Buscar

metodologia cientifica (1)

Prévia do material em texto

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE
CAMPUS RIO DO SUL
DISCIPLINA DE PROJETO INTEGRADOR
 Projeto de Pesquisa Metodologia Científica
Alunos: Cláudio Emanuel Nunes Soares, Juarez Sergio Pamplona Junior, Mateus Alencar Gati Nunhez
Rio do Sul, 28 de março de 2022.
Introdução 
Vermelho = excluir
Verde = incluir
Amarelo = falta referência
A sua água é boa? Você bebe a água da torneira? Apesar de curiosas, essas perguntas podem ser respondidas de maneira diferente caso você tenha ou não conhecimento sobre o estado de tratamento da água de sua cidade. A globalização das informações afetou a maneira de viver dos cidadãos, com notícias sendo disseminadas através do advento da internet, usuários passaram a ter conhecimento instantâneo dessas informações. O valor do cuidado com a saúde passou a ser propagado e mais pessoas passaram a ter conhecimento disso, a água é essencial ao ser humano pois ela é a base de nosso sistema. Contudo, na região urbana foi registrado um grande número de casos de câncer nos últimos anos e isso está diretamente ligado à má conduta com o tratamento da rede de esgoto e de água encanada. 
Segundo o INCA, o Brasil terá, até o final de 2022, 625 mil novos casos de câncer, conforme o estudo realizado em 2019 (Estimativa 2020 : incidência de câncer no Brasil (p.25 / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. – Rio de Janeiro : INCA, 2019.). Uma hipótese vincula-se à possibilidade de que a água, proporcionada pelo saneamento básico, seja tratada erroneamente, de modo que, a mesma, contém metais pesados, nocivos à saúde humana. Com a urbanização e o crescente volume populacional, a quantidade de resíduos domésticos produzidos aumentou, proporcionalmente a quantidade de dejetos químicos (baterias e dispositivos eletrônicos), como também rejeitos agrícolas (por exemplo, fertilizantes) são descartados de maneira inadequada.
Pensando nesse dilema e o contexto envolvido por reações na saúde da sociedade ao utilizar a água encanada, essa pesquisa tem o propósito de utilizar uma solução tecnológica a fim de livrar a água cotidiana de substâncias tóxicas, com ênfase em metais pesados. Tendo como principal finalidade, promover recurso hídrico de qualidade à população.
Objetivos
Focado na problemática dos metais pesados nas águas da região do alto vale em Santa Catarina, esse projeto visa estudar e, caso se concretize (o problema da água, que chega até a casa dos cidadãos), conscientizar e salientar a população do perigo que, tal situação, oferece à saúde.
· Objetivos específicos 
1. Estudar a rede de água de Rio do Sul;	Comment by Larissa Maas: Ver no classroom verbos de objetivos
2. Estudar quais metais pesados são nocivos ou não para a saúde humana;
3. Estudar quais metais estão presentes na água de Rio do Sul;
4. Prototipar uma idéia, caso necessário, para solucionar o problema dos cidadãos sobre o tratamento da água encanada;
5. Verificar através de pesquisas e de entrevistas se realmente existem problemas com a água encanada.
Referências
Work Cited
INCA. Estimativa 2020 : incidência de câncer no Brasil. 01 ed., no. 01, 2019, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, p. 122, https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files/media/document/estimativa-2020-incidencia-de-cancer-no-brasil.pdf. Accessed 16 05 2022.

Continue navegando