A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
Tarefa 01 - EA

Pré-visualização | Página 1 de 1

CURSO: 
PROFESSOR: MARCELO NUNES
DISCIPLINA: Eletricidade Aplicada
TURMA: SALA: DATA: 
ALUNO (A): 									MATRÍCULA: 
ATIVIDADE 01
OBSERVAÇÕES: 
Leia com atenção as questões antes de responder. As questões devem ser respondidas somente à caneta azul ou preta, na folha de respostas. Rasuras anulam sua questão objetiva.
Será observada uma tolerância máxima de 30 minutos para a entrada dos alunos após o início da prova. Nesse período, nenhum aluno poderá deixar a sala. Terminada a prova, o aluno deverá entregar ao professor a folha de questões e a folha de respostas, devidamente identificadas.
É proibido o uso de equipamentos eletrônicos portáteis e consulta a materiais de qualquer natureza durante a realização da prova.
Questões objetivas e discursivas que envolvam operações algébricas devem possuir a memória de cálculo na folha de respostas exceto nos casos em que o docente autorizar o uso de algum equipamento específico.
Boa atividade.
Pontuação: Total: 10,0 pontos
Questão 1 (2,0 pontos) – Corrente Elétrica
Defina corrente elétrica.
Corrente elétrica é o fenômeno físico em que os portadores de carga elétrica, como elétrons, são conduzidos pelo interior de algum material em razão da aplicação de uma diferença de potencial elétrico. A corrente elétrica é uma grandeza escalar. Sua unidade de medida, segundo o Sistema Internacional de Unidades, é o ampère (A).
Questão 2 (2,0 pontos) – Tensão Elétrica
Defina Tensão Elétrica
Tensão elétrica é a forca elétrica que provoca a circulação de corrente, que faz as cargas elétricas entrarem em movimento. Quando entre dois corpos, ou entre dois pontos, existe uma diferença de quantidade de cargas, então, temos uma diferença de potencial elétrico (DDP) ou uma tensão elétrica.
Questão 3 (2,0 pontos) – Potencial Elétrico
Determine o módulo e o sinal de carga que gera um potencial de 127 V, a uma distância radial de 10 cm, no vácuo. Dados: k=9 x 10⁹.
 → → → 
"O potencial elétrico pode admitir sinais algébricos, positivo"
Questão 4 (2,0 pontos) – Fontes de Tensão
Cite as fontes de tensão CC existentes na prática. Quais os níveis de tensão de geradores CC encontrados comercialmente?
Um gerador CC é uma máquina elétrica de corrente contínua, capaz de converter energia mecânica em energia elétrica, e que também pode ser chamado de Dínamo. Há cinco tipos principais de geradores CC, classificados de acordo com o modo de produção do fluxo de campo:
· Gerador de excitação independente: o fluxo de campo é obtido de uma fonte de potência separada do próprio gerador
· Gerador em shunt: o fluxo de campo é obtido pela ligação do circuito de campo diretamente aos terminais do gerador
· Gerador série: o fluxo de campo é obtido ligando o circuito de campo em série com a armadura do gerador
· Gerador composto cumulativo: estão presentes ambos os campos em derivação e em série, e seus efeitos são aditivos
· Gerador composto diferencial: estão presentes ambos os campos em derivação e em série, mas os seus efeitos são subtrativos
Comercialmente as tensões do geradores são 5V-24V
Questão 5 (2,0 pontos) – Baterias
Por quanto tempo uma bateria de carro de 12 V, com especificação ampère-hora de 45 Ah vai fornecer uma corrente de 5 A?
T = C / I
T = 45 / 5
T = 9 horas

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.