Buscar

Aula_02_CB

Prévia do material em texto

AULA 02: CONCEITOS DE PATRIMÔNIO
AULA 02: CONCEITOS DE PATRIMÔNIO
	Você já parou para pensar em tudo que possui? Já percebeu que isso faz parte do seu Patrimônio?  
	Muitas pessoas acham que só os bens que elas possuem fazem parte do patrimônio, mas é preciso lembrar que o que elas têm a receber, ou seja, os direitos, e o que elas têm a pagar também fazem parte do conjunto denominado Patrimônio. 
	Outro aspecto importante é compreender como funcionam as movimentações no patrimônio, ou seja, como este aumenta, diminui ou sofre qualquer tipo de movimentação. 
	É importante saber também quais as possíveis situações patrimoniais, o que demonstra e como o balanço pode ser configurado.
BENS 
O Código Civil brasileiro distingue os bens em:
	Bens imóveis, aqueles vinculados ao solo, que não podem ser retirados sem destruição ou danos, como por exemplo: edifícios, construções, árvores etc. 
	Bens móveis, aqueles que podem ser removidos por si próprios ou por outras pessoas, como por exemplo: animais, máquinas, equipamentos, estoques de mercadorias etc.
Exemplo: LEGO
	O LEGO é um  brinquedo inteligente, constituído por blocos coloridos e encaixáveis, que estimula o lado criativo de crianças e adultos desde 1950. No Brasil, o LEGO só começou a ser comercializado no final de 1985.
	Como vimos, os bens imateriais são bens intangíveis, ou seja, não têm matéria, não podem ser tocados. A marca LEGO, por exemplo, é um bem imaterial. 
	Enquanto marca ela não pode ser tocada, certo? Mesmo assim, pode ser avaliada economicamente, isto é, possui valor econômico sem que possamos pegá-la ou transportá-la.
	Outro exemplo de bens imateriais são as Patentes, que nada mais são do que registros de invenções de uma pessoa ou empresa.
 	Nesse caso, a pessoa ou empresa tem o direito de explorar os benefícios advindos daquela determinada invenção.
	Conforme o que já foi estudado na primeira aula, os bens são todas as coisas capazes de satisfazer as necessidades humanas e que podem, de alguma forma, ser mensuradas, medidas economicamente, ou seja, que podem ter algum valor atribuído de algum jeito.
	Observe que no interior da sua loja, por exemplo, teríamos inicialmente três categorias de bens: bens de uso da loja, bens de troca e bens de consumo.
	Os bens de uso da loja são todos aqueles utilizados pela empresa para a exploração da sua atividade principal, como os móveis onde ficarão expostos os produtos.
	Fazem parte dos bens de troca os produtos que formam a base da atividade da empresa, como os produtos à venda.
	Já os bens de consumo estão relacionados aos bens que serão consumidos, como as caixas e sacolas para embalar os produtos, materiais de escritório, ou seja, tudo aquilo que não é durável na entidade.
DIREITOS
	Quando a empresa vende mercadoria e o cliente fica de pagar esta mercadoria no prazo de um mês, a empresa terá o direito de receber do cliente esse determinado valor após 30 dias.
	Caso o acordo não seja cumprido, ela pode aplicar multas.
	Outro tipo comum de direito acontece quando a empresa adianta salários ou valores para viagens de funcionários. 
	A segunda situação mostra que quando a empresa libera para o funcionário um valor antecipado, ela tem o direito de descontá-lo do seu salário posteriormente. 
	Em casos especiais, como as viagens a serviço, a empresa tem direito a pedir prestação de contas por meio da apresentação de notas fiscais dos gastos para reembolso ou desconto de gastos particulares.
OBRIGAÇÕES
	Nas entidades é comum realizar algumas operações a prazo, como, por exemplo, a compra de mercadoria ou, ainda, operações que têm uma determinada data de vencimento que não significa desembolso, ou seja, retirada de dinheiro de dinheiro imediata do caixa (como as contas de salários a pagar, impostos a pagar, energia elétrica a pagar, entre outras que obedecem o regime de competência (as despesas desse tipo têm seus valores reconhecidos no mês em que ocorreram, mas só são efetivamente pagas no outro mês).
	Os empréstimos e financiamentos, que são maneiras da empresa obter dinheiro ou bens com prazos diferenciados para pagamento, também são outros exemplos de obrigações.
ATÉ ESTE PONTO CONHECEMOS O CONCEITO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES.
	De que forma isto é representado para que faça sentido do ponto de vista contábil?
	Para que você entenda, vamos retomar alguns conceitos estudados na primeira aula. Só que dessa vez, usando a terminologia contábil.
A igualdade entre Bens, Direitos e Obrigações é possível?
	Imagine uma balança. Para que ela fique equilibrada é preciso que os dois lados estejam com o mesmo peso, não é?
	Assim também acontece na Relação Patrimonial, onde o Ativo e o Passivo devem permanecer equilibrados.
	E se o equilíbrio não acontecer? É neste ponto que surge um novo elemento na equação patrimonial denominado Patrimônio Líquido, que nada mais é do que a diferença entre o Ativo e o Passivo, ou seja, é o valor líquido resultante da seguinte equação: Bens + Direitos – Obrigações
	EXEMPLO:
No balanço patrimonial, o dinheiro “entra” pelo lado do Passivo. Você sabe de que forma isso ocorre?
	Analise o quadro:
Lembre-se: as origens de recursos correspondem às obrigações e podem ser divididas em dois tipos:
	De terceiros – são recursos provenientes de entes alheios à companhia ou que não fazem parte diretamente desta, como, por exemplo, os fornecedores, o governo através dos impostos, financiamentos, salários a pagar, entre outras dívidas.
	De recursos próprios – recursos provenientes de capital dos sócios, do capital social ou, ainda, de lucros e reservas que são valores decorrentes das atividades normais da empresa.
	Agora, vamos trabalhar algumas formas de apresentação do Patrimônio e como elas podem ser entendidas mediante o uso de ilustrações. 
 	A maneira mais simplificada para que sejam demonstradas as situações possíveis em relação à estrutura patrimonial é a utilização de balanças no lugar dos gráficos.
... Mas como?
	Com valores iguais para o Ativo e para o Passivo, o equilíbrio estará alcançado. Isso é fácil de perceber.
	Porém, normalmente, o Ativo e o Passivo apresentam valores diferentes e esta balança virtual penderá para um dos lados. 
	Você deve buscar sempre o equilíbrio.
	O peso (valor) que se utiliza para se alcançar este equilíbrio é chamado Patrimônio Líquido e, por lógica, estará no lado do menor valor, compensando, assim, a diferença.
_____________________________________________________________________________________
	Para apurar o valor dos bens, direitos e obrigações é necessário fazer a diferenciação entre os conceitos: primeiro com relação aos bens é preciso lembrar que é tudo o que possuo e que pode me gerar benefício futuro, no caso dos direitos é que tudo o que se tem a receber e com relação às obrigações é só lembrar que é tudo aquilo que deverá ser pago. Por fim, a riqueza líquida será a comparação dos bens mais os direitos e menos as obrigações, ou seja, o que realmente sobra de patrimônio.

Continue navegando