Buscar

TEMPLATE - PIC2022 ATIVIDADE I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PIC – Pedagogia
	Alun@: ANDRESSA LIMA MENDONÇA
	RGM: 28295111
	Polo: VILA PRUNDENTE 2
	Tutor: Daniela Gonçalves de Oliveira
Título da sua atividade/unidade
Atividade I 
Dona Jacira está muito contente porque hoje é o dia de sua formatura na turma de alfabetização do Centro Comunitário. Finalmente aprendeu a ler e escrever. Quando tinha 7 anos, o pai não a deixou ir à escola, disse que isso só servia pra escrever cartinhas para namorados. Ela precisava ajudar a mãe na cozinha da fazenda onde trabalhavam e em 1950, o pai dizia que pretos e pobres não precisam de escola. Porém, as coisas mudaram e dona Jacira precisou morar na cidade, onde leitura e escrita eram muito importantes e ela dependia de outras pessoas para fazer coisas muito simples, como tomar um ônibus. Agora, mesmo idosa, seria mais independente do que nunca. 
Analisando as mudanças que ocorreram na sociedade brasileira a partir da década de 1950, explique as razões pelas quais crianças abandonavam a escola em décadas anteriores e por que questões que envolvem as desigualdades de gênero e étnico-raciais, como o fato de dona Jacira ser mulher, negra e pobre, podem ter sido motivações para a sua saída da escola.
As desigualdades na educação étnico-raciais
Introdução
A educação em nosso país, passamos por muitos processos, tivemos diversas defasagens e alterações no decorrer dos anos. Dentro desse período, muitas crianças na década dos anos 50, foram afetadas principalmente as de baixar renda e inclusão da desigualdade racial dentro das escolas, afetando hoje a formação de muitas pessoas em conhecimento, onde ainda temos uma boa parte de porcentagem da população brasileiros negra em pelo século XXI.
Desenvolvimento 
Não somente em todo os estados de São Paulo, mais com todo o Brasil, na época o sistema de encimo não era obrigatória e um boa parte das crianças em idade da primeira infância, onde acabavam fora das salas de aula, os distanciando ainda mais essas crianças com desigualdade racial realizar os seus possíveis e simples sonho, de aprender a ler e escreverem os seus próprios nomes, com o objetivo de ajudar os pais em casa. 
 Na época, por não ser trata sistema obrigatório, os olhos da sociedade acabavam se fechando ainda mais para aqueles com peles mais escuras os diferenciando com algo sem relevância, possibilitando para essas crianças outras funcionalidades dentro da faixa etária na idade dos 7 anos. Elas acabavam tendo um outro direcionamento e afazeres como; ajudar nos afazeres domésticos de casa, ajudar os pais no plantio da horta e colheitas, cuidando dos animais.
Considerações Finais 
Mesmo no ano que vivemos e na nova geração alpha, onde as crianças estão entrando na era da tecnologia, muitas cidades distantes e pessoas de baixa renda, ainda aderem esse tipo de conhecimento antigo, em relação ao nosso futuro que são essas crianças, ainda com muito custo, o governantes do nosso país lutam com muito custo ainda incansavelmente por essa desigualdade racial que permanece em nosso cotidiano, mesmo que ainda essas crianças tenho os devidos direitos que elas merecem em nossa sociedade.

Continue navegando