Logo Passei Direto
Buscar

prova 2

User badge image
Macropov

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A imagem anexa é uma água-tinta de Camille Pissarro, intitulada Marché aux légumes à Pontoise, pertencente ao Ashmolean Museum de Oxford. A gravura em metal era parte da arte do ourives por toda a Idade Média e a ideia de imprimir a gravura em metal no papel veio da possibilidade de usá-la como meio de registrar os desenhos que eram vendidos. A gravura em metal é uma das mais antigas técnicas de gravura e abarca uma variedade de técnicas. Com base nessas informações e na técnica de água-tinta, apresentada na imagem classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A água-tinta pode ser considerada como água-forte também e possui muitas variantes. Caracteriza-se por sua textura.
( ) Na água-tinta, a tonalidade é conseguida através da camada heterogênea de breu e pelo tempo, e o tempo é irrelevante.
( ) A imersão completa de uma chapa de metal em um mordente é chamada de lavis e as áreas protegidas por verniz são atingidas pelo mordente.
( ) A água-tinta é caracterizada pela variação de tons que são conseguidos através da exposição da chapa ao mordente.
A F - V - F - F.
B V - V - F - V.
C V - V - V - F.
D V - F - F - V.

Observe a imagem a seguir: Esta gravura, Cidade Fantástica (1961), de Darel Valença, foi realizada com a técnica de ponta-seca. Darel Valença Lins (Palmares, Pernambuco, 1924) é gravador, pintor, desenhista, ilustrador e professor. Seus trabalhos apresentam dois temas principais: as cidades imaginárias e os anjos e as máquinas. As cidades criadas por Darel são vistas do alto ou à distância. O artista não descreve locais específicos, apenas insinua casas, ruas ou edifícios. A figura humana também não é nítida, aparece como arabesco ou mancha. A partir da década de 1970, ocorre uma mudança em sua produção: o que estava distante se aproxima, e as figuras também se tornam mais concretas. Na opinião do crítico Roberto Pontual (1939-1994), tanto as paisagens do casario de favelas, quanto as vistas das cidades da Itália e os anjos em luta com as máquinas, revelam o interesse caracteristicamente expressionista do artista pela dinâmica do claro-escuro e do cheio-vazio. A produção de Darel aproxima-se, em algumas obras, do realismo fantástico. O termo ponta-seca nomeia tanto um instrumento quanto uma técnica de impressão. Sobre a ponta-seca, nessas duas possibilidades, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Técnica que produz linhas e tramas através da ação de mordentes como o ácido nítrico e o percloreto de ferro.
( ) Com ela podemos obter meios-tons através da aplicação de uma camada de resina. Com a aplicação de calor, formam-se bolhas que permitem a ação do mordente, criando texturas.
( ) Oferece resultado rápido, mas há menos possibilidades de numerosas cópias. Possibilita a variedade de traços e linhas aveludadas.
( ) Utilizado no processo direto, funciona como uma caneta ou um lápis sobre o metal que risca a superfície do metal formando em cada traço desenhado pequenos sulcos.
A F - F - V - V.
B F - V - F - F.
C V - V - F - V.
D V - F - F - V.

A gravura em metal, ou calcogravura, é uma técnica muito empregada pelos gravuristas desde o século XV. Este método de gravação possui características específicas e necessita de cuidados especiais na hora da impressão. Utiliza-se uma matriz em metal, geralmente cobre. Pode ser feita em alumínio, aço, ferro ou latão amarelo. A gravura em metal pode ser definida como gravura de encavo (do francês gravureencreux), termo genérico que é aplicado para definir certos procedimentos da gravura.
Sobre a gravura em metal, assinale a alternativa CORRETA:
A Tudo o que é gravado aparece na cópia.
B Não pode ser impresso sobre o papel.
C Acontece o mesmo que acontece na xilogravura, ou seja, o que é retirado fica em branco.
D O que é gravado aparece em cores no papel.

A questão da reprodução de gravuras e o critério para a definição de originalidade para obras impressas passou por muitas fases distintas, e apesar de princípios terem sido estabelecidos recentemente, mantém-se em constante evolução. Gravura é a impressão de imagens por meio de uma matriz ou molde. Considerando o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O termo gravura é utilizado para vários processos nos quais um desenho é talhado numa placa e, em seguida, aplicado a uma base.
( ) Monotipia é uma técnica utilizada que permite a multiplicação de tiragens.
( ) Lasar Segall utilizou a gravura em suas criações.
( ) Xilogravura é a reprodução de imagens utilizando uma base de madeira.
( ) Silk-creen é um processo que consiste em passar a tinta por uma tela para a superfície a ser impressa.
A F - F - F - V - V
B V - V - V - F - F.
C V - F - V - V - V.
D F - V - F - V - V.

Na gravura, os artistas possuem grande quantidade de técnicas que podem ser empregadas na produção de uma obra de arte. Uma destas técnicas é a monotipia, que possibilita um resultado ímpar em relação aos demais métodos utilizados. Esta impressão ou registro tem ligação com os gestos primordiais do homem, marcas que atravessaram os tempos, tornando-se tão atualizados, tão contemporâneos quanto a mão do homem pré-histórico gravada na caverna. Possibilita gravar, "congelar" um gesto, uma ideia, uma emoção (WEISS, 2003). Sobre esta impressão acerca da monotipia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A monotipia é um processo que pode atender a vários tipos de linguagem, separadamente ou de forma híbrida: pintura, desenho e gravura.
( ) A monotipia pode ser impressa de duas formas: manualmente sob pressão da mão com ou sem instrumento ou com uso de prensa calcográfica.
( ) É possível imprimir mais cópias da mesma imagem. Entretanto, cada uma delas ficará cada vez mais fraca.
( ) Na monotipia só é possível realizar experiências monocrômicas, por isso o termo "mono".
a) V - F - F - V.
b) V - V - V - F.
c) V - V - V - V.
d) F - V - V - V.

Gravura é um processo de transformação. Inicia com o interesse em criar uma imagem numa matriz (madeira, pedra, metal ou outro material), com a intenção, no entanto, de se obter uma outra imagem, fiel espelho da primeira, impressa em papel ou outro suporte com características muito diferentes do material da matriz. A curiosa metamorfose da imagem da matriz para a imagem do papel, que ocorre durante o processo, seja intencionalmente buscada ou escapando ao controle do gravador, sempre lhe reserva uma sequência de surpresas, sendo talvez este um dos principais motivos do eterno fascínio que a gravura tem exercido sobre a imaginação criadora dos artistas (HAERTEL, 1990, p. 45).
Sobre os processos de impressão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Quanto à monotipia é possível imprimir mais cópias da mesma imagem. No entanto, cada uma delas ficará cada vez mais forte.
( ) Quanto à xilogravura ou linóleo, para cada cópia tirada, a matriz deve receber nova camada de tinta. O número de cópias é definido pelo artista.
( ) O processo de elaboração de uma gravura em metal (calcogravura ou calcografia) consiste na gravação de uma imagem sobre uma chapa que pode ser de cobre, latão, alumínio, zinco, aço, ferro e EVA.
( ) A serigrafia é um processo gráfico em que a luz é elemento determinante, uma vez que trabalhamos com uma matriz fotossensível.
A V - V - F - F.
B F - F - V - V.
C V - F - F - V.
D F - V - F - V.

Em princípio, a obra de arte sempre foi suscetível de reprodução. O que seres humanos fazem pode ser imitado por outros. Os estudantes copiavam obras como forma de se exercitar, os mestres as reproduziam para divulgá-las, e finalmente outras pessoas as copiavam para ganhar com isso. Diferentemente, as técnicas de reprodução são um fenômeno novo, que ocorre ao longo da história de forma intermitente, em momentos espaçados por longos intervalos, mas com intensidade crescente (BENJAMIN, 2012, p. 10). Nas Artes Visuais, a imagem pode ser produzida por diferentes técnicas, entre as quais, a Gravura. Gravura é o resultado de uma técnica de reprodução e, em geral, são feitos desenhos em alguma superfície - chamada de matriz - com base em incisões, corrosões e talhos realizados com instrumentos e materiais especiais. Dependendo da técnica e dos materiais empregados, a gravura recebe uma nomenclatura específica.
Considerando essas nomenclaturas e técnicas, assinale a alternativa CORRETA:
A Litogravura: matriz pedra/calcário; xilogravura: matriz de madeira; calcografia: matriz de metal.
B Fotopolímero: matriz em fotografia; litografia: matriz em metal; monotipia: matriz em vidro.
C Calcogravura: matriz em cobre; petróglifos: matriz em pedra; escultogravura: matriz em madeira.
D Serigrafia: matriz em estêncil; cordel: matriz em madeira; tintogravura: matriz corroída em ácido.

"A profundidade do traço depende da pressão que se faz com a mão. O gravador deve segurar o buril o mais perpendicularmente possível em relação à superfície da chapa para obter duas rebarbas fortes nas bordas do traço. Gravando com a ponta inclinada, resulta um traço menos profundo e, por conseguinte, obtém-se uma rebarba mais fraca, menor do lado da mão. As rebarbas, características deste método direto, não devem ser cortadas. São nelas que a tinta de impressão se agarra e delas depende a força da linha gravada. Pode-se naturalmente cortar uma parte da rebarba, quando esta operação corresponde às necessidades do nosso trabalho. E, neste caso, usa-se o raspador no sentido do comprimento da linha. É melhor fazer esta correção com a chapa atintada, o que permite que sejam vistos os valores que devem ser suprimidos. Pode-se marcar o desenho, usando-se nanquim, lápis de cera, creion litográfico ou lápis simplesmente. A ponta seca gasta-se facilmente, motivo pelo qual não se deve tirar repetidas cópias antes de terminado o trabalho. É o processo que mais sofre a pressão da prensa. Convém cromar a chapa se deseja aumentar as possibilidades da tiragem".
Esta definição da técnica de ponta seca ilustra o processo desse tipo de gravura. Dessa forma, o termo ponta seca refere-se a qual procedimento?
A Gravação direta sobre a placa de metal.
B Utilização de vernizes e mordentes para a gravação do metal.
C Utilização de verniz e ponta seca sem a ação do mordente.
D Utilização de uma base de madeira.

A serigrafia é um processo de gravação que se difere muito dos outros meios de produção, principalmente pelo fato de que, ao longo dos tempos, este método foi aprimorado a partir de tecnologias que surgiram com a modernidade. Esta técnica reproduz desenhos de cores planas através de uma armação de madeira e tela feita de tecido de seda, náilon ou rede metálica, sobre uma base que pode ser de papel, tecido, metal ou outros. O processo se dá a partir da aplicação de tinta sobre partes permeáveis e impermeáveis da tela, que a filtra formando o desenho a ser impresso.
De que maneira, na serigrafia, a imagem a ser impressa é gravada na tela?
A Pela transferência com fotocópia e thinner.
B Pelo uso de componentes químicos.
C Pelo processo de fotossensibilidade.
D Pela incisão com a ponta seca.

Observe a imagem a seguir: Esta gravura, Cidade Fantástica (1961), de Darel Valença, foi realizada com a técnica de ponta-seca. Darel Valença Lins (Palmares, Pernambuco, 1924) é gravador, pintor, desenhista, ilustrador e professor. Seus trabalhos apresentam dois temas principais: as cidades imaginárias e os anjos e as máquinas. As cidades criadas por Darel são vistas do alto ou à distância. O artista não descreve locais específicos, apenas insinua casas, ruas ou edifícios. A figura humana também não é nítida, aparece como arabesco ou mancha. A partir da década de 1970, ocorre uma mudança em sua produção: o que estava distante se aproxima, e as figuras também se tornam mais concretas. Na opinião do crítico Roberto Pontual (1939-1994), tanto as paisagens do casario de favelas, quanto as vistas das cidades da Itália e os anjos em luta com as máquinas, revelam o interesse caracteristicamente expressionista do artista pela dinâmica do claro-escuro e do cheio-vazio. A produção de Darel aproxima-se, em algumas obras, do realismo fantástico. O termo ponta-seca nomeia tanto um instrumento quanto uma técnica de impressão. Sobre a ponta-seca, nessas duas possibilidades, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Técnica que produz linhas e tramas através da ação de mordentes como o ácido nítrico e o percloreto de ferro.
( ) Com ela podemos obter meios-tons através da aplicação de uma camada de resina. Com a aplicação de calor, formam-se bolhas que permitem a ação do mordente, criando texturas.
( ) Oferece resultado rápido, mas há menos possibilidades de numerosas cópias. Possibilita a variedade de traços e linhas aveludadas.
( ) Utilizado no processo direto, funciona como uma caneta ou um lápis sobre o metal que risca a superfície do metal formando em cada traço desenhado pequenos sulcos.
A - F - F - V.
B - F - V - F - F.
C - V - V - F - V.
D - V - F - F - V.

A questão da reprodução de gravuras e o critério para a definição de originalidade para obras impressas passou por muitas fases distintas, e apesar de princípios terem sido estabelecidos recentemente, mantém-se em constante evolução. Gravura é a impressão de imagens por meio de uma matriz ou molde. Considerando o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O termo gravura é utilizado para vários processos nos quais um desenho é talhado numa placa e, em seguida, aplicado a uma base.
( ) Monotipia é uma técnica utilizada que permite a multiplicação de tiragens.
( ) Lasar Segall utilizou a gravura em suas criações.
( ) Xilogravura é a reprodução de imagens utilizando uma base de madeira.
( ) Silk-creen é um processo que consiste em passar a tinta por uma tela para a superfície a ser impressa.
A - F - F - V - V
B - V - V - V - F - F.
C - V - F - V - V - V.
D - F - V - F - V - V.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

A imagem anexa é uma água-tinta de Camille Pissarro, intitulada Marché aux légumes à Pontoise, pertencente ao Ashmolean Museum de Oxford. A gravura em metal era parte da arte do ourives por toda a Idade Média e a ideia de imprimir a gravura em metal no papel veio da possibilidade de usá-la como meio de registrar os desenhos que eram vendidos. A gravura em metal é uma das mais antigas técnicas de gravura e abarca uma variedade de técnicas. Com base nessas informações e na técnica de água-tinta, apresentada na imagem classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A água-tinta pode ser considerada como água-forte também e possui muitas variantes. Caracteriza-se por sua textura.
( ) Na água-tinta, a tonalidade é conseguida através da camada heterogênea de breu e pelo tempo, e o tempo é irrelevante.
( ) A imersão completa de uma chapa de metal em um mordente é chamada de lavis e as áreas protegidas por verniz são atingidas pelo mordente.
( ) A água-tinta é caracterizada pela variação de tons que são conseguidos através da exposição da chapa ao mordente.
A F - V - F - F.
B V - V - F - V.
C V - V - V - F.
D V - F - F - V.

Observe a imagem a seguir: Esta gravura, Cidade Fantástica (1961), de Darel Valença, foi realizada com a técnica de ponta-seca. Darel Valença Lins (Palmares, Pernambuco, 1924) é gravador, pintor, desenhista, ilustrador e professor. Seus trabalhos apresentam dois temas principais: as cidades imaginárias e os anjos e as máquinas. As cidades criadas por Darel são vistas do alto ou à distância. O artista não descreve locais específicos, apenas insinua casas, ruas ou edifícios. A figura humana também não é nítida, aparece como arabesco ou mancha. A partir da década de 1970, ocorre uma mudança em sua produção: o que estava distante se aproxima, e as figuras também se tornam mais concretas. Na opinião do crítico Roberto Pontual (1939-1994), tanto as paisagens do casario de favelas, quanto as vistas das cidades da Itália e os anjos em luta com as máquinas, revelam o interesse caracteristicamente expressionista do artista pela dinâmica do claro-escuro e do cheio-vazio. A produção de Darel aproxima-se, em algumas obras, do realismo fantástico. O termo ponta-seca nomeia tanto um instrumento quanto uma técnica de impressão. Sobre a ponta-seca, nessas duas possibilidades, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Técnica que produz linhas e tramas através da ação de mordentes como o ácido nítrico e o percloreto de ferro.
( ) Com ela podemos obter meios-tons através da aplicação de uma camada de resina. Com a aplicação de calor, formam-se bolhas que permitem a ação do mordente, criando texturas.
( ) Oferece resultado rápido, mas há menos possibilidades de numerosas cópias. Possibilita a variedade de traços e linhas aveludadas.
( ) Utilizado no processo direto, funciona como uma caneta ou um lápis sobre o metal que risca a superfície do metal formando em cada traço desenhado pequenos sulcos.
A F - F - V - V.
B F - V - F - F.
C V - V - F - V.
D V - F - F - V.

A gravura em metal, ou calcogravura, é uma técnica muito empregada pelos gravuristas desde o século XV. Este método de gravação possui características específicas e necessita de cuidados especiais na hora da impressão. Utiliza-se uma matriz em metal, geralmente cobre. Pode ser feita em alumínio, aço, ferro ou latão amarelo. A gravura em metal pode ser definida como gravura de encavo (do francês gravureencreux), termo genérico que é aplicado para definir certos procedimentos da gravura.
Sobre a gravura em metal, assinale a alternativa CORRETA:
A Tudo o que é gravado aparece na cópia.
B Não pode ser impresso sobre o papel.
C Acontece o mesmo que acontece na xilogravura, ou seja, o que é retirado fica em branco.
D O que é gravado aparece em cores no papel.

A questão da reprodução de gravuras e o critério para a definição de originalidade para obras impressas passou por muitas fases distintas, e apesar de princípios terem sido estabelecidos recentemente, mantém-se em constante evolução. Gravura é a impressão de imagens por meio de uma matriz ou molde. Considerando o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O termo gravura é utilizado para vários processos nos quais um desenho é talhado numa placa e, em seguida, aplicado a uma base.
( ) Monotipia é uma técnica utilizada que permite a multiplicação de tiragens.
( ) Lasar Segall utilizou a gravura em suas criações.
( ) Xilogravura é a reprodução de imagens utilizando uma base de madeira.
( ) Silk-creen é um processo que consiste em passar a tinta por uma tela para a superfície a ser impressa.
A F - F - F - V - V
B V - V - V - F - F.
C V - F - V - V - V.
D F - V - F - V - V.

Na gravura, os artistas possuem grande quantidade de técnicas que podem ser empregadas na produção de uma obra de arte. Uma destas técnicas é a monotipia, que possibilita um resultado ímpar em relação aos demais métodos utilizados. Esta impressão ou registro tem ligação com os gestos primordiais do homem, marcas que atravessaram os tempos, tornando-se tão atualizados, tão contemporâneos quanto a mão do homem pré-histórico gravada na caverna. Possibilita gravar, "congelar" um gesto, uma ideia, uma emoção (WEISS, 2003). Sobre esta impressão acerca da monotipia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A monotipia é um processo que pode atender a vários tipos de linguagem, separadamente ou de forma híbrida: pintura, desenho e gravura.
( ) A monotipia pode ser impressa de duas formas: manualmente sob pressão da mão com ou sem instrumento ou com uso de prensa calcográfica.
( ) É possível imprimir mais cópias da mesma imagem. Entretanto, cada uma delas ficará cada vez mais fraca.
( ) Na monotipia só é possível realizar experiências monocrômicas, por isso o termo "mono".
a) V - F - F - V.
b) V - V - V - F.
c) V - V - V - V.
d) F - V - V - V.

Gravura é um processo de transformação. Inicia com o interesse em criar uma imagem numa matriz (madeira, pedra, metal ou outro material), com a intenção, no entanto, de se obter uma outra imagem, fiel espelho da primeira, impressa em papel ou outro suporte com características muito diferentes do material da matriz. A curiosa metamorfose da imagem da matriz para a imagem do papel, que ocorre durante o processo, seja intencionalmente buscada ou escapando ao controle do gravador, sempre lhe reserva uma sequência de surpresas, sendo talvez este um dos principais motivos do eterno fascínio que a gravura tem exercido sobre a imaginação criadora dos artistas (HAERTEL, 1990, p. 45).
Sobre os processos de impressão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Quanto à monotipia é possível imprimir mais cópias da mesma imagem. No entanto, cada uma delas ficará cada vez mais forte.
( ) Quanto à xilogravura ou linóleo, para cada cópia tirada, a matriz deve receber nova camada de tinta. O número de cópias é definido pelo artista.
( ) O processo de elaboração de uma gravura em metal (calcogravura ou calcografia) consiste na gravação de uma imagem sobre uma chapa que pode ser de cobre, latão, alumínio, zinco, aço, ferro e EVA.
( ) A serigrafia é um processo gráfico em que a luz é elemento determinante, uma vez que trabalhamos com uma matriz fotossensível.
A V - V - F - F.
B F - F - V - V.
C V - F - F - V.
D F - V - F - V.

Em princípio, a obra de arte sempre foi suscetível de reprodução. O que seres humanos fazem pode ser imitado por outros. Os estudantes copiavam obras como forma de se exercitar, os mestres as reproduziam para divulgá-las, e finalmente outras pessoas as copiavam para ganhar com isso. Diferentemente, as técnicas de reprodução são um fenômeno novo, que ocorre ao longo da história de forma intermitente, em momentos espaçados por longos intervalos, mas com intensidade crescente (BENJAMIN, 2012, p. 10). Nas Artes Visuais, a imagem pode ser produzida por diferentes técnicas, entre as quais, a Gravura. Gravura é o resultado de uma técnica de reprodução e, em geral, são feitos desenhos em alguma superfície - chamada de matriz - com base em incisões, corrosões e talhos realizados com instrumentos e materiais especiais. Dependendo da técnica e dos materiais empregados, a gravura recebe uma nomenclatura específica.
Considerando essas nomenclaturas e técnicas, assinale a alternativa CORRETA:
A Litogravura: matriz pedra/calcário; xilogravura: matriz de madeira; calcografia: matriz de metal.
B Fotopolímero: matriz em fotografia; litografia: matriz em metal; monotipia: matriz em vidro.
C Calcogravura: matriz em cobre; petróglifos: matriz em pedra; escultogravura: matriz em madeira.
D Serigrafia: matriz em estêncil; cordel: matriz em madeira; tintogravura: matriz corroída em ácido.

"A profundidade do traço depende da pressão que se faz com a mão. O gravador deve segurar o buril o mais perpendicularmente possível em relação à superfície da chapa para obter duas rebarbas fortes nas bordas do traço. Gravando com a ponta inclinada, resulta um traço menos profundo e, por conseguinte, obtém-se uma rebarba mais fraca, menor do lado da mão. As rebarbas, características deste método direto, não devem ser cortadas. São nelas que a tinta de impressão se agarra e delas depende a força da linha gravada. Pode-se naturalmente cortar uma parte da rebarba, quando esta operação corresponde às necessidades do nosso trabalho. E, neste caso, usa-se o raspador no sentido do comprimento da linha. É melhor fazer esta correção com a chapa atintada, o que permite que sejam vistos os valores que devem ser suprimidos. Pode-se marcar o desenho, usando-se nanquim, lápis de cera, creion litográfico ou lápis simplesmente. A ponta seca gasta-se facilmente, motivo pelo qual não se deve tirar repetidas cópias antes de terminado o trabalho. É o processo que mais sofre a pressão da prensa. Convém cromar a chapa se deseja aumentar as possibilidades da tiragem".
Esta definição da técnica de ponta seca ilustra o processo desse tipo de gravura. Dessa forma, o termo ponta seca refere-se a qual procedimento?
A Gravação direta sobre a placa de metal.
B Utilização de vernizes e mordentes para a gravação do metal.
C Utilização de verniz e ponta seca sem a ação do mordente.
D Utilização de uma base de madeira.

A serigrafia é um processo de gravação que se difere muito dos outros meios de produção, principalmente pelo fato de que, ao longo dos tempos, este método foi aprimorado a partir de tecnologias que surgiram com a modernidade. Esta técnica reproduz desenhos de cores planas através de uma armação de madeira e tela feita de tecido de seda, náilon ou rede metálica, sobre uma base que pode ser de papel, tecido, metal ou outros. O processo se dá a partir da aplicação de tinta sobre partes permeáveis e impermeáveis da tela, que a filtra formando o desenho a ser impresso.
De que maneira, na serigrafia, a imagem a ser impressa é gravada na tela?
A Pela transferência com fotocópia e thinner.
B Pelo uso de componentes químicos.
C Pelo processo de fotossensibilidade.
D Pela incisão com a ponta seca.

Observe a imagem a seguir: Esta gravura, Cidade Fantástica (1961), de Darel Valença, foi realizada com a técnica de ponta-seca. Darel Valença Lins (Palmares, Pernambuco, 1924) é gravador, pintor, desenhista, ilustrador e professor. Seus trabalhos apresentam dois temas principais: as cidades imaginárias e os anjos e as máquinas. As cidades criadas por Darel são vistas do alto ou à distância. O artista não descreve locais específicos, apenas insinua casas, ruas ou edifícios. A figura humana também não é nítida, aparece como arabesco ou mancha. A partir da década de 1970, ocorre uma mudança em sua produção: o que estava distante se aproxima, e as figuras também se tornam mais concretas. Na opinião do crítico Roberto Pontual (1939-1994), tanto as paisagens do casario de favelas, quanto as vistas das cidades da Itália e os anjos em luta com as máquinas, revelam o interesse caracteristicamente expressionista do artista pela dinâmica do claro-escuro e do cheio-vazio. A produção de Darel aproxima-se, em algumas obras, do realismo fantástico. O termo ponta-seca nomeia tanto um instrumento quanto uma técnica de impressão. Sobre a ponta-seca, nessas duas possibilidades, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Técnica que produz linhas e tramas através da ação de mordentes como o ácido nítrico e o percloreto de ferro.
( ) Com ela podemos obter meios-tons através da aplicação de uma camada de resina. Com a aplicação de calor, formam-se bolhas que permitem a ação do mordente, criando texturas.
( ) Oferece resultado rápido, mas há menos possibilidades de numerosas cópias. Possibilita a variedade de traços e linhas aveludadas.
( ) Utilizado no processo direto, funciona como uma caneta ou um lápis sobre o metal que risca a superfície do metal formando em cada traço desenhado pequenos sulcos.
A - F - F - V.
B - F - V - F - F.
C - V - V - F - V.
D - V - F - F - V.

A questão da reprodução de gravuras e o critério para a definição de originalidade para obras impressas passou por muitas fases distintas, e apesar de princípios terem sido estabelecidos recentemente, mantém-se em constante evolução. Gravura é a impressão de imagens por meio de uma matriz ou molde. Considerando o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O termo gravura é utilizado para vários processos nos quais um desenho é talhado numa placa e, em seguida, aplicado a uma base.
( ) Monotipia é uma técnica utilizada que permite a multiplicação de tiragens.
( ) Lasar Segall utilizou a gravura em suas criações.
( ) Xilogravura é a reprodução de imagens utilizando uma base de madeira.
( ) Silk-creen é um processo que consiste em passar a tinta por uma tela para a superfície a ser impressa.
A - F - F - V - V
B - V - V - V - F - F.
C - V - F - V - V - V.
D - F - V - F - V - V.

Prévia do material em texto

1A imagem anexa é uma água-tinta de Camille Pissarro, intitulada Marché aux légumes à Pontoise, pertencente ao Ashmolean Museum de Oxford. A gravura em metal era parte da arte do ourives por toda a Idade Média e a ideia de imprimir a gravura em metal no papel veio da possibilidade de usá-la como meio de registrar os desenhos que eram vendidos. A gravura em metal é uma das mais antigas técnicas de gravura e abarca uma variedade de técnicas. Com base nessas informações e na técnica de água-tinta, apresentada na imagemclassifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A água-tinta pode ser considerada como água-forte também e possui muitas variantes. Caracteriza-se por sua textura. ( ) Na água-tinta, a tonalidade é conseguida através da camada heterogênea de breu e pelo tempo, e o tempo é irrelevante. ( ) A imersão completa de uma chapa de metal em um mordente é chamada de lavis e as áreas protegidas por verniz são atingidas pelo mordente. ( ) A água-tinta é caracterizada pela variação de tons que são conseguidos através da exposição da chapa ao mordente. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE DA IMAGEM: . Acesso em: 10 maio 2017.
A
F - V - F - F.
B
V - V - F - V.
C
V - V - V - F.
D
V - F - F - V.
2Observe a imagem a seguir: Esta gravura, Cidade Fantástica (1961), de Darel Valença, foi realizada com a técnica de ponta-seca. Darel Valença Lins (Palmares, Pernambuco, 1924) é gravador, pintor, desenhista, ilustrador e professor. Seus trabalhos apresentam dois temas principais: as cidades imaginárias e os anjos e as máquinas. As cidades criadas por Darel são vistas do alto ou à distância. O artista não descreve locais específicos, apenas insinua casas, ruas ou edifícios. A figura humana também não é nítida, aparece como arabesco ou mancha. A partir da década de 1970, ocorre uma mudança em sua produção: o que estava distante se aproxima, e as figuras também se tornam mais concretas. Na opinião do crítico Roberto Pontual (1939-1994), tanto as paisagens do casario de favelas, quanto as vistas das cidades da Itália e os anjos em luta com as máquinas, revelam o interesse caracteristicamente expressionista do artista pela dinâmica do claro-escuro e do cheio-vazio. A produção de Darel aproxima-se, em algumas obras, do realismo fantástico. O termo ponta-seca nomeia tanto um instrumento quanto uma técnica de impressão. Sobre a ponta-seca, nessas duas possibilidades, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Técnica que produz linhas e tramas através da ação de mordentes como o ácido nítrico e o percloreto de ferro. ( ) Com ela podemos obter meios-tons através da aplicação de uma camada de resina. Com a aplicação de calor, formam-se bolhas que permitem a ação do mordente, criando texturas. ( ) Oferece resultado rápido, mas há menos possibilidades de numerosas cópias. Possibilita a variedade de traços e linhas aveludadas. ( ) Utilizado no processo direto, funciona como uma caneta ou um lápis sobre o metal que risca a superfície do metal formando em cada traço desenhado pequenos sulcos. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE DA IMAGEM: Disponível em: . Acesso em: 3 abr. 2017.
A
F - F - V - V.
B
F - V - F - F.
C
V - V - F - V.
D
V - F - F - V.
3A gravura em metal, ou calcogravura, é uma técnica muito empregada pelos gravuristas desde o século XV. Este método de gravação possui características específicas e necessita de cuidados especiais na hora da impressão. Utiliza-se uma matriz em metal, geralmente cobre. Pode ser feita em alumínio, aço, ferro ou latão amarelo. A gravura em metal pode ser definida como gravura de encavo (do francês gravureencreux), termo genérico que é aplicado para definir certos procedimentos da gravura. Sobre a gravura em metal, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Programa de Desenvolvimento Educacional. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense. Curitiba: SEED, 2012.
A
Tudo o que é gravado aparece na cópia.
B
Não pode ser impresso sobre o papel.
C
Acontece o mesmo que acontece na xilogravura, ou seja, o que é retirado fica em branco.
D
O que é gravado aparece em cores no papel.
4A questão da reprodução de gravuras e o critério para a definição de originalidade para obras impressas passou por muitas fases distintas, e apesar de princípios terem sido estabelecidos recentemente, mantém-se em constante evolução. Gravura é a impressão de imagens por meio de uma matriz ou molde. Considerando o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O termo gravura é utilizado para vários processos nos quais um desenho é talhado numa placa e, em seguida, aplicado a uma base. ( ) Monotipia é uma técnica utilizada que permite a multiplicação de tiragens. ( ) Lasar Segall utilizou a gravura em suas criações. ( ) Xilogravura é a reprodução de imagens utilizando uma base de madeira. ( ) Silk-creen é um processo que consiste em passar a tinta por uma tela para a superfície a ser impressa. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - F - V - V
B
V - V - V - F - F.
C
V - F - V - V - V.
D
F - V - F - V - V.
5Na gravura, os artistas possuem grande quantidade de técnicas que podem ser empregadas na produção de uma obra de arte. Uma destas técnicas é a monotipia, que possibilita um resultado ímpar em relação aos demais métodos utilizados. Esta impressão ou registro tem ligação com os gestos primordiais do homem, marcas que atravessaram os tempos, tornando-se tão atualizados, tão contemporâneos quanto a mão do homem pré-histórico gravada na caverna. Possibilita gravar, "congelar" um gesto, uma ideia, uma emoção (WEISS, 2003). Sobre esta impressão acerca da monotipia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A monotipia é um processo que pode atender a vários tipos de linguagem, separadamente ou de forma híbrida: pintura, desenho e gravura. ( ) A monotipia pode ser impressa de duas formas: manualmente sob pressão da mão com ou sem instrumento ou com uso de prensa calcográfica. ( ) É possível imprimir mais cópias da mesma imagem. Entretanto, cada uma delas ficará cada vez mais fraca. ( ) Na monotipia só é possível realizar experiências monocrômicas, por isso o termo "mono". Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: WEISS, Luise. Monotipias: algumas considerações. 2003. Disponível em: . Acesso em: 18 abr. 2017.
A
V - F - F - V.
B
V - V - V - V.
C
F - V - V - V.
D
V - V - V - F.
6Gravura é um processo de transformação. Inicia com o interesse em criar uma imagem numa matriz (madeira, pedra, metal ou outro material), com a intenção, no entanto, de se obter uma outra imagem, fiel espelho da primeira, impressa em papel ou outro suporte com características muito diferentes do material da matriz. A curiosa metamorfose da imagem da matriz para a imagem do papel, que ocorre durante o processo, seja intencionalmente buscada ou escapando ao controle do gravador, sempre lhe reserva uma sequência de surpresas, sendo talvez este um dos principais motivos do eterno fascínio que a gravura tem exercido sobre a imaginação criadora dos artistas (HAERTEL, 1990, p. 45). Sobre os processos de impressão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Quanto à monotipia é possível imprimir mais cópias da mesma imagem. No entanto, cada uma delas ficará cada vez mais forte. ( ) Quanto à xilogravura ou linóleo, para cada cópia tirada, a matriz deve receber nova camada de tinta. O número de cópias é definido pelo artista. ( ) O processo de elaboração de uma gravura em metal (calcogravura ou calcografia) consiste na gravação de uma imagem sobre uma chapa que pode ser de cobre, latão, alumínio, zinco, aço, ferro e EVA. ( ) A serigrafia é um processo gráfico em que a luz é elemento determinante, uma vez que trabalhamos com uma matriz fotossensível. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: HAERTEL, Nilza Grau. Consideraçõessobre gravura artística. 1990. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/27344/15844. Acesso em: 17 mar. 2020.
A
V - V - F - F.
B
F - F - V - V.
C
V - F - F - V.
D
F - V - F - V.
7Em princípio, a obra de arte sempre foi suscetível de reprodução. O que seres humanos fazem pode ser imitado por outros. Os estudantes copiavam obras como forma de se exercitar, os mestres as reproduziam para divulgá-las, e finalmente outras pessoas as copiavam para ganhar com isso. Diferentemente, as técnicas de reprodução são um fenômeno novo, que ocorre ao longo da história de forma intermitente, em momentos espaçados por longos intervalos, mas com intensidade crescente (BENJAMIN, 2012, p. 10). Nas Artes Visuais, a imagem pode ser produzida por diferentes técnicas, entre as quais, a Gravura. Gravura é o resultado de uma técnica de reprodução e, em geral, são feitos desenhos em alguma superfície - chamada de matriz - com base em incisões, corrosões e talhos realizados com instrumentos e materiais especiais. Dependendo da técnica e dos materiais empregados, a gravura recebe uma nomenclatura específica. Considerando essas nomenclaturas e técnicas, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: BENJAMIN, Walter. A Obra de Arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
A
Litogravura: matriz pedra/calcário; xilogravura: matriz de madeira; calcografia: matriz de metal.
B
Fotopolímero: matriz em fotografia; litografia: matriz em metal; monotipia: matriz em vidro.
C
Calcogravura: matriz em cobre; petróglifos: matriz em pedra; escultogravura: matriz em madeira.
D
Serigrafia: matriz em estêncil; cordel: matriz em madeira; tintogravura: matriz corroída em ácido.
8"A profundidade do traço depende da pressão que se faz com a mão. O gravador deve segurar o buril o mais perpendicularmente possível em relação à superfície da chapa para obter duas rebarbas fortes nas bordas do traço. Gravando com a ponta inclinada, resulta um traço menos profundo e, por conseguinte, obtém-se uma rebarba mais fraca, menor do lado da mão. As rebarbas, características deste método direto, não devem ser cortadas. São nelas que a tinta de impressão se agarra e delas depende a força da linha gravada. Pode-se naturalmente cortar uma parte da rebarba, quando esta operação corresponde às necessidades do nosso trabalho. E, neste caso, usa-se o raspador no sentido do comprimento da linha. É melhor fazer esta correção com a chapa atintada, o que permite que sejam vistos os valores que devem ser suprimidos. Pode-se marcar o desenho, usando-se nanquim, lápis de cera, creion litográfico ou lápis simplesmente. A ponta seca gasta-se facilmente, motivo pelo qual não se deve tirar repetidas cópias antes de terminado o trabalho. É o processo que mais sofre a pressão da prensa. Convém cromar a chapa se deseja aumentar as possibilidades da tiragem". FONTE: CAMARGO, Iberê. A gravura. Topal, São Paulo, 1975. Esta definição da técnica de ponta seca ilustra o processo desse tipo de gravura. Dessa forma, o termo ponta seca refere-se a qual procedimento?
A
Gravação direta sobre a placa de metal.
B
Utilização de vernizes e mordentes para a gravação do metal.
C
Utilização de verniz e ponta seca sem a ação do mordente.
D
Utilização de uma base de madeira.
9A serigrafia é um processo de gravação que se difere muito dos outros meios de produção, principalmente pelo fato de que, ao longo dos tempos, este método foi aprimorado a partir de tecnologias que surgiram com a modernidade. Esta técnica reproduz desenhos de cores planas através de uma armação de madeira e tela feita de tecido de seda, náilon ou rede metálica, sobre uma base que pode ser de papel, tecido, metal ou outros. O processo se dá a partir da aplicação de tinta sobre partes permeáveis e impermeáveis da tela, que a filtra formando o desenho a ser impresso. O termo sinônimo silkscreen é normalmente utilizado num contexto comercial. De que maneira, na serigrafia, a imagem a ser impressa é gravada na tela? FONTE: Disponível em: . Acesso em: 27 mar. 2017.
A
Pela transferência com fotocópia e thinner.
B
Pelo uso de componentes químicos.
C
Pelo processo de fotossensibilidade.
D
Pela incisão com a ponta seca.
10Os chineses já faziam xilogravuras há mais de mil e quinhentos anos e, primeiramente, usavam a xilogravura para confeccionarem cartas de baralho, orações budistas e até imprimir dinheiro. No Japão, a xilogravura era utilizada para "estampar talismãs, no ano de 770"(COSTELLA, 2003). Para gravar uma xilogravura, devemos seguir determinados passos. Sobre esses passos, ordene as seguintes seguintes sentenças: I- Desenhar a imagem sobre a madeira coberta com tinta nanquim com lápis branco, giz ou papel carbono branco (de costura). II- Verificar se o desenho está invertido, ou seja, espelhado. III- Com o desenho pronto na madeira, começar a gravar. IV- Lixar bem a superfície para que fique lisa e por igual. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: COSTELLA, Antônio F. Breve história ilustrada da xilogravura. Editora Mantiqueira, 2009. Campos do Jordão, SP.
A
I - II - III - IV.
B
III - I - II - IV.
C
IV - I - III - II.
D
IV - I - II - III.

Mais conteúdos dessa disciplina