Buscar

Atividade 1 Sistema Cardiorrespiratório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNP – UNIVERSIDADE POTIGUAR
CURSO: ENFERMAGEM – 2022.1
DISCIPLINA: SISTEMA CARDIORRESPIRATÓRIO
ATIVIDADE 1 (A1)
O sistema respiratório é o conjunto de órgãos do corpo humano que nos permite respirar. Assim, o ato de respirar inclui: inalar e exalar o ar do corpo; a absorção de oxigênio do ar para produzir energia; a descarga de dióxido de carbono, que é o subproduto do processo. Para realizar essas funções, o sistema apresenta algumas estruturas que atuam de forma sincronizada e involuntária.
Nesse sentido, em relação às estruturas que compõem o sistema respiratório, escreva a diferença entre a faringe e a laringe e cite exemplos de algumas estruturas que as compõem.
A Faringe e a Laringe são duas estruturas encontradas na região do pescoço. A primeira é um órgão tubular musculomembranoso com cerca de 12,5cm e faz parte tanto do sistema respiratório quanto do sistema digestório, portanto é lugar de passagem tanto de alimentos quanto de ar. Durante o percurso, o ar e o alimento nunca se encontram devido a mecanismos que bloqueiam a entrada de cada um nas vias erradas. A faringe está localizada na região posterior do nariz, da boca, acima da laringe, e possui três regiões: Nasofaringe, orofaringe e laringofaringe.
A nasofaringe compreende a primeira região e como o nome sugere é a região nasal, mas propriamente atrás do nariz. Nela estão presentes quatro aberturas, duas para as tubas auditivas (eustaquianas) e duas para o nariz (coanas). A orofaringe é a continuação que está situada atrás da boca e apresenta uma abertura de comunicação com a boca chamada de istmo das fauces. A nasofaringe e a orofaringe estão separadas incompletamente pelo palato mole, o qual é elevado na deglutição, impedindo a passagem de alimento para a parte nasal da faringe. A região da laringofaringe está situada por baixo do osso hióide, se comunica com a entrada da laringe (no sistema respiratório) e mais abaixo com a abertura do esôfago (no sistema digestório).
É na faringe que encontramos as chamadas tonsilas, formadas por tecido linfático e atuantes na defesa do organismo. Quando inflamam costumam provocar dor e irritação na região da garganta e são chamadas de faringites.
Então, a função da faringe é receber e fazer a passagem do ar inalado e dos alimentos ingeridos até os outros órgãos do sistema respiratório e digestório respectivamente.
A laringe é um órgão do aparelho respiratório em forma de tubo, tem cerca de 5cm de comprimento e contém as cordas vocais. É composto por cartilagens, membranas, músculos e ligamentos que atuam em conjunto com a deglutição e a fonação. Está localizada entre a faringe e a traqueia. Permite a passagem do ar entre a faringe e a traqueia, mas impede que os alimentos entrem nas vias aéreas. Portanto, sua principal função é proteger as vias aéreas inferiores e não deixar que nenhum alimento, saliva ou outra substância chegue aos pulmões.
Conclui-se que a faringe é responsável tanto pela passagem do ar a ser inalado quanto do alimento a ser ingerido, por isso fazer para do sistema respiratório e digestório. Já a laringe é um órgão respiratório que tem atuação na produção dos sons (fala) e no trajeto do ar inalado responsável pela nossa respiração, garantindo que esse ar chegue em nossos pulmões.

Continue navegando