Buscar

Alimentos Vegetais: Metabolismo do Enxofre e Composição de Cereais e Pseudocereais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Quase que 23% das espécies vegetais do mundo são brasileiras, ou seja, o país apresenta a maior biodiversidade do planeta. Dentre estas, cerca de metade das espécies podem apresentar alguma propriedade terapêutica. Na alimentação humana a maioria das substâncias promotoras de saúde são de origem vegetal, todavia, alguns tipos específicos de produtos são pouco produzidos ou pouco dos alimentos vegetais é aproveitado devido a falta de conhecimento científico sobre seu valor nutricional.
Considerando que o texto apresentado possui caráter exclusivamente introdutório, redija um texto dissertativo sobre alimentos de origem vegetal, contemplando os seguintes aspectos:
a) Descrever brevemente o metabolismo do enxofre e seu impacto na saúde.
O enxofre é muito importante para todos os organismos, pois está podendo atuar em diversos processos enzimáticos é fundamentais para o metabolismo adequado dos seres vivos, como a regulação da glicose, transporte de nutrientes e ação de vitaminas.
As plantas conseguem metabolizar o dióxido de enxofre,que é absorvido de forma gasosa O enxofre é um macronutriente essencial à vida, pois organismos assimilam-no e também o eliminam como produto final de seus metabolismos.
Vale destacar ainda que esse elemento participa do processo de síntese de proteínas, já que ele constitui certos aminoácidos.
Nos oceanos, esse elemento é emitido, predominantemente, pela decomposição de parte dele presente no organismo de certas algas, formando um reservatório de compostos de enxofre que é parcialmente perdido para a atmosfera.
O enxofre no impacto a saúde é inalação provocando irritação das membranas das vias aéreas, com inflamação e secreção catarral da mucosa nasal, traqueobronquite, tosse com expectoração e dificuldade para respirar.
b) Elencar similaridades e diferenças na composição alimentar entre os cereais e pseudocereais.
De maneira idêntica, surgem os pseudocereais, apresentando algumas características semelhantes e podendo mesmo, por vezes, ser confundidos como cereais. Palavra cereal é também utilizada para a definição não só da semente/grão como dos produtos produzidos a partir destes como é o caso do pão e das massas. Ocupam o maior setor da roda dos alimentos sendo por excelência os fornecedores de energia na alimentação, como fonte de hidratos de carbono. Adicionalmente são também ricos em fibras alimentares, vitaminas, sobretudo do complexo B e sais minerais, como o magnésio e o ferro.
Considerando as vantagens associadas ao consumo tanto de cereais como pseudocereais, são apresentados em seguida alguns exemplos de ambos passando, no caso dos cereais, por alguns elementos menos consumidos e provavelmente menos conhecidos, que podem apresentar vantagens quando incluídos na alimentação. Apresenta uma série de benefícios para a saúde associados ao teor em fitoquímicos bioativos como os lignanos e os flavonóides. Estudos epidemiológicos demostram uma associação entre o seu consumo e uma diminuição dos fatores de risco para doenças cardiovasculares, diabetes e certos tipos de cancro. Apresenta um baixo índice glicémico, contribuindo para a regulação do níveis de açúcar no sangue.
Boa fonte de vitaminas do complexo B, minerais e oligoelementos como o ferro, o zinco, o magnésio, fósforo, cobre e manganésio. Estudos recentes demonstraram que os compostos bioativos do trigo sarraceno podem contribuir para diminuir os fatores de risco associados a doenças como o cancro, cardiovasculares ou problemas hepáticos.

Continue navegando