Buscar

Proposta triangular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Proposta triangular
 
Qual seria a proposta triangular da professora Ana Mae Barbosa para o ensino das artes nas escolas? Você já vivenciou essa proposta em alguma escola?
 
Escreva um texto sobre o tema e conte a sua experiência ou faça uma pesquisa. Você deverá comentar o post de outros alunos justificando o seu ponto de vista.
 
Referência
Ler o capítulo do livro IAVELBERG, R. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. São Paulo: Artmed, 2008, p. 47-50.
 
 Ana Mae Barbosa diz que: “Metodologia é feita pelo professor e de propostas a escola já está cheia. O que pensei foi em algo que pudesse ser construído coletivamente. A abordagem é muito flexível, pode ser feita de várias maneiras. Contextualizar é importante porque situa a obra no tempo, e o aluno entende melhor a época na qual ela foi criada” 
 Se baseando na falta de sistematização do ensino de artes, Ana Mae criou a Proposta Triangular, onde seu objetivo era gerar a melhoria deste ensino, buscando além de um melhor entendimento das artes, uma aprendizagem mais significativa e o estímulo para uma forma mais crítica de se pensar e olhar as artes, tanto para o aluno quanto para o educador. Com a criação dessa proposta Ana Mae foi além do apenas conhecer o nome do autor, nome da obra e seu ano de criação.
  A Proposta Triangular é construída por três pilares, sendo eles:
Contextualização histórica (conhecer a sua contextualização histórica); Fazer artístico (fazer arte); Apreciação artística (saber ler uma obra de arte).
 Durante meus anos de ensino fundamental e médio passei por colégios particulares e públicos e em nenhum deles tive a abordagem de Ana Mae incluída na grade curricular. Pude notar que as aulas e trabalhos de artes de meu irmão mais novo são bastante diferentes das que tive e após ter conhecimento sobre tal abordagem de ensino vejo que ele está aprendendo de acordo com o proposto por Ana Mae, e é realmente uma ótima forma de ensino, a abordagem realmente faz o aluno ter uma visão mais profunda, criativa e crítica a respeito da arte. Espero que essa abordagem se faça cada vez mais presente nas escolas

Continue navegando

Outros materiais