Buscar

Procedimentos Contábeis em Consolidação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Acerca dos estoques, na eliminação do custo das operações intercompanhias em que a haja lucro não realizado nesses estoques. Quais são os procedimentos a serem adotados? 
O valor dos estoques nas demonstrações consolidadas consiste na soma dos valores nos balanços Individuais, deduzida a parcela de lucro não realizado decorrente de transações entre o grupo, que se Realizará somente quando da venda definitiva a terceiros. 
2) Se a controladora perder o controle da controlada, o que deve ser feito segundo o CPC 36? 
Desconhecer os ativos (incluindo o ágio por rentabilidade futura - Goodwill) e os passivos da controlada pelos seus valores contábeis na data em que o controle for perdido; o valor contábil de qualquer participação de não controladores na ex-controlada na data em que o controle for perdido (incluindo quaisquer Componentes de outros resultados abrangentes reconhecidos diretamente no Patrimônio líquido e atribuíveis aos não controladores). reconhecer: O valor justo da compensação recebida em troca, se houver Proveniente da transação, evento ou circunstância que resultou na perda do controle; e se a transação que resultou na perda do controle envolver a distribuição de ações da controlada aos sócios, na qualidade de proprietários, essa distribuição; quando houver aumento de capital na controlada e a controladora não exercer o seu direito na compra de ações adicionais, pode haver a diluição da participação relativa da controladora. Se essa mudança é suficiente para ela perder o controle, essa perda pela diluição de sua Participação deve ser considerada nesse item; reconhecer o investimento remanescente na ex-controlada, se houver, ao seu valor justo na data em que o controle foi perdido. Reclassificar para o resultado do período ou transferir diretamente para lucros acumulados, quando couber, os valores identificados no Item 35; e reconhecer a diferença resultante como ganho ou perda no resultado do período atribuível à controladora (CPC, 2011, p. 873). 
3) Disserte sobre a contabilização do contrato múltiplo como uma única transação. 
Eles foram firmados ao mesmo tempo e são complementares; Eles formam uma única transação, projetada para alcançar efeito comercial global; a ocorrência do contrato é dependente da ocorrência de pelo menos Outro acordo; um acordo, considerado isoladamente, não se justifica economicamente; porém, quando considerado em conjunto com outros acordos, ele passa a se justificar. Um exemplo disso é quando o acordo prevê a alienação de ações a um preço abaixo do mercado, mas é compensado por outro, com a subsequente alienação a um preço acima do mercado. 
4) Nem todas as operações efetuadas pelas empresas de um determinado grupo deve necessariamente ser representadas por uma única conta na consolidação. Tais procedimentos estão amparados pelo artigo 250, lei n° 6.404/76, alterado pela lei 11.941, de maio de 2009. Nesse sentido discorra a respeito dos procedimentos a serem adotado ?????
Das demonstrações financeiras consolidadas serão excluídas: as participações de uma sociedade em outra; os saldos de quaisquer contas entre as sociedades; as parcelas dos resultados do exercício, dos lucros ou prejuízos acumulados e do custo de estoques ou do ativo não circulante que corresponderem a resultados, ainda não realizados, de negócios entre as sociedades. 
§ 1º A participação dos acionistas não controladores no patrimônio líquido e no lucro do exercício será destacada, respectivamente, no balanço patrimonial e na demonstração do resultado do exercício. § 2° A parcela do custo de aquisição do investimento em controlada, que não for absorvida na consolidação, deverá ser mantida no ativo não circulante, Com dedução da provisão adequada para perdas já comprovadas, e será Objeto de nota explicativa. § 3º O valor da participação que exceder do custo de aquisição constituirá Parcela destacada dos resultados de exercícios futuros até que fique Comprovada a existência de ganho efetivo.§ 4º Para fins deste artigo, as sociedades controladas, cujo exercício social termine mais de 60 (sessenta) dias antes da data do encerramento do Exercício da companhia, elaborarão, com observância das normas desta Lei, Demonstrações financeiras extraordinárias em data compreendida nesse Prazo. 
5) Entre os diversos aspectos a serem observados para a elaboração da consolidação das demonstrações contábeis, há um item de suma importância: os tributos. Nesse sentido disserte sobre o tratamento que o Tributo deve receber na Consolidação. Nas Demonstrações Consolidadas, é preciso eliminar os lucros não realizados das operações Inter companhias. Como muitos desses lucros contabilizados individualmente geraram tributos nas Sociedades em que foram lançados, é necessário ajustar esses tributos. Se o lucro for eliminado, o imposto sobre ele incidente também deverá ser, mas se o lucro for reincluído no futuro, o imposto também deverá ser. 
6) A incorporação como situação existente na combinação de negócios é situação comum dos grupos econômicos. Sendo assim descreva sobre suas principais características. Operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os Direitos e obrigações. Em outras palavras, uma empresa absorve todo o patrimônio de outra (s), trazendo seus ativos e passivos para dentro do patrimônio da incorporadora e fazendo desaparecer a incorporada. 
7). Discorra sobre as hipóteses Previstas no CPC 36 quanto à não apresentação das demonstrações contábeis consolidada: Na controladora pode não apresentar as demonstrações contábeis Consolidadas somente nas seguintes hipóteses: a controladora é ela própria uma controlada (integral ou parcial) de Outra entidade, a qual, em conjunto com os demais proprietários, incluindo Aqueles sem direito a voto, que foram consultados e não fizeram objeções Quanto à não apresentação das demonstrações contábeis consolidadas Pela controladora; os instrumentos de dívida ou de capital da controladora não são Negociados em um mercado aberto (bolsas de valores no País ou no exterior Ou um mercado descentralizado de títulos não listados em bolsa de valores Ou cujas negociações ocorrem diretamente entre as partes, incluindo Mercados locais e regionais); a controladora não registrou e não está em processo de registro de suas Demonstrações contábeis na Comissão de Valores Mobiliários ou outro Órgão regulador; a controladora final (ou intermediária) da controladora disponibiliza ao Público suas demonstrações contábeis consolidadas em conformidade com Os Pronunciamentos Técnicos 
8) Conforme o CPC 36 o controle também pode existir no caso de a controlada possuir menos da metade do poder de voto de uma entidade quando houver, discorra a respeito. 
Poder sobre mais da metade dos direitos de voto por meio de um acordo Com outros investidores; poder para governar as políticas financeiras e operacionais de uma Entidade conforme especificado em estatuto ou acordo; poder para indicar ou destituir a maioria dos membros da diretoria ou Conselho de administração, quando o controle da entidade é exercido por Essa diretoria ou conselho de administração; poder para mobilizar a maioria dos votos nas reuniões da diretoria ou Conselho de administração, quando o controle da entidade é exercido por Essa diretoria ou conselho.
9) A Combinação de negócios, assunto presente nos grupos econômicos merece atenção especial e tratamento adequado por parte do profissional contador. Neste sentido, descreva em seus principais aspectos no consiste em a Cisão....Incorporação e combinação de negócios. Combinação de negócio - Fusão é a operação em que se unem duas ou mais sociedades para formar uma nova, que lhes sucederá em todos os direitos e as obrigações. - a Fusão se caracteriza pelo fato de desaparecem as sociedades que se fundem para em seu lugar, surgir uma nova sociedade. Na Fusão surge uma nova entidade que soma os valores daquelas que formam. Neste caso, ocorre a união entre o adquirente e os ativos líquidos de um ou mais negócios que está sendo fundidos.
10)Acera dos dividendos, explique detalhadamente sobre o tratamento a ser realizado na consolidação??? Na consolidação, é importante haver uniformidade nas práticas contábeis entre as empresas consolidadas na classificação dos ativos, passivos, receitas e despesas, para que os saldos consolidados representem valores de mesma natureza. Há necessidade de se eliminar os saldos existentes ou transações realizadas entre as empresas do grupo para que as Demonstrações Contábeis não apresentem saldos em duplicidade. Os saldos de balanços e transações entre as empresas do grupo, incluindo as receitas, as despesas e os dividendos, devem ser totalmente eliminados. Na elaboração de demonstrações contábeis consolidadas, basicamente, uma entidade controladora combina suas demonstrações contábeis com as de suas controladas, linha a linha, ou seja, somando os saldos de itens de mesma natureza como ativos, passivos, receitas e despesas. Osimpostos e contribuições referentes às diferenças temporárias causadas pela eliminação dos lucros ou prejuízos nas transações entre as empresas do grupo devem ser reconhecidos no ativo ou no passivo como tributos diferidos.
11) Sobre as diversas especificações quando da consolidação das demonstrações contábeis, há ainda o atendimento ao lucro. Detalhe sobre tal item: É comum que, havendo diversas empresas em um mesmo grupo, haja entre elas transações de vendas de produtos e, em casos menos comuns, de bens do Imobilizado. As demonstrações consolidadas não devem incluir lucros ou prejuízos não realizados nas transações efetuadas entre as empresas do grupo, portanto estes devem ser eliminados. A eliminação de resultados, para fins de consolidação, derivados das transações entre empresas consolidadas durante o exercício, deve ser feita da seguinte forma: no caso de aquisição de empresa a ser consolidada, devem ser consideradas apenas as despesas e receitas do período após a aquisição, e no caso de venda de empresa até então consolidada, devem-se incluir os resultados obtidos até a data da venda, apresentados numa única
12) Discorra sobre as providências referente ás comissões sobre venda, juros e outras receitas e despesas: As receitas e despesas de uma controlada são incluídas nas demonstrações contábeis consolidadas a partir da data de aquisição. Devem estar baseadas nos valores dos ativos e passivos reconhecidos na posição consolidada da controladora na data da aquisição. Por exemplo, despesas de depreciação, reconhecidas na demonstração consolidada do resultado do período, devem estar baseadas nos valores dos ativos depreciáveis reconhecidos na posição consolidada da data da aquisição. As receitas e despesas de uma controlada são incluídas nas demonstrações contábeis consolidadas até a data em que a controladora perder o controle sobre essa controlada. Várias transações podem ocorrer entre as empresas do grupo, gerando comissões sobre vendas, juros e outras receitas e despesas que não representam receitas e despesas efetivas com terceiros; portanto, essas Receitas e Despesas devem ser eliminadas pelo lançamento a seguir: Receitas (empresa prestadora do serviço) a Despesas (empresa tomadora do serviço
13) Conforme o CPC 36 o controle também pode existir no de a controladora possui menos da metade de voto de uma entidade quando houve discorra a respeito. 
(a) poder sobre mais da metade dos direitos de voto por meio de um acordo com outros investidores;
(b) poder para governar as políticas financeiras e operacionais de uma entidade conforme especificado em estatuto ou acordo;
(c) poder para indicar ou destituir a maioria dos membros da diretoria ou conselho de administração, quando o controle da entidade é exercido por essa diretoria ou conselho de administração;
(d) poder para mobilizar a maioria dos votos nas reuniões da diretoria ou conselho de administração, quando o controle da entidade é exercido por essa diretoria ou conselho (CPC, 2011, p. 870)
14) Disserte sobre a contabilização do contrato múltiplo como uma única transação:
(a) eles foram firmados ao mesmo tempo e são complementares;
(b) eles formam uma única transação, projetada para alcançar efeito comercial global;
(c) a ocorrência do contrato é dependente da ocorrência de pelo menos outro acordo;
(d) um acordo, considerado isoladamente, não se justifica economicamente; porém, quando considerado em conjunto com outros acordos, ele passa a se justificar. Um exemplo disso é quando o acordo prevê a alienação de ações a um preço abaixo do mercado, mas é compensado por outro, com a subsequente alienação a um preço acima do mercado (CPC, 2011, p. 872)
15) Há ainda a relação entre ativo imobilizado e lucro não realizado que merece especial atenção nos grupos econômicos. Sendo assim quais seriam os aspectos essenciais neste atendimento:
QUESTIÓNARIO
1) Em caso de perda de controle de controladora para com a controlada, segundo o CPC 36 algumas providências devem ser tomadas, exceto: RESPOSTAS: A) Reconhecer os ativos incluindo o ágio por rentabilidade futura – goodwil) e os passivos da controlada pelos seus valores contábeis na data em que o controle for pedido.
2). Observe o texto apresentado e escolha a a alternativa que complete corretamente a lacuna: Quando ocorrer redução de participação numa empresa que até então era consolidada e essa redução resultar em exclusão dessa empresa na consolidação (_________). Tal divulgação deve incluir todos os efeitos relevantes no resultado do exercício e no patrimônio líquido consolidado por meio da reconstrução dos montantes do ano anterior. ....Resposto: C - O efeito decorrente desse fato deverá ser divulgado em nota explicativa.
3) Segundo o pronunciamento técnico CPC 36, demonstrações consolidadas são as demonstrações contábeis de um conjunto de entidades (grupo econômico) apresentadas como se fosse as de uma única entidade econômico. As seguintes definições são encontradas no CPC 36, exceto: ......RESPOSTAS – B – Controle é o poder de governar as políticas administrativas e diretivas da entidade de forma a obter benefícios das suas atividades.
4) O texto abaixo apresenta um único erro em um dos trechos grifados. Faça a identificação deste mediante a escolha da alternativa que contém o texto correto. “ A empresa controladora pode perder o controle sobre uma controlada tão somente quando ocorra uma mudança de propriedade absoluta ou relativa. Esse fato pode acontecer quando uma controlada se torna sujeita ao controle do governo, tribunal, ou órgão regulador. A perda de controle também pode acontecer em decorrência de um acordo contratual. RESPOSTAS – D – Mesmo que não ocorra uma mudança.
5) As perdas intragrupo podem indicar redução no valor recuperável doa ativos correspondentes que precisa ser reconhecida nas demonstrações contábeis consolidadas. Os impostos e contribuições decorrentes das diferenças temporárias pela eliminação de resultados não realizados nas transações intragrupo devem ser reconhecidos. RESPOSTA – D No ativo ou passivo, como tributos diferentes.
6) A baixa do goodwil pode ser feito amortização ou, mais corretamente, pelo: RESPOSTA – E – Teste de redução ao valor recuperável.
7) As combinações de negócios compreendem as operações de fusão, incorporação e cisão. Assim avalie as proposições apresentadas e escolha a alternativa incorreta....
III – Se a incorporação, fusão ou cisão envolver companhia aberta, as sociedades que a sucederem poderão ser também abertas ou não. Nesse caso será necessário obter o respectivo registro e promover a admissão de negociação das novas ações no mercado.
IV – Na incorporação, fusão ou cisão não se faz necessário um protocolo firmado pelos órgãos de administração ou pelos sócios das sociedades interessadas, mas sim somente dos votos. RESPOSTA – D – As preposições III e IV são verdadeiras 
8) Uma controladora não deve ser excluída da consolidação porque suas atividadesde negócio são diferentes daquelas das demais entidades do grupo econômico. Informações relevantes são fornecidas pela consolidação de tais controladas e pela divulgação de informações adicionais nas demonstrações contábeis controladas sobre as diferentes atividades de negócios dessas controladas. Por exemplo podem ser divulgadas informações por segmento para descrever a relevância das diferentes. RESPOSTA – B – Atividades de negócio dentro do grupo econômico.
9) Analise cuidadosamente o texto apresentado escolha que complete corretamente as lacunas: .....Se o valor de aquisição _______considerado pelos avaliadores como o valor da empresa o excedente será contabilizado como custo do ativo. Se o ágio pago corresponder a diferença entre o valor de mercado de parte ou de todos bens do ativo da entidade adquirida e o respectivo valor contábil, este deverá ______como desse cativo. RESPOSTA – A – For superior ao valor justo – ser reconhecido perla investidora.
10) Acerca dos afetos da controladora e da controladora avalie as preposições apresentadas e escolhas a alternativa incorreta: 
I – Para que uma empresa que seja controlada é necessária que a controladora tenha o controle de outras entidades e esse controle é poder tipo governar as políticas financeiras e operacionais da empresa dita como controladora de forma que obtenha benefício das suas atividades ou seja a controladora toma decisões sobre as políticas de empresa considerada e essas políticas vão gerar benefício para a empresa controladora.
II – Uma regra é a de que o capital da empresa controladora não pertence totalmente a empresa.
RESPOSTA – A – Apenas as preposições I, III e IV estão corretas.
11) A contabilização da combinação de negócios deve ser feito com a aplicação do método de aquisição para tanto é necessário atender aos seguintes requisitos exceto: RESPOSTA – E – A projeção de retorno futuro.
12) A combinação de negócio é uma operação na qual adquirente obtém o controle de um ou mais negócios isso pode ser feito mediante transferência de dinheiro Assunção de passivos e : RESPOSTA – A – Emissão de ações ou contrato e dependente.
13) Observe o texto a seguir escolha a alternativa que complete corretamente as lacunas:
As empresas obrigada a consolidação _____juntamente com sus demonstrações financeiras as demonstrações consolidadas _____da controladora separadamente das demonstrações consolidadas a consolidada de demonstrações contábeis é bastante utilizada em países onde a emissão de ações por meio da bolsa de valores é um importante instrumento ____ permite um atendimento situação financeira ____ de operações das companhias...RESPOSTA – D – Deverão elaborar divulgar não podendo publicar as demonstrações individuais captação de recursos como um todo e do volume globol.
14) Avalie cuidadosamente os itens apresentados e escolha a alternativa correta.
I – As mudanças na participação relativa da controladora sobre uma controlada que não resultem. RESPOSTA – C – Apenas o item I é verdadeiro
15) O texto a seguir apresenta um único erro em um dos trechos grifados faça a identificação deste mediante a escolha da alternativa que contém o texto correto: ”resumidamente na elaboração de demonstrações contábeis consolidadas basicamente uma entidade Controladora Combina suas demonstrações contábeis com as de suas Controladas linha A linha ou seja Segregando os Saldos dos itens de mesma natureza como ativos passivos receitas e despesas. RESPOSTA – C – Somando o saldo de itens.
16) O artigo 275 da lei n. 6.0404/1976 refere-se á publicação das demonstrações financeiras de grupos e de cada um de seus componentes. Sendo assim, analise ..escolha alternativa correta.
II SS.1 – As demonstrações consolidadas do grupo serão publicadas – RESPOSTA – D – Apenas a proposição II é falsa
17) Se uma sociedade do grupo econômico utiliza políticos contábeis diferentes daqueles adotadas nas demonstrações contábeis consolidadas para a transações e eventos de mesma natureza, em circunstâncias semelhantes, serão necessários ajustes para adequar as demonstrações contábeis dessa entidade: RESPOSTA – A – Quando da elaboração das demonstrações contábeis consolidadas.
18) Sobre a consolidação das demonstrações contábeis, escolha a alternativa incorreta: RESPOSTA – A – A primeira condição necessária para a consolidação
19) Segundo o parágrafo 8 da lei n. 6.404/76, mesmo que no caso especifico das companhias abertas, a comissão de valores mobiliários seja o órgão determinado para autorizar, em casos especiais, a exclusão ou inclusão de sociedades na consolidação a opinião do ibracon è: RESPOSTA – A – A consolidação é indevida se inexistir o efetivo controle sobre a controlada, mesmo que temporariamente, como no caso de falência, intervenção ou acordo entre acionista etc.
20) O adquirente deve mensurar os ativos adquiridos e os passivos assumidos pelos respectivos valores justos da data da aquisição. Em cada operação de combinação de negócios, deve mensurar a participação de controladores na adquirida pelo seu valor justo nessa participação, ou pela parte que lhes cabe no: RESPOSTA – B – Valor justo dos ativos identificáveis da adquirida.
21) Observe o texto e complete: Para efeito da consolidação, a defasagem máxima entre as datas de encerramento das demonstrações da controlada e da controladora _____ aduração dos períodos abrangidos nas demonstrações contábeis e alguma diferença entre as respectivas datas de ____ de uma período para outro: RESPOSTA ­– B – é de até 2 meses encerramento deverão ser iguais

Continue navegando