Buscar

Atividade Contextualizada- Hematologia Básica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade Contextualizada
Hematologia Básica
Nome Completo: IVANILCE DOS SANTOS ARAÚJO
Matrícula: 04080983
Curso: BIOMEDICINA
Na leucemia, a produção completamente desordenada de glóbulos brancos resulta em um aumento dramático em seus números. No hemograma, em vez de 5.000 a 10.000 glóbulos brancos, há 90.000, 100.000 glóbulos brancos. Isso altera a produção das outras séries, ou seja, plaquetas e glóbulos vermelhos, causando uma queda significativa na contagem de plaquetas. De 150/200 mil, podem cair para apenas 5 mil. Outra manifestação importante da doença é a anemia, pois os níveis de hemoglobina também caem. Todas essas alterações podem ser detectadas em um hemograma, um exame de sangue muito simples, e ocorrem à medida que as células leucêmicas proliferam de forma desordenada e passam a ocupar a medula óssea.
Portanto, a marca registrada da leucemia é a presença de um grande número de glóbulos brancos anormais. São glóbulos brancos doentes que, além de perderem as defesas do organismo, ocupam fábricas e reduzem o espaço para fazer outras células que compõem o sangue doente. Para entender a leucemia mieloide aguda que afeta a linhagem de neutrófilos ou granulócitos, existem sete tipos diferentes. Um teste chamado mielografia, que envolve a retirada de líquido da medula óssea, pode analisar diretamente a área afetada para identificar tipos de células invasoras anormais para impedir a produção de outros componentes do sangue.
O tratamento continua com uma estratégia de consolidação. Existem estudos dedicados que mostram a melhor consolidação para cada subtipo de leucemia. Se a pessoa tiver uma certa translocação da alteração genética, o melhor tratamento pode ser apenas a quimioterapia. Os pacientes então recebem mais três ou quatro ciclos de quimioterapia na dose usual. No entanto, o prognóstico pode ser tão desfavorável que a melhor opção de tratamento é o transplante de medula óssea.
A medula óssea é o órgão do corpo humano responsável pela produção de células sanguíneas, incluindo glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Quando uma pessoa tem uma doença que afeta a medula como leucemia, por exemplo, o tratamento é necessário para substituir a medula enferma por uma medula nova e saudável. “Quanto mais pessoas estiverem dispostas a se cadastrar como doador, mais chances terão de ter alguém compatível. também conhecido popularmente por "tutano", que tem a função de produzir as células sanguíneas: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas. A medula óssea se localiza na parte esponjosa dos ossos chatos (por exemplo, a bacia), onde o desenvolvimento das células do sangue acontece. 
O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue como por exemplo as Leucemias e os linfomas, isso consiste na substituição de uma medula óssea doente ou deficitária, por células normais da medula óssea . com o objetivo de reconstituição de uma nova medula saudável.
É na medula óssea,que se localizam as células- tronco hematopoéticas, responsáveis pela geração de todo o sangue (glóbulos vermelhos , glóbulos brancos e plaquetas) Essas são as células substituídas no transplante de medula.
O transplante pode ser autogênico , quando a medula vem do próprio paciente. no transplante alogênico a medula vem de um doador. o transplante também pode ser feito a partir de células precursoras de medula óssea, obtidas do sangue circulante de um doador ou do sangue de cordão umbilical.
O processo tem início com testes específicos de compatibilidade , onde são analisados amostras do sangue do receptor. a partir disto o doador é submetido a um procedimento feito no centro cirúrgico sob anestesia e tem duração de aproximadamente duas horas . são realizadas múltiplas punções, com agulhas, nos ossos posteriores da bacia e é aspirada a medula. Esta retirada não causa qualquer comprometimento à saúde
Para receber o transplante o paciente é submetido a um tratamento que ataca as células doentes e destrói a própria medula. Então , ele recebe a medula sadia como se fosse uma transfusão de sangue . Uma vez na corrente sanguínea, as células da nova medula circulam e vão se alojar na medula óssea onde se desenvolvem.
Para o doador , os riscos são poucos . Dentro de poucas semanas , a medula óssea estará inteiramente recuperada. Uma avaliação pré -operatória detalhada verifica as condições clínicas e cardiovasculares do doador visando a orientar a equipe anestésica envolvida no procedimento operatório. Os sintomas que podem ocorrer após a doação : dor local, astenia ( fraqueza temporária dor de cabeça em geral, são passageiros e controlados com medicamentos simples , como analgésicos
Referências
Acesso: 04/06/2022
Medula óssea: como e porquê doar - greenMe
Acesso: 04/06/2022
Como se Tornar um Doador - REDOME – Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea – Site Oficial (inca.gov.br)
Acesso: 03/06/2022
Diagnóstico molecular pode auxiliar no tratamento de leucemia (bioemfoco.com.br)

Continue navegando