Buscar

Atividade 2 história contemporanea

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A situação do país era caótica ao final da guerra em 1921. Lenin criou o NEP, a Nova Política Econômica. O líder bolchevique sintetizou seu propósito com a ideia de “um passo para trás para dar dois passos à frente”, ou seja, reintroduzir elementos capitalistas na Rússia socialista como forma de impulsionar a economia e permitir o crescimento das conquistas sociais de 1917.
A respeito deste tema, analise as afirmações a seguir:
I. Os kulaks -classe de pequenos e médios proprietários rurais - puderam voltar a ter posse sobre pequenas propriedades rurais, empregar mão-de-obra nessas terras e até mesmo aluga-las. A classe de empresários que surgiu a partir da NEP ficou conhecida como os “nepmen”.
II. Nos centros urbanos, pequenas empresas e comércios foram reativados, isso significava que os estabelecimentos, especialmente no setor de bens de consumo, voltassem a empregar trabalhadores assalariados, captar recursos estrangeiros (com algumas limitações) e comercializar livremente.
III. Setores estratégicos continuaram a ser estatais – como bancos, indústria pesada, petróleo, indústria bélica, etc.
Com base nestas informações assinale a alternativa correta:
a.
I, apenas.
b.
I, II e III.
Resposta correta. Os pequenos empresários puderam voltar a conduzir seus negócios, enquanto os setores voltados ao consumo voltaram a empregar trabalhadores assalariados. Já os setores estratégicos permaneceram sob administração estatal.
c.
II e III, apenas.
d.
I e II, apenas.
e.
III, apenas.
Feedback
A resposta correta é: I, II e III.
Questão 2
Na década de 1940, quando os efeitos do plano de industrialização se tornaram visíveis, o regime stalinista se apoiou no uso ostensivo da propaganda política e da divulgação da figura do “grande líder”. Porém, é importante destacar os reais motivos desse sucesso econômico e os defeitos do plano quinquenal.
Analise as afirmações a seguir:
I) A exploração do trabalho era brutal, mas boa parte da população russa apoiava as ações do governo por entender ser um “preço necessário” para colher os frutos no futuro.
II) O financiamento do plano quinquenal, incluindo a importação de tecnologia estrangeira, era financiada por impostos abusivos sobre os camponeses.
III) Como o plano quinquenal inteiro era focado em ramos da indústria pesada, as cidades sofriam com crises de abastecimento de bens de consumo básicos, como vestuário, papel higiênico, lâmpadas, além dos bens perecíveis.
Com base nestas informações assinale a alternativa correta:
a.
I, II e III.
Resposta correta. A exploração do trabalho, sob o governo de Stalin, era brutal. O financiamento do plano quinquenal era feito por impostos abusivos sobre os camponeses. As cidades sofriam crises de abastecimento.
b.
II e III, apenas.
c.
III, apenas.
d.
I e II, apenas.
e.
I, apenas.
A resposta correta é: I, II e III.
Questão 3
Devido às crescentes rebeliões por parte dos operários surgiu um grande partido de esquerda neste contexto social (clandestino) na Rússia. O partido seguia originalmente uma orientação socialdemocrata.
Acerca das correntes ideológicas do principal Partido Socialista na virada do século XX, considere as seguintes afirmações:
I. Os bolcheviques (liderados por Lenin) baseavam-se na Socialdemocracia Alemã, pois defendiam que o partido não deveria funcionar como uma estrutura hierárquica rígida e disciplinada, mas sim um ambiente aberto de discussão e participação ocasional dos filiados.
II. Os mencheviques inspiravam-se no “Manifesto comunista” de 1848, em que a queda da burguesia derivaria do próprio desenvolvimento capitalista, pois permitiria o crescimento do proletariado e o seu amadurecimento político. Assim, o partido deveria fornecer o ambiente propício para a tomada de consciência de classe por parte dos trabalhadores, para depois iniciar um processo revolucionário.
III. Os mencheviques defendiam que o partido deveria ser centralizado e composto por uma militância profissional, com um órgão responsável por coordenar as ações revolucionárias. Essa corrente acreditava que, com disciplina e organização, uma revolução socialista era possível na Rússia.
É correto o que se afirma em
a.
I, apenas.
b.
I e III.
c.
II e III.
d.
II, apenas.
Resposta correta. Os mencheviques, portanto, eram contra a tomada do poder por parte do partido que estavam construindo. Para eles, era preciso desenvolver o senso crítico e a tomada de consciência de classe entre os trabalhadores.
e.
I, II e III.
 
A resposta correta é: II, apenas.
Questão 4
A luta sangrenta só começa depois da conquista do poder pelos sovietes bolcheviques, quando as classes derrubadas, apoiadas materialmente pelos governos da Entente, esforçam-se desesperadamente pela reconquista daquilo que perderam. Iniciam-se, então, os anos de guerra civil. O Exército Vermelho organiza-se. O país esfomeado é posto sob regime do comunismo de guerra, e transformado em acampamento de espartanos.
Fonte: TROTSKY, Leon. A História da Revolução Russa – A Queda do Tzarismo (vol. I). Brasília: Senado Federal, 2017.
 
O texto trata do período posterior à tomada do poder pelos bolcheviques, quando parte da nobreza e dos militares insatisfeitos iniciaram uma reação ao movimento revolucionário. A guerra civil foi permeada pelo comunismo de guerra, no qual houve
a.
a industrialização tardia da Rússia, com o intuito de produzir armamentos para a guerra.
b.
o confisco da produção para garantir que as tropas continuariam sendo abastecidas.
c.
a aproximação da Rússia com outros países comunistas que estavam em guerra.
d.
o endurecimento das leis relativas ao comércio com os países que apoiavam as tropas reacionárias.
Resposta incorreta. Não havia outros países sob regimes comunistas, nem era proposta do comunismo de guerra anexar territórios. Não houve endurecimento de leis, uma vez que não havia o reconhecimento do novo governo por parte dos países que apoiavam o Exército Branco, nem industrialização com o intuito de produzir armas.
e.
a anexação de territórios vizinhos como forma de aumentar o poder dos comunistas.
Feedback
A resposta correta é: o confisco da produção para garantir que as tropas continuariam sendo abastecidas.
Questão 5
Lênin classificou a Revolução de 1905 como um “ensaio”. Para ele, ficou demonstrado que a população russa ainda não tinha a consciência política e o grau de organização necessário para provocar a queda do regime czarista para o surgimento de um regime socialista.
A partir do texto, analise as afirmações a seguir:
I. O czar prometeu uma abertura democrática que tiraria a Rússia do absolutismo e transformaria o país numa Monarquia Constitucional Parlamentar, com a convocação do Parlamento Russo (Duma) para elaborar uma constituição, o que foi suficiente para conter a Revolução de 1905.
II. Assim que a situação se normaliza em 1906, a Duma (Parlamento) passa a ser completamente tutelada pelo monarca e os trabalhos da constituição foram interrompidos.
III. Após a contenção da Revolução de 1905, os conflitos aumentaram e, com o exército de volta à capital, o czar ordenou a perseguição aos líderes revolucionários, de modo que retornou a autocracia czarista como solução radical.
Com base nestas informações assinale a alternativa correta:
a.
I, apenas.
b.
I e II, apenas.
c.
II e III, apenas.
d.
I, II e III.
Resposta correta. Todas as afirmações são verdadeiras. O czar prometeu a elaboração de uma constituição, atendendo aos anseios dos trabalhadores e camponeses. No entanto, após a contenção da Revolução de 1905, a Duma passou a ser completamente tutelada pelo monarca, o que fez com que os conflitos voltassem a aumentar.
e.
III, apenas.
Feedback
A resposta correta é: I, II e III.
Questão 6
Texto da questão
A Revolução de Outubro teve repercussões muito mais profundas e globais que sua ancestral, pois se as ideias da Revolução Francesa, como é hoje evidente, duraram mais que o bolchevismo, as consequências práticas
de 1917 foram maiores e mais duradouras que as de 1789. A Revolução de Outubro produziu, de longe, o mais formidável movimento revolucionário organizado na história moderna. Sua expansão global não tem paralelo desde as conquistas do Islã em seu primeiro século.
Eric Hobsbawn. Era dos extremos. O breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1994, P.62 (Adaptado)
De acordo com o texto, julgue as afirmações a seguir:
I. Analistas são unânimes em afirmar que o “eco” do autoritarismo de Lenin transformou o destino do país em uma sociedade personalista e autoritária, por mais que ele seja, no sentido formal, uma democracia.
II. Em menos de quarenta anos após a chegada de Stalin ao poder, os modelos socialistas inspirados na Revolução de Outubro fundamentavam os governos aos quais estava submetido cerca de um terço da população do mundo.
III. A Revolução Russa de 1917 marca o início de uma conquista revolucionária cujos reflexos se fazem sentir ainda hoje, representando uma ruptura econômica, política e social sem precedentes na história moderna da Rússia, o que possibilitou, apesar das pressões externas, a superação de um atraso secular da sociedade russa.
Com base nestas informações assinale a alternativa correta:
a.
I, II e III.
b.
II e III, apenas.
c.
I e II, apenas.
d.
I, apenas.
e.
III, apenas.
Resposta correta. O legado da Revolução Russa de 1917 permitiu ao povo russo conquistar avanços no que diz respeito à industrialização do país e à superação de mazelas vividas na época do regime czarista.
Feedback
A resposta correta é: III, apenas.
Questão 7
A Rússia socialista aprovou uma nova Constituição em 1922 e integrou várias nações do antigo Império Russo, como Ucrânia e Bielorrússia. Portanto, emergiu a poderosa União das Repúblicas Socialistas Soviéticas que só foi extinta em 1991. A NEP vigorou entre 1921-1928. Lenin faleceu em 1924. Trotsky e Stalin disputavam ao cargo de Presidente do Conselho do Partido Comunista.
Analise as afirmações a seguir:
I. O candidato Trotsky foi presidente do soviete de Petrogrado e comandante do Exército Vermelho, mas não era respeitado por todos os comunistas.
II. O candidato Stalin era temido por vários membros do partido, pois achavam que ele poderia seguir um caminho ditatorial, no sentido de fechar o Conselho do Comissariado do Povo (o órgão máximo dentro do Partido Comunista).
III. O candidato Stalin havia desempenhado funções importantes no partido, destaque para o cargo de Comissário do Povo para as Nacionalidades no antigo Partido Bolchevique, encarregado de lidar com as demandas das várias nações e etnias do antigo Império Russo, por separatismo ou por autonomia política.
Com base nestas informações assinale a alternativa correta:
a.
I, apenas.
b.
I, II e III.
c.
II e III, apenas.
d.
I e II, apenas.
e.
III, apenas.
Resposta correta. Stalin desempenhou funções de destaque no Partido Bolchevique, lidando com as demandas das diversas nações que compunham o antigo Império Russo.
Feedback
A resposta correta é: III, apenas.
Questão 8
Stalin derrotou seu principal concorrente, com o apoio da hierarquia do partido e assumiu o comando do PCUS (Partido Comunista da União Soviética) em 1928. Trotsky fugiu da Rússia, ciente de que a perseguição seria implacável. Se exilou em vários países até se instalar no México.
A respeito deste tema, analise as afirmações a seguir:
I. Stálin defendeu o “socialismo em um só país”, frente ao fracasso das revoluções socialistas no resto da Europa, especialmente a Revolução Alemã. A URSS deveria ser uma nação socialista autossuficiente.
II. Trotsky propôs a “revolução permanente” e internacional. A Revolução de Outubro de 1917 só poderia ser vitoriosa se encarada como o primeiro episódio num ciclo europeu (e depois global) de revoluções socialistas.
III. O argumento de Trotsky ganhou força em 1927, pois vários camponeses descontentes com os valores tabelados pelo governo, se recusaram a vender sua produção agrícola, fortalecendo a coletivização forçada da agricultura, como parte da sua estratégia para implantar de vez o socialismo na URSS.
Com base nestas informações assinale a alternativa correta:
a.
II e III, apenas.
b.
I e II, apenas.
Resposta correta. Stalin defendeu, após o fracasso das revoluções socialistas pela Europa, o modelo de socialismo em um só país. Já Trotsky propunha a revolução permanente e internacional, considerando que se deveria expandir o movimento dos trabalhadores em outros países.
c.
I, apenas.
d.
III, apenas.
e.
I, II e III.
Feedback
A resposta correta é: I e II, apenas.
Questão 9
Em todas as esquinas havia emboscadas. A tropa os metralhou, os cossacos descarregaram as armas. "Tratem-nos como insurretos", havia dito o imperador. A fuzilaria foi particularmente intensa sob as janelas do Palácio de Inverno. Centenas de mortos, centenas de feridos, este foi o balanço da jornada. Esta repressão absurda e criminosa, dá início a primeira revolução russa. Este foi também - com 12 anos de antecedência - o suicídio da autocracia.
Fonte: SERGE, V. O ano I da Revolução Russa. São Paulo: Editora Ensaio, 1993.
 
O texto refere-se ao “Domingo Sangrento”. Analise as afirmações a seguir:
I. Em 1905, após o domingo sangrento ocorreu uma greve geral em São Petersburgo e os bolcheviques/mencheviques aproveitaram a oportunidade para promover o II Congresso do POSDR.
II. O domingo sangrento ocorreu quando os trabalhadores organizaram uma manifestação pacífica, inclusive com presença maciça de líderes religiosos, para encaminhar ao czar Alexandre II, uma petição por melhorias nas condições de vida.
III. O domingo sangrento chocou a população russa e foi o estopim para um ciclo violento de greves e revoltas que ficou conhecido como “Revolução de 1905”.
IV. A oportunidade revolucionária adveio da Guerra Russo-Japonesa (1904-1905), pois o conflito provocou uma piora nas condições de vida da população russa, com crises de abastecimento e exploração dos trabalhadores da indústria para abastecer o exército.
Com base nestas informações assinale a alternativa correta:
a.
I, II, III e IV.
Resposta correta. O domingo sangrento ocorreu durante uma manifestação pacífica, organizada por trabalhadores para encaminhar uma petição ao czar. Os desdobramentos do domingo sangrento incluíram greves e paralisações maciças. Os bolcheviques/mencheviques aproveitaram para organizar o II Congresso do POSDR. A Guerra Russo-Japonesa contribuiu para a oportunidade revolucionária.
b.
I e IV.
c.
III e IV.
 
d.
I e II.
e.
II e III.
Feedback
A resposta correta é: I, II, III e IV.
Questão 10
Em meio à onda grevista de 1905, tem-se, por exemplo, o protesto operário em Riga e a revolta dos marinheiros do Encouraçado Potemkin. Eram constantes as reuniões e assembleias nos bairros operários. Em outubro de 1905 surgem os sovietes de operários, segundo Deutscher: "Com o desenvolver da greve nasceu uma instituição criada na essência da Revolução Russa: o primeiro conselho ou soviete dos Representantes dos Trabalhadores". (DEUTSCHER, 2005, p. 166).
Com base no texto, assinale a alternativa correta:
a.
Os partidos de esquerda elegiam representantes para se informar sobre os sovietes e debater temas políticos, além de manter-se permanentemente organizado para eventuais ações.
b.
Em 1917, os sovietes passaram a funcionar como se fossem parte do parlamento russo.
 
c.
A criação dos sovietes
levou Nicolau II a assinar o Tratado de Portsmouth, colocando fim à Guerra Russo-Japonesa.
d.
Os sovietes eram uma organização política democrática e aberta aos partidos socialistas e populares, incluindo os patrões e os partidos burgueses.
e.
Esses conselhos (sovietes) rapidamente se espalharam por várias cidades e também entre as forças armadas.
Resposta correta. Os sovietes se espalharam rapidamente e chegaram a reunir milhões de adeptos. Pela sua forma de organização, os conselhos conseguiam mobilizar desde bairros e cidades
até fábricas e quartéis das forças armadas.
Feedback
A resposta correta é: Esses conselhos (sovietes) rapidamente se espalharam por várias cidades e também entre as forças armadas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando