Buscar

Modelo para envio da atividade - AOL1 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GRUPO SER EDUCACIONAL
UNIVERSIDADE: UNAMA – Universidade da Amazônia
CURSO: Letras 
DISCIPLINA: Sintaxe do Português
NOME DO PROFESSOR EXECUTOR: Neuza Maria Pontes de Mendonça
NOME DO TUTOR: Rosenaide Helena da Mata
NOME DO ALUNO: Ana Beatriz Rocha Da Cunha 
Fonte: Guimarães (2014)
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA 
 
No senso comum, a dicotomia poderia ser entendida como oposição, mas como diz Guimarães (2014, p. 39), as dicotomias de Saussure se complementam e se explicam uma à outra. Ou seja, têm interligações de ideias. A sintaxe, por outro lado, é o estudo da frase e da oração dentro de um enunciado. Logo, as dicotomias influenciaram a sintaxe pois, o estruturalismo deu origem ao formalismo, que é a linguística da língua, e ao funcionalismo, que é a linguística da fala (SILVA, 2011, p. 53). Afinal, o funcionalismo estuda as funções das palavras, e de certa forma, a sintaxe tem relação com o funcionalismo, pois a sintaxe estuda a função de cada termo dentro de uma frase ou oração, ao passo que o formalismo estuda a forma/a língua, sem considerar a fala. Isso posto, podemos dizer que o formalismo está para frase/oração e o funcionalismo está para a classificação dessas mesmas frases e dessas mesmas orações.
Além disso, o par significante e significado influencia o morfema e fonema, pois o fonema representa plano da representação dos sons dos morfemas, estes sendo a grafia propriamente dita (SALES e SILVA, 2020. p. 16-17). Em suma, Sales e Silva afirmam que como os fonemas são unidades menores que os morfemas, o fonema representa a imagem acústica, o significante, e o morfema representa o significado. 
Indo mais além do supracitado, Silva (2014, p. 43) afirma que o par língua/fala é representado pelo formalismo e pelo funcionalismo, respectivamente. Nas palavras dele, é dito que o gerativismo indica a linguagem inata (Silva, 2014, p. 44). Isso significa que como o gerativismo indica uma linguagem inata, então é por meio dessa mesma linguagem que o homem aprende a se expressar na fala, esta que se utiliza da língua. Por outro lado, o funcionalismo deu origem à Sociolinguística, por exemplo, esta que estuda a relação entre as diferentes falas (variedades linguísticas) e a sociedade, segundo Silva (2014, p. 45 e 48). Cabe dizer ainda que a Sociolinguística estuda os estilos da fala, ou os registros dela no meio social e cultural (Silva, 2014, p. 49). Dessa relação, conclui-se isto: a dicotomia língua e fala dá origem às diferentes variedades de uma determinada língua, variedades estas que são estudadas dentro de um mesmo espaço de tempo (sincronia) ou com outras variedades de uma mesma língua que ocorre ao longo do tempo (diacronia). 
Falando sobre o par sintagma e paradigma, Souza e Araújo (2017, p. 5) explicita o que vem a ser essa relação: o paradigma se dá no eixo vertical, que é o eixo das escolhas dos signos, ao passo que o sintagma é o eixo das combinações desses mesmos signos. Ou seja, é escolhendo os paradigmas, pertencentes a uma mesma classe gramatical, que será possível formar o conjunto linear dos sintagmas, formando uma frase, oração, enunciado, texto etc. 
Para concluir, 	Silva (2011, p. 39) afirma que do estruturalismo veio diferentes vertentes, das quais surgiram o formalismo e o funcionalismo; do formalismo se encontra o próprio estruturalismo e o gerativismo, e do funcionalismo adveio a Pragmática, a Linguística textual, bem como a Sociolinguística, AD de origem francesa e a Semiótica de Greimas. Posto isso, e tudo o que foi abordado nos parágrafos anteriores, é notório dizer que das dicotomias de Saussure surgiram vertentes, e por conseguinte, subvertentes, como uma espécie de raiz, que se ramifica cada vez mais em um espaço linguístico. Essa analogia serve para dizer o seguinte: a sintaxe do português tem seu estudo atual focado nas frases e orações, mas para chegar a esse ponto teve contribuições das dicotomias de Saussure e das variedades de ciências acima expostas, estas que sobrevieram das dicotomias saussurianas. 
DA SILVA, Fernando Moreno. As dicotomias Saussureanas e suas implicações sobre os estudos linguísticos. 2011. Disponível em: https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_84875_1/outline/edit/document/_5038139_1?courseId=_84875_1. Acesso em: 31 março 2022
GUIMARÃES, T. D. C (org.). Linguística básica. São Paulo: Pearson , 2014. 136 p. ISBN 978-85-430-0302-3. Ser educacional - gente criando o futuro.
SALES, F. T. A.; DA SILVA ,. Sintaxe do Português. [S.l.]: Telesapiens, 2020. Cap. Unidade 1, p. 58. Disponivel em: <https://www.fasul.edu.br/projetos/app/webroot/files/controle_eventos/ce_producao/20171024-201950_arquivo.pdf>. Acesso em: 31 maarço 2022.
SOUZA, D. R. D.; CRESTANI,. A dicotomia de Ferdiand de Saussure sintagma x pradigma e suas contribuições para o processo de desenvolvimento da linguagem das crianças. 13º ENCITEC CRIAR INOVAR EMPREENDER, 2017. Disponivel em: <https://www.fasul.edu.br/projetos/app/webroot/files/controle_eventos/ce_producao/20171024-201950_arquivo.pdf>. Acesso em: 31 março 2022. fasul.edu.br.
As ditocomias de Saussure 
 
Sintagma e paradigma
Fazem parte da dupla articulação da linguagem, que se dá pelo princípio de economia sintgmática e paradigmática (GUIMARÃES, 2014, p. 82-83)
Significante e significado 
Ambos fazem parte de um signo linguístico, a diferença é que o significante é a imagem acústica de um objeto; já o significado é a significação ou o conceito propriamente dito (GUIMARÃES, 2014, p. 51)
Língua e fala
A língua é o foco de estudo da linguísticam enquanto que a fala é um relação A versus B de linguagem entre dois indivíduos (GUIMARÃES, 2014, p. 45) 
Sincronia e diacronia 
A sicronia é o estudo de uma língua em um só momento da história, já a diacronia é o estudo da língua ao longo de um período temporal da história (GUIMAREÃES, 2014, p. 63)

Outros materiais