Buscar

av2 psicologia

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0471_AV2_PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV2
	
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Cód.: 47464)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Um dos enganos da Psicologia foi o de pretender, através de "testes", medir habilidades/características de seres humanos como "dados", como "coisas objetivas" que podem ser comparadas, mensuradas, classificadas. A inteligência, assim concebida, resulta de  pontuações/cálculos matemáticos realizados por especialistas na área da psicometria; os alunos passam a receber rótulos de normais ou anormais, capazes ou incapazes. Tais classificações ainda podem ser facilmente encontradas no âmbito das escolas públicas, destinadas às camadas populares, apesar da difusão de importantes teorias e estudos sobre os aspectos biopsicossociais do ser humano, a partir, principalmente, de meados do século XX.
Assim, analise a importância de o professor conhecer o contexto sociocultural dos alunos e princípios básicos de processo pedagógico que vise à emancipação humana.
 
		
	
Resposta: O papel do professor é muito importante dentro de sala de aula, porque somos individuos únicos porque cada aluno vem com sua cultura com sua capacidade de comunicação com suas necessidades específicas e o professor como conhecedor dos principios basicos pode identificar essas necessidades e tarabalhar com elas.
	
Gabarito:
Torna-se fundamental o professor conhecer, investigar a história de vida do aluno, legitimando "outros" saberes tão importantes quanto o domínio cognitivo, e que também são formativos (formação integral), rompendo com o determinismo, com a visão fatalista de mundo, própria da tese da hereditariedade e da psicometria, cuja responsabilidade pelo fracasso ou sucesso escolar e na vida é do indivíduo, se ele apresenta ou não dotes naturais medidos via instrumentos de medida; tendo como finalidade maior, no processo de avaliação escolar, contemplar, mobilizar outras competências, conforme já mencionado anteriormente, trabalhar com o aluno real e não com o aluno ideal e construir uma nova ordem social. A psicologia influenciada pelas ciências naturais mostra que não é neutra, encontrando justificativa científica para o fracasso escolar, via testes de medida, mantendo como "verdade" absoluta conceitos e teses não corroboráveis já negados por outras ciências.
	
	
	 2a Questão (Cód.: 23265)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O ato de aprender, na perspectiva da aprendizagem significativa, pressupõe. Marque a resposta correta:
		
	
	competência do professor
	 
	motivo intrínseco para aprender
	
	adequação da técnica
	 
	metodologia de ensino
	
	memorização do conteúdo
	
	
	 3a Questão (Cód.: 14593)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	As concepções de fracasso escolar de Perrenoud e Patto diferem entre si. Para Patto, fracasso escolar refere-se:
		
	
	Ao fracasso na realização de uma utopia de escola, em que cada um aprenderia livre e inteligentemente coisas úteis para a vida.
	 
	À inadequação do ensino e do alunado à consecução dos objetivos da educação nacional, compromissada com os pressupostos e as finalidades da emancipação.
	 
	À repetência e à evasão em altos índices ou, mais recentemente, à permanência na escola dos excluídos, cujo âmbito abrange o sistema educacional brasileiro marcado pela seleção social que operacionaliza
	
	À ação pedagógica que não alcançou sua meta em uma escola cuja organização impede que se tente tomar medidas específicas efetivas
	
	À não realização do ideário liberal de que a universalização e a diversificação do ensino promoveriam a igualdade de oportunidades, garantindo um regime democrático
	
	
	 4a Questão (Cód.: 11021)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os mecanismos de defesa são os diversos tipos de processos psíquicos, cuja finalidade consiste em afastar um evento gerador de angústia da percepção consciente. São tipos de mecanismos de defesa, EXCETO:
		
	
	Identificação.
	
	Isolamento.
	
	Sublimação.
	 
	Condensação.
	 
	Projeção.
	
	
	 5a Questão (Cód.: 23268)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Paulo e Pedro são gêmeos idênticos. Por ocasião do nascimento foram separados e enviados a ambientes diferentes. Depois de alguns anos foi feito o confronto de seus comportamentos, verificando-se que o menino que estivera submetido ao ambiente mais estimulante apresentava rendimento escolar superior ao de seu irmão, que fora exposto a um ambiente pouco estimulante. Em função do que vimos, podemos admitir que o rendimento escolar dos gêmeos resultou de:
		
	
	determinação hereditária
	
	desenvolvimento embrionário
	
	influência dos fatores genéticos sobre os ambientais
	 
	predomínio dos fatores ambientais sobre os genéticos
	
	mutação no material genético
	
	
	 6a Questão (Cód.: 23195)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma empresa de laticínios contratou um pedagogo para treinar seus funcionários de apoio e manutenção, pois eles não eram pontuais nem assíduos em suas atividades. Com faltas e atrasos num setor de base tão importante para a organização e andamento de todos os outros na empresa, havia queda de produtividade e insatisfação com o cotidiano de trabalho. A partir de conversas com os funcionários, o Pedagogo fez uma análise diagnóstica e concluiu que faltavam motivação e reconhecimento do valor de tais atividades dentro da empresa. Os funcionários se sentiam pouco úteis e, portanto, desvalorizados. Como estratégia de treinamento, o pedagogo utilizou um Sistema de fichas que pontuava, semanalmente, todas as vezes que um funcionário fosse pontual, assíduo e organizado em seu setor. A cada conjunto de 3 fichas recebidas, o funcionário ganhava como recompensa um dia de folga por mês.
Marque a alternativa que responde qual o tipo de reforçamento utilizado pelo Pedagogo para alcançar o seu objetivo com os funcionários.
		
	
	Extinção de Comportamento por causação
	 
	Reforço Positivo
	
	Extinção de Comportamento por estímulo aversivo
	
	Reforço Negativo
	
	Reforço Positivo e Negativo
	
	
	 7a Questão (Cód.: 11004)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre a história da Psicologia Moderna é correto afirmar, EXCETO que:
		
	
	No século XIX surge a chama da psicologia experimental.
	
	A psicologia nasceu como ciência da filosofia, que deu origem a muitas outras ciências, como a sociologia e a matemática.
	
	A grafologia estuda o comportamento do homem pela sua escrita.
	 
	A astrologia estuda o caráter e o destino das pessoas pelas linhas da mão.
	
	A pré-história da psicologia registra estudos do comportamento humano, através da astrologia, quiromancia, grafologia e outros.
	
	
	 8a Questão (Cód.: 24455)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marque a alternativa que indica quais as habilidades sociais devem ser desenvolvidas nos alunos para prevenir situações de bullying no espaço escolar?
		
	
	Habilidades de liderança e competitividade
	 
	Habilidades de empatia e amizade
	
	Habilidades de oralidade e criatividade
	
	Habilidades de expressão oral e raciocínio lógico
	
	Habilidade linguística e resiliência
	
	
	 9a Questão (Cód.: 61534)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Karen é uma professora do Ensino Médio que trabalha em escolas da rede particular. Diante da dificuldade de conseguir se fazer ser ouvida pelos adolescentes, tão agitados e rebeldes, ela lançou mão de um recurso behaviorista para condicionar comportamentos mais motivadores e adequados: Sempre que toda a turma ficar em conversas paralelas e com comportamento não cooperativo com a professora, ela dará um teste ao final da aula para avaliar o que puderam aprender. Ao ser questionada pela orientadora educacional sobre essa intervenção, Karen explicou que é uma estratégia de condicionamento por reforço positivo para aumentar a incidência de comportamentos mais adequados ao ambiente acadêmico. Karen está correta em relação aos conceitos? Ela está usando estratégias de reforço de bons comportamentos? Explique sua resposta.
		
	
Resposta: Ela esta usando o reforço positivo com isso reforça a mudança de comportamento dentro de sala de aula,osalunos vão perceber que cada vez que a turma não se esforçar para ouvir a aula o prejuizo para o aprendizado sera dos proprios alunos como a avaliação eles podem compreender como passaram o tempo e não aprenderam tanto quandto sera possivel.
	
Gabarito: Não, Karem não está utilizando reforço positivo, ao contrário está utilizando uma estratégia de punição para coibir ou desencorajar os comportamentos não cooperativos a medida que a aplicação do teste poderá ser percebida como punição.
	
	
	 10a Questão (Cód.: 15569)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Imagine um garoto institucionalizado, com um atraso de desenvolvimento, e que frequentemente se engaja em comportamentos autolesivos, tais como bater a cabeça ou enfiar o dedo nos olhos. Suponha que este comportamento está sendo mantido, em grande parte, pelos atendentes da instituição, e funciona como um reforçador. Um procedimento adequado, neste caso, seria empregar a atenção para reforçar uma resposta alternativa que seja incompatível com o comportamento autolesivo, que diminuirá à medida que a resposta alternativa aumentar de frequência. Esse procedimento é denominado:
		
	 
	Reforçador condicionado de comportamento análogo;
	 
	Reforço diferencial de outro comportamento;
	
	Reforçador incondicionado e independente direto;
	
	Reforçador arbitrário intrínsico;
	
	Reforçador generalizado intrínsico;

Continue navegando