Buscar

PROJETO EDUCATIVO - Suicidio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROJETO DE ATIVIDADES EDUCATIVAS 
	
	
	
	
	
	
	IDENTIFICAÇÃO
	Curso: ENFERMAGEM
	Coordenadora do Curso: Silvana Nunes Figueiredo 
	Ano: 2020
	Turma: EN7P34 
	Semestre: 2º
	Título do Projeto: Setembro Amarelo – Suicídio –“Falar é a melhor Solução”
	Docente: Profª. 
	UBS Cidade Nova
	Estágio I - Turno: Matutino
	Período: 7º
	INTRODUÇÃO
	 O suicídio ainda é um tema pouco conhecido pela população e raramente mostrado nos meios de comunicação. Entretanto, é uma epidemia silenciosa que, segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, mata 1,8 milhões de pessoas todos os anos.
 Atualmente, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos. Todos os dias, pelo menos 32 brasileiros tiram suas próprias vidas. Todos esses números poderiam ser evitados ou reduzidos consideravelmente se existissem políticas eficazes de prevenção do suicídio.
 Os comportamentos suicidas podem ser conceitualizados como um processo complexo que pode variar desde a ideação suicida, que pode ser comunicada por meios verbais e não verbais, até o planejamento do suicídio, tentativa de suicídio e, no pior dos casos, suicídio. Os comportamentos suicidas são influenciados pela interação de fatores biológicos, genéticos, psicológicos, sociais, ambientais e situacionais (Wasserman, 2001).
 A taxa de suicídios a cada 100 mil habitantes aumentou 7% no Brasil, ao contrário do índice mundial, que caiu 9,8%, alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os dados comparam as mortes autoprovocadas registradas pela organização em 2010 e em 2016 em diversos países do mundo.
 Em Manaus o Mês de Prevenção ao Suicídio e de Valorização da Vida, em setembro, criado pela Lei Municipal nº 2.434/2019, que prevê ações no combate. “As ações desenvolvidas pelo departamento de Redes de Atenção da secretaria buscam promover o diálogo entre os próprios servidores da saúde e nos grupos terapêuticos, que funcionam nos Centros de Atenção Psicossocial, os Caps.
 Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), o suicídio é causa de morte de um brasileiro a cada 45 minutos e de uma pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. No Estado do Amazonas, Manaus mantém sua posição entre os três municípios do Estado com maior índice de suicídio. 
	DIAGNÓSTICO EDUCATIVO
	Faz-se necessário orientar a população de uma forma geral sobre como identificar a pessoa com pensamentos suicidas e qual atitude tomar para ajudá-la. 
Durante o ano de 2019 foi registrada no Amazonas uma média de um suicídio a cada dois dias. Entre 2011 e 2018, houve um crescimento de 10% nas taxas de suicídio entre jovens de 15 a 29 anos no país. O maior aumento ocorreu entre 2016 e 2017, segundo o Perfil Epidemiológico divulgado em setembro de 2019 pelo Ministério da Saúde. Em todo o mundo, a morte por lesão autoinfligida ou autoprovocada intencionalmente, como o suicídio é chamado nas estatísticas, já se tornou a segunda causa de óbitos de jovens, perdendo apenas para acidentes de trânsito, como mostram os dados da Organização Mundial da Saúde
	JUSTIFICATIVA
	Justifica-se o tema pela pouca informação a respeito do suicídio. Por se tratar de um tabu na sociedade ocidental, pouco se divulgam notícias e, menos ainda, se discute esse problema, que tira a vida de 25 pessoas no Brasil todos os dias. Entretanto, 90% dessas mortes poderiam ser evitadas se a informação adequada chegasse a quem precisa dela, seja um familiar, um amigo ou até mesmo a própria pessoa que cogita o suicídio. 
	OBJETIVOS
	
Objetivo geral: 
· Conscientizar sobre a prevenção ao suicídio buscando alertar a população local a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo.
Objetivos Específicos: 
· Abordar os principais fatores que podem desencadear o suicídio; 
· Identificar os primeiros sinais de que uma pessoa precisa de ajuda profissional.
· Sensibilizar os populares quanto ao cuidado e prevenção de seus familiares referente redução de tentativas de mortes por suicídio.
	POPULAÇÃO ALVO
	Funcionários da UBS Cidade Nova, usuários e familiares presentes no Pronto Atendimento. 
	METODOLOGIA 
	 A Ação será realizada pelos alunos do estágio curricular, com convite aos comunitários para participarem da palestra na UBS Cidade Nova. A palestra será realizada com exposição de Cartazes e café da manhã para os participantes, assim como esclarecimento de dúvidas sobre o tema.
	CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
	 
1ª Ação - Distribuição de folder na comunidade - dia 06/10/2020
2ª Ação - Palestra no pátio da UBS - dia 08/10/2020
	ALUNOS ENVOLVIDOS
	
 - DEBORA ASSUNÇÃO DA SILVA / RA: C57EAG-0
 - ELIZANEIDE DA SILVA SEIXAS / RA: D49DIG-2
 - ERICA ELIAS DA SILVA/ RA: B39AEA-7
 - ERICA ROCHA DE CASTRO/ RA: D479318
 - JOSEAN MASCARENHA LIMA/ RA: D479JF5
 - JOSÉ CARLOS PEREIRA JUNIOR/ RA: T129524
 - PAQUITA CAINA CUBIDES/ RA: D52GIA8
 - SUELBI PEREIRA DA COSTA/ RA: C389757

Outros materiais