Buscar

Prova Objetiva de Gestão de Custos

Prévia do material em texto

Prova de Gestão de Custos - Avaliação Objetiva - Tentativa 1 de 2
4.5 / 4.5
check_circleCerto
cancelErrado
watch_laterAguardando correção
Clique na questão para visualizá-la
Após sair da prova, você não poderá revisar sua prova novamente
Questão 1check_circle
Questão 2check_circle
Questão 3check_circle
Questão 4check_circle
Questão 5check_circle
Questão 6check_circle
Questão 7check_circle
Questão 8check_circle
Questão 9check_circle
Questão 10check_circle
1)“Um sistema de Gestão de Estoque que tem por filosofia e meta chegar a zero de estoque, zero defeitos, zero de tempo de preparação e zero papéis, poderia influenciar positivamente uma produção em busca da melhoria contínua.
A - A afirmação diz respeito a Logística Moderna.
B - A afirmação diz respeito a Quatro forças de Porter.
C - A afirmação diz respeito a Sistema dos Quatro Zeros.
D - A afirmação diz respeito a Sistema Just in Time.check_circleResposta correta
E - A afirmação diz respeito a Sistema Kanban.
2)Os custos indiretos, segundo Padoveze (2003), têm como característica básica o caráter genérico e não específico aos produtos finais, sendo que sua relação com os produtos finais existe, mas de forma indireta, sobre algumas dessas fases relacione:
A. Materiais Indiretos.
B. Mão de Obra Indireta.
C. Outros custos indiretos.
1. (__) é aquela que não trabalha diretamente na transformação da matéria-prima, ou que não pode ser identificada a determinado produto;
2. (__) são materiais auxiliares empregados no processo produtivo, podem ser aqueles que não integram fisicamente os produtos ou que não têm medição de consumo nos produtos;
3. (__) todo e qualquer outro custo indireto ocorrido na fábrica e que não possam ser identificados aos produtos.
Assinale a alternativa correta:
A - A+1; B+2 ; C+3.
B - A+3; B+1; C+2.
C - A+3; B+2; C+1.
D - B+1; C+2; A+1.
E - B+1; C+3; A+2.check_circleResposta correta
3)Quanto a sua relação com a quantidade produzida, os custos podem ser classificados em Variáveis, Fixos, Semifixos ou semivariáveis. Assinale a alternativa que define os custos FIXOS?
A - São aqueles que não se alteram com o volume de produção. Em consequência, quanto maior a produção, menor será a parcela do custo fixo a ser atribuído a cada unidade.check_circleResposta correta
B - São os custos contidos na produção acabada no período, abrangendo também os custos de produtos que estavam em elaboração no início do período.
C - São os custos que não podem ser apropriados ao produto e, por isso, necessitam de um critério de rateio.
D - São os gastos da empresa empregados para produzir um produto.
E - Todas as alternativas estão corretas.
Parte superior do formulário
4)Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa. Just in time é um termo inglês, que significa literalmente “na hora certa” ou "momento certo". Podemos, dessa forma, dizer que o sistema Just-in-Time tem como principal objetivo a melhoria contínua do processo produtivo, através de um mecanismo de redução de stocks, os quais tendem, muitas vezes, a camuflar problemas. Dessa forma, marque as alternativas correta com relação as metas colocadas pelo Just-in-Time em relação aos vários da produção:
( ) zero stock.
( ) zero acumulo de trabalhadores por setor.
( ) zero defeitos.
( ) zero tempo de preparação (setup) e movimentação.
( ) zero falta de papéis.
A - F,F,V,V,F.
B - V,F,F,V,F.
C - V,F,V,V,F.check_circleResposta correta
D - V,V,V,F,V.
E - V,V,V,V,F.
5)Quando falamos em métodos de avaliação dos estoques, há três métodos que são os mais analisados pela literatura contábil-financeira, sendo que o PEPS e o CMP são os mais utilizados pelas empresas brasileiras. Porém, existem outros métodos para a avaliação de materiais. Dentro deste contexto, assinale cada terminologia com sua explicação conceitual. Depois marque a sequencia correta.
1 Preço de venda.
2. Valor de mercado – NIFO.
3. Custo específico.
4. Custo arbitrado.
( ) Significa valorizar cada unidade do estoque ao preço efetivamente pago para cada item especificamente determinado. É usado quando for possível identificar o preço específico de cada unidade, mediante identificação física. Esse critério só é aplicável em alguns casos, em que a quantidade, o valor ou a própria característica da mercadoria ou material o permitam, como no caso de revenda de automóveis.
( ) É uma avaliação pelos valores de entrada, na mesma linha de custo pela média ponderada móvel, apesar de os controles serem a preços de venda. O método também chamado de “valor de mercado”, consiste na apuração do total do estoque a preços de venda, quer através de contagem física ou de controle permanente, valorizando os preços unitários de venda, que são convertidos a valores de entrada mediante a sua multiplicação por quociente médio do custo com relação aos preços de venda a varejo para o período corrente.
( ) o valor do próximo produto a ser adquirido é aquele que servirá de base para a avaliação dos estoques. Esse método já está sendo amplamente utilizado pelas empresas pecuárias, de produção agrícola e de extração mineral. Como a prática já era corrente, a Lei das Sociedades Anônimas (art. 183 §4.º), previu essa possibilidade ao dispor que “os estoques de mercadorias fungíveis destinadas à venda poderão ser avaliados pelo valor de mercado quando esse for o costume mercantil aceito pela técnica contábil3”.
( ) Esse critério é arbitrário e sua imposição, pelo Fisco, objetiva penalizar as empresas que não possuem Contabilidade de Custos adequada, levando-as a supervalorizar os estoques, gerando maior lucro e maior incidência de Imposto de Renda.
A - 1,2,3,4.
B - 2,4,1,3.
C - 3,1,2,4.check_circleResposta correta
D - 3,2,4,1.
E - 4,1,3,2.
6)Quanto a incidência no produto, os custos podem ser classificados em diretos e indiretos. Assinale a alternativa que define os custos diretos?
A - São os custos contidos na produção acabada no período, abrangendo também os custos de produtos que estavam em elaboração no início do período.
B - São os custos que não podem ser apropriados ao produto e, por isso, necessitam de um critério de rateio.
C - São os custos que podem ser facilmente identificados diretamente com o produto, sem necessidade de se efetuar um rateio.check_circleResposta correta
D - São os gastos da empresa empregados para produzir um produto.
E - Todas as alternativas estão incorretas.
Parte superior do formulário
7)O material é um dos fatores básicos na formação do custo de produção, constituindo-se no único elemento concreto que pode ser fisicamente reconhecido no produto acabado. Assinale a alternativa que apresente de forma correta a definição de PRODUTO:
A - Nenhuma alternativa está correta.
B - São bens adquiridos pela empresa, para revenda, sem transformação.
C - São o resultado da transformação de bens e serviços em outros bens e serviços.check_circleResposta correta
D - São todos os materiais necessários ao preenchimento das condições de funcionamento das instalações e equipamentos.
E - São todos os materiais necessários no processo de produção de bens e serviços.
8)Na produção denominada produção por processo, ou contínua, ou em série, ou em massa, as empresas produzem uma saída contínua de produto ou produtos homogêneos. Essas empresas podem produzir um único produto, como o automóvel, ou muitos produtos diferentes, como refrigerantes ou artigos farmacêuticos. Na produção por ordem, onde a produção depende da solicitação ou encomenda de um cliente, na produção por processo a empresa produz e coloca os produtos à disposição dos clientes. Muitas empresas utilizam os dois sistemas de custeamento: por ordem e por processo. Por exemplo: em uma fábrica de transformadores onde o produto é elaborado segundo especificações do cliente, o custeamento por ordem de produção é adotado na acumulação de custos dos transformadores e de muitos de seus componentes; o custeamento por processo será empregado para a acumulação dos custos de pequenos componentes que serão utilizados namontagem do transformador e também vendidos no mercado.
Sobre a produção denominada produção por processo e produção por ordem, analise as afirmações a seguir:
I. O sistema de custo por processo é empregado em fábricas cuja produção é contínua e padronizada;
II. O sistema de custo por ordem é aplicado em indústrias que recebem pedidos específicos dos clientes.
III. Os custos de produção no processo são registrados por fases de fabricação.
IV. Na produção por ordem os custos serão acumulados por produto, segundo cartões denominados de Ordem de Produção (OP).
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) acima citadas que estão corretas:
A - Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
B - Apenas as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
C - Apenas as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
D - Apenas as afirmativas III, IV são verdadeiras.
E - Todas as afirmativas estão corretas.check_circleResposta correta
9)Todo o material transferido do almoxarifado para a fabricação deve ser baixado pelo respectivo custo, isto é, pelo valor que prevaleceu na sua entrada, sobre alguns desses conceitos relacione:
A. Método do esgotamento progressivo?
B. Método do esgotamento regressivo?
C. Método do preço médio?
1.(__) consiste em manter separados os lotes de materiais de preços diferentes, imputando a saída a cada um, segundo a sucessão cronológica crescente.
2.(__) método do preço médio móvel de custeamento das requisições que consiste em se apurar a média ponderada dos preços de custo das quantidades.
3.(__) consiste em manter separados os lotes de materiais de preços diferentes, imputando a saída a cada um, segundo a sucessão cronológica decrescente;
Assinale a alternativa correta:
A - A+1; B+2 ; C+3.
B - A+1; B+3; C+2.check_circleResposta correta
C - A+3; B+1; C+2.
D - A+3; B+2; C+1.
E - B+1; C+2; A+1.
10)Contrariamente, o método de custeamento direto trabalha com os conceitos de custos e despesas fixos e custos e despesas variáveis, originados da análise econômica. Dessa forma, o custeio direto permite avaliar a margem de contribuição dos produtos, que é obtida pela diferença entre o preço unitário de venda e os custos variáveis unitários incorridos para sua produção, identifique as afirmativas a seguir como verdadeira (V) ou falsa (F):
(__) é possível pelo método direto calcular tanto o custo direto como o custo indireto de cada produto.
(__) permite identificar os produtos lucrativos, direcionando os esforços de produção e de vendas;
(__) permite avaliar os limites dentro dos quais serão definidas as políticas de preços, sem prejuízo da rentabilidade;
(__) separando os custos fixos dos variáveis, é possível definir volumes mínimos de produção e preços adequados. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
A - F – V – V – V.check_circleResposta correta
B - V – F – F – V.
C - V – F – V – V.
D - V – V – F – F.
E - V– F – V – F.
Prova de Gestão de Custos - Avaliação Objetiva - Tentativa 2 de 2
Parte superior do formulário
1)Quanto a incidência no produto, os custos podem ser classificados em diretos e indiretos. Assinale a alternativa que define os custos diretos?
A - São os custos contidos na produção acabada no período, abrangendo também os custos de produtos que estavam em elaboração no início do período.
B - São os custos que não podem ser apropriados ao produto e, por isso, necessitam de um critério de rateio.
C - São os custos que podem ser facilmente identificados diretamente com o produto, sem necessidade de se efetuar um rateio.check_circleResposta correta
D - São os gastos da empresa empregados para produzir um produto.
E - Todas as alternativas estão incorretas.
Parte inferior do formulário
2)“Um sistema de Gestão de Estoque que tem por filosofia e meta chegar a zero de estoque, zero defeitos, zero de tempo de preparação e zero papéis, poderia influenciar positivamente uma produção em busca da melhoria contínua.
A - A afirmação diz respeito a Logística Moderna.
B - A afirmação diz respeito a Quatro forças de Porter.
C - A afirmação diz respeito a Sistema dos Quatro Zeros.
D - A afirmação diz respeito a Sistema Just in Time.check_circleResposta correta
E - A afirmação diz respeito a Sistema Kanban.
3)O custo dos estoques de produtos em processo e acabados na data do balanço deve ser feito pelo “custeio real por absorção”, ou seja, deve incluir:
I – os custos dos materiais utilizados na produção e determinados pela aquisição ou pelo custo médio das aquisições;
II – os custos da mão de obra direta incluindo salários do pessoal que trabalha diretamente na fabricação do produto, adicionados dos respectivos encargos sociais, trabalhistas e previdenciários;
III- os gastos gerais de fabricação, ou custos indiretos de fabricação, incluindo todos os demais custos incorridos na produção.
Assinale a alternativa correta:
A - Apenas a alternativa III está correta.
B - Apenas I e III estão corretas.
C - Apenas I está correta.
D - Apenas II e III estão corretas.
E - Todas alternativas estão corretas.check_circleResposta correta
4)Sobre o custeio por ordem ou encomenda, segundo Padoveze (2003) os sistemas de acumulação compreendem instrumentos, critérios e sistemas que servem para o registro, guarda e acumulação de informações de uma forma lógica e coerente com os produtos e sistemas produtivos utilizados pela empresa, de forma que estes permitam a utilização das informações geradas nos cálculos efetuados por meio de métodos de custeamento dentro das formas de custeio utilizadas. De acordo com a natureza de cada processo produtivo, o sistema de custos é definido segundo a forma pela qual o produto acabado é fabricado, sendo que existem duas principais formas de classificação para eles.
Assinale abaixo a alternativa que contém as duas principais formas de classificação do sistema de custos, segundo a forma pela qual o produto acabado é fabricado.
A - Por controle de produção e por processo.
B - Por controle de vendas e por processo de vendas.
C - Por ordem de produção e por processo de produção.check_circleResposta correta
D - Por ordem de vendas e por processo de produção.
E - Por produção e por processo.
5)Os custos indiretos, segundo Padoveze (2003), têm como característica básica o caráter genérico e não específico aos produtos finais, sendo que sua relação com os produtos finais existe, mas de forma indireta, sobre algumas dessas fases relacione:
A. Materiais Indiretos.
B. Mão de Obra Indireta.
C. Outros custos indiretos.
1. (__) é aquela que não trabalha diretamente na transformação da matéria-prima, ou que não pode ser identificada a determinado produto;
2. (__) são materiais auxiliares empregados no processo produtivo, podem ser aqueles que não integram fisicamente os produtos ou que não têm medição de consumo nos produtos;
3. (__) todo e qualquer outro custo indireto ocorrido na fábrica e que não possam ser identificados aos produtos.
Assinale a alternativa correta:
A - A+1; B+2 ; C+3.
B - A+3; B+1; C+2.
C - A+3; B+2; C+1.
D - B+1; C+2; A+1.
E - B+1; C+3; A+2.check_circleResposta correta
6)É um componente bastante analisado no que diz respeito à contabilidade de custos. Segundo Padoveze (2003), alguns autores tendem a classificar a amortização e a exaustão como gastos indiretos ou custos indiretos de fabricação.”
A - A afirmação diz respeito também a Depreciação.check_circleResposta correta
B - A afirmação diz respeito também ao Custo Direto.
C - A afirmação diz respeito também ao Custo Fixo.
D - A afirmação diz respeito também ao Custo Indireto.
E - A afirmação diz respeito também ao Custo variável.
7)Estoque é um termo utilizado no dia-a-dia de muitas empresas e representa, de forma geral, os produtos que estão armazenados para serem vendidos para os clientes. Dependendo do tipo de empresa (comércio, indústria ou prestação de serviço), o estoque pode apresentar diferentes características e formas de controle. Os estoques representam um dos ativos mais importantes do capital circulante, ou capital de giro, e da posição financeira da maioria das empresas.Somente com a correta determinação no início e no fim do período contábil é que se consegue apurar adequadamente o lucro do período. Os estoques estão ligados às principais áreas de operação das empresas e envolvem problemas de administração, controle, contabilização e principalmente de avaliação. Em uma indústria existem inúmeros itens de estoques, desta maneira, assinale cada terminologia com sua explicação conceitual.
1.Produtos em elaboração.
2. Materiais auxiliares.
3. Materiais de manutenção e suprimentos.
4. Almoxarifado.
5. Provisão para redução ao valor de mercado.
( )São os materiais que têm como características não terem uma representação significativa no valor global do custo de produção e a dificuldade de ser identificados fisicamente no produto.
( )Representam o valor das matérias-primas já requisitadas e que estão em processo de transformação mais os outros custos diretos e indiretos relativos à produção não concluída na data do balanço.
( )Destina-se a registrar, diminuído os estoques, o valor dos itens de estoques que estiverem a um custo superior ao valor de mercado.
( )Engloba todos os itens de estoque de consumo geral, podendo incluir produtos de alimentação do pessoal, materiais de escritório, ou seja, itens que são comprados em grande quantidade e que serão consumidos no decorrer de determinado período.
( )São os materiais para manutenção de máquinas, equipamentos, edifícios etc.
A - 1,4,3,2,5.
B - 2,1,5,4,3.check_circleResposta correta
C - 3,1,2,4,5.
D - 4,3,2,1,5.
E - 5,1,2,4,3.
8)Todo o material transferido do almoxarifado para a fabricação deve ser baixado pelo respectivo custo, isto é, pelo valor que prevaleceu na sua entrada, sobre alguns desses conceitos relacione:
A. Método do esgotamento progressivo?
B. Método do esgotamento regressivo?
C. Método do preço médio?
1.(__) consiste em manter separados os lotes de materiais de preços diferentes, imputando a saída a cada um, segundo a sucessão cronológica crescente.
2.(__) método do preço médio móvel de custeamento das requisições que consiste em se apurar a média ponderada dos preços de custo das quantidades.
3.(__) consiste em manter separados os lotes de materiais de preços diferentes, imputando a saída a cada um, segundo a sucessão cronológica decrescente;
Assinale a alternativa correta:
A - A+1; B+2 ; C+3.
B - A+1; B+3; C+2.check_circleResposta correta
C - A+3; B+1; C+2.
D - A+3; B+2; C+1.
E - B+1; C+2; A+1.
9)Quanto a incidência no produto, os custos podem ser classificados em diretos e indiretos. Assinale a alternativa que define os custos diretos?
A - São os custos contidos na produção acabada no período, abrangendo também os custos de produtos que estavam em elaboração no início do período.
B - São os custos que não podem ser apropriados ao produto e, por isso, necessitam de um critério de rateio.
C - São os custos que podem ser facilmente identificados diretamente com o produto, sem necessidade de se efetuar um rateio.check_circleResposta correta
D - São os gastos da empresa empregados para produzir um produto.
E - Todas as alternativas estão incorretas.
Quando falamos em métodos de avaliação dos estoques, há três métodos que são os mais analisados pela literatura contábil-financeira, sendo que o PEPS e o CMP são os mais utilizados pelas empresas brasileiras. Porém, existem outros métodos para a avaliação de materiais. Dentro deste contexto, assinale cada terminologia com sua explicação conceitual. Depois marque a sequencia correta.
1 Preço de venda.
2. Valor de mercado – NIFO.
3. Custo específico.
4. Custo arbitrado.
( ) Significa valorizar cada unidade do estoque ao preço efetivamente pago para cada item especificamente determinado. É usado quando for possível identificar o preço específico de cada unidade, mediante identificação física. Esse critério só é aplicável em alguns casos, em que a quantidade, o valor ou a própria característica da mercadoria ou material o permitam, como no caso de revenda de automóveis.
( ) É uma avaliação pelos valores de entrada, na mesma linha de custo pela média ponderada móvel, apesar de os controles serem a preços de venda. O método também chamado de “valor de mercado”, consiste na apuração do total do estoque a preços de venda, quer através de contagem física ou de controle permanente, valorizando os preços unitários de venda, que são convertidos a valores de entrada mediante a sua multiplicação por quociente médio do custo com relação aos preços de venda a varejo para o período corrente.
( ) o valor do próximo produto a ser adquirido é aquele que servirá de base para a avaliação dos estoques. Esse método já está sendo amplamente utilizado pelas empresas pecuárias, de produção agrícola e de extração mineral. Como a prática já era corrente, a Lei das Sociedades Anônimas (art. 183 §4.º), previu essa possibilidade ao dispor que “os estoques de mercadorias fungíveis destinadas à venda poderão ser avaliados pelo valor de mercado quando esse for o costume mercantil aceito pela técnica contábil3”.
( ) Esse critério é arbitrário e sua imposição, pelo Fisco, objetiva penalizar as empresas que não possuem Contabilidade de Custos adequada, levando-as a supervalorizar os estoques, gerando maior lucro e maior incidência de Imposto de Renda.
A - 1,2,3,4.
B - 2,4,1,3.
C - 3,1,2,4.check_circleResposta correta
D - 3,2,4,1.
E - 4,1,3,2.

Continue navegando