Buscar

infecções do trato gastrointestinal

Prévia do material em texto

Infecções do trato gastrointestinal 
Alunas: 
Anne Caroline de Farias dos Reis Silva – 202008286441
Camilla Ribeiro Viana – 202104209096
Kamila Vitória da Silva Rodrigues - 202103745911
Natasha Tuany B. de Moraes – 202103447422
Suelen Evelyn Oliveira de Magalhães - 202007335406
Taissa da Silva Lima – 201908324074
Thainara Ramos da Cruz Guimarães – 202003429651
Professora: 
Luciana Fialho
Introdução
Salmonella sp 
Salmonella é um gênero de bactérias, vulgarmente chamadas salmonelas, pertencente à família Enterobacteriaceae, sendo conhecida há mais de um século. 
Bacilos Gram-negativos 
Não produtores de esporos. 
Anaeróbios facultativos 
Temperatura ótima de crescimento: 35 a 37°C (5 – 45 °C)
Febre tifoide, febres entéricas e enterocolites (salmoneloses)
Transmissão
Na maior parte das vezes, as doenças gastrointestinais acontecem por ingestão de água e alimentos estragados ou contaminados por bactérias como Salmonela, Escherichia coli, e Shigella. 
Mas também pode surgir contaminação viral após o contato próximo com outra pessoa infectada pelo vírus enteropatôgenico através de toque, vias aéreas e saliva.
Sintomas
Os principais sintomas da salmonelose são:
Dor de cabeça
Febre
Náuseas
Vômitos
Falta de apetite
Cólicas
Diarreia, que pode ter ou não sinais de sangue
A intensidade dos sintomas varia de uma pessoa para outra
Diagnóstico
Exame de fezes, no qual uma amostra de fezes é enviada para o laboratório, de forma a identificar as bactérias presentes.
Análise microbiológica do vômito, caso tenha ocorrido e seja possível coletar, ou através da análise do alimento que foi consumido. Identificar a bactéria que está causando a gastroenterite ajuda o médico a adequar melhor o tratamento, permitindo selecionar o melhor antibiótico para eliminar a bactéria.
Tratamento
O tratamento da salmonela não tifoide é feito por meio do uso de medicamentos que aliviam a dor e os sintomas incômodos causados pela bactéria. 
Nos casos em que a Salmonella consegue escapar do trato intestinal do paciente e se espalhar por outras partes do organismo, o tratamento engloba também antibióticos
Prevenção
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou na noite desta quarta-feira (20) o recolhimento de um lote dos chocolates Kinder Choco-Bons Branco fabricados na Bélgica e importados ao Brasil por suspeita de contaminação por salmonela.
Agência informou que o recolhimento foi necessário porque foi identificada a importação do lote L343R03 para o mercado brasileiro. Os produtos fabricados pela Ferrero (fabricante dos chocolates Kinder) no Brasil não são afetados pela decisão.
Bibliografia 
https://www.gov.br
https://g1.globo.com
https://www.anvisa.gov.br/servicosaude/controle
https://www.infoescola.com/doencas
Obrigada!!!!

Continue navegando