Buscar

Processo do Conhecimento Penal - 2 Avaliação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Processo do Conhecimento Penal (16790) – 2ª Avaliação
1. Todo magistrado inicia a carreira depois de ser aprovado em concurso de provas e títulos, sendo um colaborador da justiça, na principal tarefa de conduzir e decidir o processo e o julgamento da causa. O juiz para ser legítimo para a condução do processo tem de ser qualificado como um juiz natural. É o juiz natural que possui o dever de imparcialidade ao conduzir o processo, exercendo adequadamente os poderes e observando os seus deveres ao longo de todo o procedimento jurisdicional. As atribuições determinadas pelo Código de Organização de Divisão Jurídica preveem aos juízes atribuições impostas pela Constituição Federal. Diante dos diversos poderes exercidos ao juiz, sabe-se que ele tem o poder do uso de qualquer medida para a efetividade da decisão judicial e alterar a ordem de produção dos meios de provas a depender da particularidade de cada caso. Sobre os poderes atribuídos a um juiz que correspondem a esse atributo, analise as opções a seguir:
I- Poderes Jurisdicionais.
II- Vitaliciedade.
III- Poderes de Polícia.
IV- Inamovibilidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PIERRE, Michel Kevin. Os poderes do juiz no CPC. 2015. Disponível em: https://mpierre.jusbrasil.com.br/artigos/396128425/os-poderes-do-juiz-no-novo-cpc. Acesso em: 21 ago. 2019.
A) Somente a opção III está correta.
B) As opções II e IV estão corretas.
C) Somente a opção I está correta.
D) Somente a opção IV está correta.
2. O artigo 312 do Código de Processo Penal traz as hipóteses de autorização da prisão preventiva. Sobre elas, assinale a alternativa CORRETA:
A) A prisão preventiva deverá ser decretada como garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal, ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria.
B) A prisão preventiva poderá ser decretada como garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal, ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria.
C) A prisão preventiva deverá ser decretada como garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal, ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e/ou indício suficiente de autoria. 
D) A prisão preventiva poderá ser decretada como garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal, ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime sem indício suficiente de autoria.
3. Na peculiaridade de administrador da Justiça do Estado, o juiz tem o poder de julgar, sendo um colaborador da justiça, na principal tarefa de conduzir e decidir o processo e julgamento da causa. O juiz para ser legítimo na condução do processo, tem de ser qualificado como um juiz natural. É o juiz natural que possui o dever de imparcialidade ao conduzir o processo, exercendo adequadamente os poderes e observando os seus deveres ao longo de todo o procedimento jurisdicional. Sobre os atributos exercidos a um juiz, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Em um processo de decidir o litígio, o juiz é o protagonista processual e o interlocutor das provas.
( F ) A divisão dos poderes de um juiz correspondem somente aos poderes de inamovibilidade e de vitaliciedade.
( F ) Em referência com as prerrogativas constitucionais outorgadas aos juízes que estão divididas nos poderes de polícia e nos poderes jurisdicionais.
( F ) Além de exercer a função de juiz, pode dedicar-se a atividades políticas e exercer a advocacia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PIERRE, Michel Kevin. Os poderes do juiz no CPC. Disponível em: https://mpierre.jusbrasil.com.br/artigos/396128425/os-poderes-do-juiz-no-novo-cpc. Acesso em: 21 ago. 2019.
A) F - F - V - F.
B) V - F - F - F.
C) F - V - F - V.
D) F - V - V - F.
4. A decretação da prisão preventiva deverá ser fundamentada e seus motivos devidamente aclarados, não basta a mera repetição do dispositivo legal, devendo ser explicitados o porquê do preenchimento dos requisitos. Contudo, segundo o código de processo penal, o juiz poderá substituir a prisão preventiva pela domiciliar quando o agente for:
I- Maior de 60 anos.
II- Extremamente debilitado por motivo de doença grave.
III- Possuir filho menor de 16 anos.
IV- Possuir lesão corporal de natureza leve.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) Somente a sentença III está correta.
B) Somente a sentença I está correta.
C) Somente a sentença II está correta.
D) Somente a sentença IV está correta.
5. Não há crime quando a preparação do flagrante pela polícia torna impossível a sua consumação. Como o flagrante nessa situação é denominado? 
A) Flagrante preparado ou provocado.
B) Flagrante forjado.
C) Flagrante esperado.
D) Flagrante ensejado.
6. Uma das modalidades da prisão cautelar é a prisão em flagrante. Em todas as espécies de prisão cautelar, o binômio de fumus boni iuris e periculum in mora deve estar presente, sendo eles a tipicidade e o perigo da demora no agir. Especificamente, sobre a prisão em flagrante, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Apresentado o preso à autoridade competente, ouvirá esta o condutor e colherá, desde logo, sua assinatura, entregando a este cópia do termo e recibo de entrega do preso.
( F ) A falta de testemunhas da infração impedirá o auto de prisão em flagrante.
( V ) Após a liberação do condutor, será feita a oitiva das testemunhas, ou seja, serão ouvidas pelo escrivão todas as testemunhas que se encontrarem, pode ser do fato delituoso ou da prisão. 
( V ) Se o preso não informar quem deseja que seja seu procurador, deverá ser remetida cópia integral dos autos para a defensoria pública, para que possa efetivar a defesa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - V - V - F.
B) F - V - F - F.
C) V - F - V - V.
D) F - F - F - V.
7. Uma das modalidades da prisão cautelar é a prisão em flagrante. Flagrante significa no momento ou, logo após o cometimento do crime, em flagra. Conforme o Código de Processo Penal, sobre a prisão em flagrante, analise as sentenças a seguir:
I- A prisão em flagrante somente poderá ser decretada pelas autoridades policiais ou agentes.
II- A falta de testemunhas da infração não impedirá o auto de prisão em flagrante.
III- Somente será considerado em flagrante o delito quando o infrator estiver cometendo a infração penal.
IV- Considera-se em flagrante delito quem é encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papéis que façam presumir ser ele autor da infração.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças II e III estão corretas.
B) As sentenças III e IV estão corretas.
C) As sentenças II e IV estão corretas.
D) As sentenças I e II estão corretas.
8. A Lei 7.960/89, a Prisão Temporária surgiu devido ao incremento da criminalidade, em termos quantitativos, tornando-se assim um recurso imprescindível à eficiência das investigações policiais, pois serve para evitar a ação de suspeitos, no sentido de eliminar vestígios ou indícios dos crimes praticados. É uma espécie de prisão cautelar, decretada pelo juiz durante o inquérito policial, contra aquele que o Estado suspeita ter praticado determinado crime. Sobre o prazo da prisão temporária, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O prazo da prisão temporária é de cinco dias e pode ser prorrogada por mais cinco.
( F ) A prisão temporária é de dez dias sem prerrogativas.
( F ) A temporariedade de prisão é de trinta dias, com prorrogação de mais trinta.
( F ) A condição da transitoriedade prisional temporária é de dez dias, podendo ser prorrogada por mais dez.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L7960.htm. Acesso em: 21 ago. 2019.
A) V - F - F - F.B) F - F - V - V.
C) F - F - F - V.
D) F - V - F - F.
9. A liberdade provisória poderá ser concedida àquele que preso em flagrante preencher determinados requisitos legais, de acordo com o determinado na Constituição Federal no artigo 5º, LXVI. De acordo com o Código de Processo Penal, assinale a alternativa CORRETA:
A) A prisão em flagrante somente poderá ser relaxada após fixada a fiança pela autoridade judicial.
B) A concessão de liberdade provisória deverá impor, como condição, a garantia do juízo por meio de fiança.
C) Ao receber o auto de prisão em flagrante, a autoridade judiciária deverá promover audiência de custódia, para conceder ou não a liberdade provisória de forma fundamentada.
D) O delegado de polícia, entendendo a inadequação das medidas cautelares, poderá revogar a prisão em flagrante.
10. Segundo o Código de Processo Penal, no artigo 268, em todos os termos da ação pública, poderá intervir, como assistente do Ministério Público, o ofendido ou seu representante legal, ou, na falta, qualquer das pessoas mencionadas no artigo 31 do mesmo diploma legal. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A) Nos casos de impedimento ou suspeição do membro do Ministério Público.
B) No caso de morte do ofendido ou quando declarado ausente por decisão judicial, o direito de oferecer queixa ou prosseguir na ação passará ao cônjuge, ascendente, descendente ou irmão.
C) Se o ofendido for maior de 21 anos, ou mentalmente enfermo, ou retardado mental, e não tiver representante legal, ou colidirem os interesses deste com os daquele, o direito de queixa poderá ser exercido por curador especial, nomeado, somente a requerimento do Ministério Público, pelo juiz que primeiro tomar conhecimento do processo penal, independentemente de ser competente, por se tratar de medida urgente.
D) Se o ofendido for maior de 21 e menor de 18 anos, o direito de queixa poderá ser exercido, somente por seu representante legal.

Continue navegando