Buscar

avaliacao 2 logica e organizacao de computadores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação II - Individual 
Lógica e Organização de Computadores (GTI30)
1 - Os Sistemas de Numeração representam um componente vital para o funcionamento dos computadores, uma vez que sem eles um computador possivelmente não funcionaria, já que os componentes responsáveis pelos cômputos realizados por essas máquinas não existiriam. Com isso, dado o valor na base Binária 1100100, analise as sentenças a seguir:
I- Representa um número par na base decimal. 
II- A soma "31+27" (base decimal) é maior que o referido número. 
III- Representa um número menor que o binário 11001000. 
IV- Representa um número ímpar na base decimal.
 Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças III e IV estão corretas.
B) As sentenças I e II estão corretas.
C) As sentenças I e III estão corretas.
D) As sentenças II e IV estão corretas.
2-O crescimento das redes de computadores se dá pela importância que elas representam para as organizações e pela quantidade de aplicações que dependem da comunicação de dados a longas distâncias. As tecnologias atuais de redes de computadores, em relação as suas abrangências, podem ser classificadas de algumas formas. Sobre elas, analise as opções a seguir:
I- Intranet. 
II- Extranet. 
III- Internet. 
IV- Arpanet. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A)  As opções I, II e IV estão corretas.
B)  As sentenças I e IV estão corretas.
C)  As opções I, II e III estão corretas.
D)  As sentenças II, III e IV estão corretas.
3-Em uma comparação do tipo "o ovo e a galinha", quem propiciou a evolução de quem, se foi a computação que permitiu a evolução dos sistemas de numeração ou esses sistemas que permitiram a evolução da computação e a viabilização dos computadores modernos na forma como os conhecemos atualmente. De qualquer forma, esses sistemas representam um componente vital para o funcionamento dos computadores, uma vez que sem eles um computador possivelmente não funcionaria, já que os componentes responsáveis pelos cômputos realizados por essas máquinas não existiriam. Sobre o sistema de numeração utilizado atualmente nos computadores, assinale a alternativa CORRETA:
A)  O sistema de numeração utilizado nos computadores atuais é a base binária. Entre todas as bases (decimal, octal, hexadecimal) ela representa a base mais eficiente e mais simples para ser representada nos componentes de hardware de um computador.
B)  O sistema de numeração utilizado nos computadores atuais é a base hexadecimal. Ela utiliza 16 algarismos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, A, B, C, D, E, F) para a sua representação, diferentemente da base binária que utiliza apenas dois algarismos e da base octal com 8 algarismos. Dessa forma, a representação hexadecimal oferece a maior capacidade de representação entre todas as bases apresentadas.
C)  O sistema de numeração utilizado nos computadores atuais é a base octal. Ela utiliza 8 algarismos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7) para a sua representação, diferentemente da base binária que utiliza apenas dois algarismos (0, 1). Dessa forma, a representação octal possui uma maior capacidade de representação do que a base binária.
D)  O sistema de numeração utilizado nos computadores atuais, assim como foi desde a invenção dos primeiros computadores, é a base decimal. Utiliza-se essa base, pois trata-se da base utilizada pelas pessoas em seu dia a dia nas suas atividades profissionais e pessoais.
4-As filas são estruturas de dados semelhantes às listas ligadas, porém com algumas limitações relacionadas às operações que podem ser realizadas sobre elas. Outra característica relevante das filas é sua arquitetura do tipo FIFO (First in - First out), em que o primeiro elemento que foi inserido na fila é o primeiro a ser retirado dela. Considerando as propriedades das filas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Um exemplo de utilização de filas na computação são as filas de impressão. 
( ) Não há diferenças significativas na operação de remoção de itens nas estruturas de dados fila e lista. 
( ) A fila possui como característica relevante um elemento de controle, que é conhecido como topo. 
( ) Remover, adicionar e verificar se determinada estrutura de dados está vazia são operações que podem ser realizadas com as filas.
 Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)  F - F - V - V.
B)  V - V - F – F.
C)  F - V - F - V.
D)  V - F - F – V.
5-Para facilitar o trabalho dos desenvolvedores de software foi criado o Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE). Trata-se de um programa de computador que reúne características e ferramentas de apoio ao desenvolvimento de software com o o objetivo de agilizar este processo. Sobre as características e ferramentas mais comuns encontradas em uma IDE, analise as sentenças a seguir: 
I- O editor permite editar o código-fonte do programa em qualquer linguagem(ns) de programação. 
II- O compilador (compiler) permite compilar o código-fonte do programa, editado em uma linguagem específica e a transforma em linguagem de máquina. 
III- O montador (linker) organiza as várias partes do código-fonte, compiladas em linguagem de máquina, em um programa executável que pode ser rodado ou executado em um computador ou outro dispositivo computacional. 
IV- O depurador (debuger) auxilia no processo de encontrar e corrigir erros (bugs) no código-fonte do programa, na tentativa de aprimorar a qualidade do software. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A)  As sentenças I, II e IV estão corretas.
B)  As sentenças I e III estão corretas.
C)  As sentenças I e IV estão corretas.
D)  As sentenças II, III e IV estão corretas.
6-Apesar de o sistema binário ser o mais apropriado para os computadores, é excessivamente inapropriado para os seres humanos. Nestes casos, a possibilidade de conversão entre os sistemas de numeração assume um papel muito importante para os profissionais da área da tecnologia. Contudo, para que esta conversão ocorra sem maiores dificuldades, é imprescindível a adoção de algumas regras já estudadas.
Considerando os valores A = 720 na base octal, e B = 1C5 na base hexadecimal, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o resultado da subtração A - B expressa no sistema de numeração decimal:
A) -15.
B) 595.
C) 11.
D) 10.
7-As operações aritméticas e lógicas entre palavras binárias são responsáveis por grande parte das operações de transformação de dados executados pelos computadores. Sabe-se que as operações aritméticas realizadas pelo computador são geralmente feitas com valores na base binária. Neste sentido, ao realizar a multiplicação entre os valores binários 1001 e 11, teremos como resultado:
A)  11011.
B)  10011.
C)  110011.
D)  10110.
8-O software é composto por toda a lógica responsável por controlar o hardware, além de atender às necessidades específicas dos usuários. Neste sentido, os softwares podem ser classificados conforme a função que desempenham dentro do sistema computacional. Acerca da classificação dos softwares, analise as sentenças a seguir:
I- O sistema operacional é classificado com um software básico, o qual tem por finalidade operar o funcionamento dos computadores, dispensando a intervenção humana. f
II- Dentre os diversos softwares aplicativos utilizados atualmente no mundo organizacional, pode-se destacar a planilha eletrônica como um recurso computacional capaz de aceitar, organizar e calcular informações numéricas, contribuindo efetivamente no processamento dos dados de uma organização. v
III- Os vírus eletrônicos atacam indistintamente os programas e os circuitos dos computadores. Para combatê-los, sugere-se a instalação de softwares do tipo aplicativo, como os antivírus e/ou firewalls. 
IV- O sistema operacional Windows disponibiliza alguns softwares utilitários, como o desfragmentador, que visam a contribuir na manutenção do computador. V
Assinale a alternativa CORRETA:
A)  Somente a sentença II está correta.
B)  As sentenças II e IV estão corretas.
C)  As sentenças I e III estão corretas.
D)  As sentenças I, II e III estão corretas.
9-Nos sistemas digitais (computacionais),comumente se recorre a diferentes sistemas de numeração para proceder à representação da informação digital, sendo que a conversão entre esses sistemas é realizada com base em regras, nas quais a quantidade de algarismos disponíveis em um dado sistema de numeração é designada por uma Base. Sabe-se que a representação numérica mais utilizada é a notação posicional, ou seja, o valor atribuído a um símbolo dependente da posição em que este se encontra dentro do conjunto de símbolos. Considerando a conversão entre os diversos sistemas de numeração existentes, analise as sentenças a seguir:
I- A conversão do valor octal 31 para a base decimal trará como resultado o valor 31. 
II- A conversão do valor hexadecimal F2 a base octal trará como resultado o valor 362. 
III- A conversão do valor hexadecimal 5D para a base binária trará como resultado o valor 1011101.
IV- Ao realizar a conversão do valor decimal 21 para a base hexadecimal, serão necessários 3 dígitos para representá-lo. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A)  Somente a sentença III está correta.
B)  As sentenças I e IV estão corretas.
C)  As sentenças II e III estão corretas.
D)  Somente a sentença II está correta.
10-As operações aritméticas em sistemas digitais são geralmente feitas pelo sistema de numeração binário, que possibilita realizar duas operações básicas: adição e subtração (sabe-se que o valor resultante nessas operações deve ser equivalente ao das suas correspondentes decimais). Logo, a partir dessas operações básicas, podem-se realizar todas as demais operações aritméticas, como multiplicação, divisão ou qualquer outra operação numérica. Sobre as operações aritméticas binárias, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas: 
(F ) 101 * 10 = 1011 
(V ) 10000 - 100 x 100 = 0 
( F) 1010 + 1011 x 1 = 10100 
(V ) 1100100 / 1010 = 1010 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)  F - F - V - V.
B)  V - F - V - F.
C)  V - V - F - F.
D)  F - V - F - V.
?????????????

Outros materiais