Buscar

RESUMO LITERATURA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo: 
CAPÍTULO DOIS: O Que é Literatura e tem ela Importância?
 A literatura em si não tem tanta importância para a teoria literária como pensamos: os estudiosos da literatura não levam tanto em consideração se o texto é literário ou não, mas sim se ele tem uma excelente narrativa literária, se a história ou o assunto é compreensível, é coerente e se o final é adequado ao enredo do mesmo. Durante vinte e cinco séculos as pessoas escreveram obras que hoje chamamos de literatura, mas o sentido moderno de literatura mal tem dois séculos. Antesde1800, literatura e termos análogos significavam "textos escritos" ou "conhecimento de livros". Hoje, eles são divididos em literários e não-literários.
Se a literatura é linguagem descontextualizada, cortada de outras funções e propósitos é também, ela própria, um contexto, que proporciona um tipo de atenção especial e complexa, procurando dar sentidos específicos e explícitos, sendo uma análise de um conjunto de pressupostos e locuções que está ordenado. Já as narrativas são histórias coerentes com o foco narrativo claro e explícito. O que diferencia ambos é que os textos literários são publicados, resenhados e reimpressos para que o leitor se aproxime dele e o considere uma obra com valores.
Os leitores presumem que, na literatura, todas as coisas que as complica, são propósitos comunicativos que fazem o leitor e o falante pensarem que não são cooperativos como achavam que fossem. Ambos lutam para conseguir interpretar os elementos que não estão de acordo com a comunicação. Neste pensamento, a literatura funciona como uma etiqueta que nos motiva a valorizar os esforços literários nos dando a alusão de dever cumprido. 
A literatura, nesta visão, seria um ato de fala ou escrita que requer uma extrema atenção. Pode-se dizer que este pode nos fornecer informações, fazer perguntas ou até mesmo promessas. O que leva os leitores a entender algo como literatura é que ela é acessivelmente encontrada em poemas, revistas ou até mesmo jornais.
1.A LITERATURA COMO A "COLOCAÇÃO EM PRIMEIRO PLANO" DA LINGUAGEM
Muitas vezes se diz que a "Iiterariedade" reside, sobretudo, na orga-nização da linguagem que torna a literatura distinguível da linguagem usada para outros fins. Literatura é linguagem que "coloca em primeiro plano" a própria linguagem: torna-a estranha, atira-a em você -"Veja! Sou a linguagem!"- assim você não pode se esquecer de que está lidan-do com a linguagem configurada de modos estranhos. Em particular, a poesia organiza o plano sonoro da linguagem para torná-Io algo com que temos de ajustar contas. 
Quando um texto é enquadrado como literatura, ficamos dispostos a atentar para o desenho sonoro ou para outros tipos de organização linguística que, em geral, ignoramos.
2.LITERATURACOMOINTEGRAÇÃODALINGUAGEM~raturaé linguagemnaqualosdiversoselementose c~~sdotextoentramnumarelaçãàcomplexa.Quandoreceboumacarta-pedindoumacontribuiçãoparaumacausanobre,éimprovávelqueeuachequeo somecoao sentido,masemliteraturahárelações- dereforçooucontrastee djsson~_QJ::i,L-entreasestruturasdediferentesníveislingüísticos:entresome sentido,entreorganizaçãogramaticale padrõestemáticos.U
Assim,nãoé queasrelaçõesentrediferentesníveisdelinguagemsejamrelevantesapenasnaliteraturamasque,naliteratura,émaisprovávelqueprocuremose exploremosasrelaçõesentreformae sentidooutemae gramáticae,tentandoentendera contribuiçãoquecadaelementotrazparao efeitodotodo,encontremosintegração,harmonia,tensãooudissonância.
Asexplicaçõessobrealiterariedadequeenfocamacolocaçãoemprimeiroplanooua integraçãodalinguagemnãofornecemtestesatravésdosquais,digamos,osmarcianospudessemsepararasobrasdeliteratura,deoutrostiposdeescrita".Essasexplicaçõesfuncionam,comoa maioriadasasserçõessobrea naturezadaliteratura,paradirigira atençãoparacertosaspectosdaliteraturaqueelasafirmamsercentrais.Estudaralgocomoa li-teratura,essaexplicaçãonosdiz,é olharsobretudoa organizaçãodesualin-guagem,nãolê-Iacomoa expressãodapsiquedeseuã~flexoaasociédadequea produiiü:-------~_...._._----
3.LITERATURACOMOFICÇÃO
Umarazãoporqueosleitoresatentamparaaliteraturademododiferenteé quesuaselocuçõestêmumarelaçãoespecialcomo mundo-umarelaçãoquechamamosde"ficcional':Aobraliteráriaé umeventolingüísticoqueprojetaummundoficcionalqueincluifalante,atores,acontecimentoseumpúblicoimplícito(umpúblicoquetomaformaatravésdasdecisõesdaobrasobreo quedeveserexplicadoe o quesesupõequeopúblicosaiba).
4.LITERATURACOMOOBJETOESTÉTICO
Ascaracterísticasdaliteraturadiscutidasatéagora- osníveissuple-mentaresdeorganizaçãolingüística,a separaçãodecontextospráticosdeelocução,a relaçãoficcionalcomomundo-podemserJuntadassobarubricageraldefunçãoestéticadalinguagem.Estéticaé historicamenteonomedadoà teoriadaartee envolveosdebatesarespeitodeseabelezaé ounãoumapropriedadeobjetivadasobrasdearteouumarespostasubjetivadosespectadores,e a respeitodarelaçãodobelocoma verdadee o berr:l,_
ParaImmanuelKant20,o principalteóricodaestéticaocidentalmoderna,a estéticaé onomedatentativadetranspora distânciaentreo mundomateriale espiritual,entreummundocrefOrça~-e-;;g-;;jt~dese ummundodêcOnceTtos.Objetosestéticos,taiscomoaspinturas'ü'u--ãsobrasliterárias,comsuacombinaçãodeformasensorial(cores,sons)e conteúdoespiritual(idéias),ilustrama possibilidadedejuntaro materiale o espiritual.
EmteLrll()~_práticos,issonificaqueconside-rarumtextocomoliteraturaé indagarsobrea contribuiçãodesuaspartes~ parao efeitoerc;tõdomasnãoconsiderara obracõmo-se~ri-aôprTn'éipaT~menréCTéstlnadãããÚii'girarg-Um'fim,tal~()monosinformaroupersuadir.
{literáriaé umobjetoestéticoporque,comoutrasfunçõescomunicativasini-cialmentepostasemparêntesesoususpensas,exortaosleitoresa conside-rara inter-relaçãoentreformae conteúdo.Osobjetosestéticos,paraKante outrosteóricos,têm"umafinalidadesemfim".Háumafinalidadeemsuaconstrução:sãofeitosdemodoquesuaspartesoperemconjuntamenteparaalgumfim.Maso fimé a própriaobradearte,oprazernaobraouoprazerocasionadopelaobra,nãoalgumpropósitoexterno.EmteLrll()~_práticos,issonificaqueconside-rarumtextocomoliteraturaé indagarsobrea contribuiçãodesuaspartes~ parao efeitoerc;tõdomasnãoconsiderara obracõmo-se~ri-aôprTn'éipaT~menréCTéstlnadãããÚii'girarg-Um'fim,tal~()monosinformaroupersuadir.Quandodigoqueashistóriass'aõelócuçõescujarelevânciaresideemsua"narratividade",estouobservandoqueháumafinalidadenashistórias(qualidadesquepodemtorná-Iasboashistórias)masqueissonãopodeserfacilmentevinculadoaalgumpropósitoexternoe,dessamaneira,estouregistrandoa qualidadeestética,afetivadashistórias,mesmoasnão-literárias.Umaboahistóriaé narrável,atingeosleitoresououvintescomoalgoque"valea pena".Elapodedivertirouinstruirouincitar,podeterumagamade.,~feitos,masvocênãopodedefinirasboashistóriasemgeralcomosendoaquelasquefazemqualquerumadessascoisas
.5.LITERATURACOMOCONSTRUÇÃOINTERTEXTUALOUAUTO-REFLEXIVATeóricosrecentesargunlentaramqueasobrassãofeitasa partirdeoutrasobras:tornadaspossíveispelasobrasanterioresqueelasretomam,repetem,contestam,transforma
:literaturaé umapráticanagUcllosautores~eravançarou.rs:novara literaturae,dessemodo,é sempreimplicitamenteumareflexão________~-"'-•••'_",M_~__...,.,...,."•..••••....-.___...,•••_~?brea próprialiteratura.

Outros materiais