Buscar

Instalação Elétrica Residencial

Prévia do material em texto

1)
Quadros de distribuição são responsáveis por distribuir a energia elétrica para as tomadas e iluminação residencial e também podem alimentar outros quadros de distribuição. Os mesmos comportam os circuitos terminais e devem ser preparados e dimensionados conforme as normas. Esse preferencialmente deve ser posicionado no centro das cargas elétricas, ou mais perto das maiores potencias elétricas.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
· a)
Deve ser posicionado no centro das cargas elétricas, ou mais perto das maiores potencias elétricas pois diminui o numero de circuitos terminais
· b)
Deve ser posicionado no centro das cargas elétricas, ou mais perto das maiores potencias elétricas pois diminui o uso de material (cabos, fios e eletrodutos) para os circuitos de maior potencia.
Alternativa assinalada
· c)
Deve ser posicionado no centro das cargas elétricas, ou mais perto das maiores potencias elétricas pois reduz o risco de acidente com choque elétrico.
· d)
Deve ser posicionado no centro das cargas elétricas, ou mais perto das maiores potencias elétricas pois facilita o acesso aos terminais de maiores potências.
· e)
Deve ser posicionado no centro das cargas elétricas, ou mais perto das maiores potencias elétricas pois reduz o número de disjuntores termomagnéticos .
2)
Uma instalação residencial deve apresentar uma divisão dos circuitos de tomadas e iluminação em circuitos menores para facilitar a manutenção e a operação. Esses circuitos menores são conhecidos como circuitos terminais e apresentam características interessantes como redução da queda de tensão e corrente de passagem.
 
Tomando como referência as NBR 5410, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
 
(   ) Os circuitos terminais devem ter sua potência limitada em 1200 VA para 127 V e 2200 VA para 220 V.
(   ) Devem ser previstos circuitos independentes para as tomadas de uso geral da cozinha, copa e área de serviço.
(   ) Equipamentos com corrente superior a 20 A, TUEs, devem ter um circuito exclusivo.
(   ) Em geral devem ser separados circuitos contendo tomadas e iluminação, podendo haver um circuito comum, que exclua as áreas da cozinha, copa e área de serviço, tendo esse circuito uma corrente máxima de 16 A.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas:
· a)
V – V – F – F
· b)
F – F – V – V
· c)
V – F – V – F
· d)
V – V – F – V
Alternativa assinalada
· e)
V – V – V – F
3)
Para agrupar as cargas temos que ter em mente a potência máxima de 1200 VA para circuitos em 127 V e 2200 VA para tensões de 220 V. Em uma residência cujo sistema de iluminação possui 1100 VA tem-se um circuito, já para as tomadas que possui uma carga total de 2600 VA  é necessário três circuitos, um para cada conjunto de tomadas e os chuveiros por serem classificados como tomadas de uso especifico devem ter seu próprio circuito terminal .
A correta divisão dos circuitos assegura um perfeito dimensionamento das cargas e economia no projeto.
Com base nas informações disponíveis e no dimensionamento do sistema elétrico, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
· a)
A maneira mais precisa e eficiente para escolher a posição do quadro de distribuição é através do cálculo do centro das cargas, e com base na experiência do projetista em posicionar o quadro de distribuição perto das maiores cargas da instalação.
Alternativa assinalada
· b)
Todo os desenhos elétricos devem ser feitos de forma para representar como a instalação elétrica poderá ser concebida no seu aspecto inicial.
· c)
Quadros de distribuição são responsáveis por distribuir a energia elétrica para as tomadas e iluminação residencial, porém não podem alimentar outros quadros de distribuição.
· d)
Os circuitos terminais não devem ser distribuídos entre todas as fases existente de forma a manter um equilíbrio de potência entre as elas.
· e)
Pode-se atribuir 1 disjuntor para o circuito de iluminação, 1 para o chuveiro e 1 para as tomadas, assim mantendo a segurança do sistema elétrico, prevenindo contra sobrecargas.
4)
O dimensionamento dos condutores elétricos é feito para garantir a corrente requerida pelas cargas, o limite de queda de tensão estabelecida pela norma e suportar a capacidade de interrupção dos dispositivos de proteção, tanto por sobrecorrente como por curto-circuito.
Inicialmente aplica-se o critério de capacidade de corrente e o critério de queda de tensão, resultado em duas seções mínima de condutores, para cada resultado, devendo ser adotado o resultado da maior seção.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente os principais critérios para o dimensionamento da capacidade de corrente.
Alternativas:
· a)
Tipo de isolação do cabo, maneira como o condutor vai ser instalado, a potência nominal da carga, a tensão de alimentação, o fator de correção de agrupamento e o fator de correção de temperatura.
Alternativa assinalada
· b)
Tipo de isolação do cabo, maneira como o condutor vai ser instalado, distância do quadro de distribuição e a queda máxima de tensão.
· c)
Maneira como o condutor vai ser instalado, a potência nominal da carga, número de circuitos e o número de curvas que o condutor irá realizar até chegar ao equipamento.
· d)
A tensão de alimentação, o fator de correção de agrupamento e o fator de correção de temperatura, uma vez que é aplicado a lei de Ohm apenas.
· e)
Apenas a potência nominal da carga é importante, contando com a experiência do instalador.

Continue navegando