue navegando