Buscar

Atividade A1 - Fundamentos da Economia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

No estudo dessa primeira unidade aprendemos que mercado pode ser definido como o local onde bens e serviços, assim como os fatores de produção, são trocados livremente, ou seja, sem a interferência de um organismo de planificação central. Essa dinâmica pode ser ilustrada na figura abaixo:
Fonte:VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de; GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos de Economia. 4º ed. São Paulo: Saraiva, 2008, p. 10
Dessa forma, considerando a sua análise sobre a forma como famílias e empresas interagem, pede-se que seja desenvolvido um texto explicando essa interação, descrevendo, dessa maneira, o funcionamento dos fluxos real e monetário da economia.
Primeiramente, para entendermos os conceitos e a interação entre os fluxos real e monetário, precisamos identificar os agentes econômicos envolvidos, que são, de um lado, as famílias e, do outro, as empresas e organizações.
No fluxo real, empresas e organizações oferecem bens e serviços necessários às famílias. Envolve as negociações entre os agentes. As empresas produzem ou prestam serviços dos quais as famílias precisam. Em contrapartida, as famílias fornecem às empresas e organizações fatores de produção, como mão de obra. Não há o que se falar em valor das negociações no fluxo real, isso fica a cargo do fluxo monetário.
No fluxo monetário, em troca dos bens e serviços que as famílias adquirem, as empresas e organizações obtém receitas proveniente da comercialização, essas receitas para as empresas representam custos para as famílias. Como vimos em fluxo de renda, as famílias ofertaram mão de obra, agora, as empresas usam a renda obtida nas negociações para pagar pelo trabalho.
Esse ciclo movimenta a economia, pois as empresas produzem usando a mão de obra das famílias e, usando a renda obtida pelas vendas e prestação de serviço às próprias famílias, pagam pela mão de obra.

Continue navegando