Buscar

A2 Att didática

Prévia do material em texto

nota 8
errou 2
De maneira específica, o construtivismo, ao reconhecer o papel ativo e autoral de alunos e alunas na construção e na constituição de suas identidades e de seus conhecimentos, coloca os sujeitos da educação no centro do processo de ensino-aprendizagem. Se quisermos, de fato, promover a formação ética e para a cidadania, a partir da introdução de temáticas que objetivem a educação em valores, que tentem responder aos problemas sociais, e conectar a escola com a vida das pessoas, podemos assumir a epistemologia construtivista como referencial para a construção das práticas da transversalidade.
Fonte: ARAÚJO, U. Pedagogia de projetos e direitos humanos: caminhos para uma educação em valores. Pro-Posições, v. 19, n. 2 (56) - maio/ago. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pp/v19n2/a14v19n2.pdf. Acesso em: 24/junho/2019.
A partir do momento que os temas transversais são trabalhados na escola o eixo do processo educacional muda. Assinale a alternativa que corresponde aos fatores que modificam o eixo educacional ao serem alinhados aos conhecimentos científicos curriculares.
a.
Saúde e meio ambiente.
b.
Movimentos sociais e ética.
c.
Cidadania e movimentos sociais.
d.
Ética e meio ambiente.
e.
Ética e Cidadania.
Questão 2
A educação, bem como o processo educativo, deve ser orientada por metodologias que permitam atender aos objetivos propostos pelos docentes. [...] a metodologia do ensino pode ser compreendida como um "conjunto de procedimentos didáticos, representados por seus métodos e técnicas de ensino", esse conjunto de métodos são utilizados com o intuito de alcançar objetivos do ensino e de aprendizagem, com a máxima eficácia e, por sua vez, obter o máximo de rendimento. Fonte: Brighent, Josiane. Metodologias de ensino-aprendizagem: uma abordagem sobre a percepção dos alunos.
 
Fonte: BRIGHENTI. J.; BIAVATTI. V. T.; SOUZA. T. R. Metodologias de ensino-aprendizagem: uma abordagem sob a percepção dos alunos. Disponível em:https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2015v8n3p281
A utilização de uma ou outra metodologia ou ferramenta de ensino varia conforme com as necessidades de cada turma e os objetivos propostos pelos docentes, deste modo, assinale a opção que melhor representa uma ferramenta para o ensino de adultos.
a.
Utilização de cartilhas alfabetizadoras.
b.
Utilização da aprendizagem visual.
c.
Utilização da pesquisa de experimentação.
d.
Utilização de temas cotidianos dos alunos.
e.
Utilização da conectividade.
Questão 3
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O compromisso com a construção da cidadania pede necessariamente uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental. Nessa perspectiva é que foram incorporadas como Temas Transversais as questões da Ética, da Pluralidade Cultural, do Meio Ambiente, da Saúde e da Orientação Sexual.[...] Muitas questões sociais poderiam ser eleitas como temas transversais para o trabalho escolar, uma vez que o que os norteia, a construção da cidadania e a democracia, são questões que envolvem múltiplos aspectos e diferentes dimensões da vida social.
Fonte: Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - Brasil, 1997.
Levando em consideração as informações do texto base e os conhecimentos prévios adquiridos na unidade 2 da disciplina Didática, assinale a alternativa correta que corresponde aos critérios estabelecidos para a escolha dos temas transversais no PCN.
a.
Urgência social; Abrangência regional; Possibilidade de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio; Favorecer a compreensão da realidade e a participação social.
b.
Urgência social; Abrangência nacional; Possibilidade de ensino e aprendizagem no ensino fundamental; Favorecer a compreensão da teoria.
c.
Abrangência nacional; Possibilidade de ensino e aprendizagem no ensino fundamental; Servir aos interesses da classe social dominante; Conduzir o comportamento social dos alunos.
d.
Urgência social; Abrangência nacional; Possibilidade de ensino e aprendizagem no ensino fundamental; Favorecer a compreensão da realidade e a participação social.
e.
Abrangência regional; Possibilidade de ensino e aprendizagem no ensino médio; Favorecer a compreensão da realidade e a participação social; Servir aos interesses da classe social dominante.
Questão 4
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Organizar e dirigir situações de aprendizagem e manter um espaço justo para tais procedimentos. É, sobretudo, despender energia e tempo e dispor das competências profissionais necessárias para imaginar e criar outros tipos de situações de aprendizagem, que as didáticas contemporâneas encaram como situações amplas, abertas, carregadas de sentido e de regulação, as quais requerem um método de pesquisa, de identificação e de resolução de problemas.
Fonte: PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
A partir das informações do texto base, é possível compreender que o professor deve desenvolver uma prática educativa que
a.
respeita a hierarquia escolar em que o professor é o papel principal no processo de ensino-aprendizagem.
b. ERRADA
considera as experiências do docente superiores à dos alunos, e fazer um link apenas das suas experiências com a teoria.....
c.
prioriza o ensino teórico, apresentando vários pensadores e teorias relativas ao conteúdo abordado.
d.
deve partir do específico para o geral, saindo da teoria e depois pensar na experiência.
e.
parte do geral para o específico, utilizando os conhecimentos prévios dos alunos para o ensino-aprendizagem.
Questão 5
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
[...] A Pedagogia de Projetos é a construção de uma prática pedagógica centrada na formação global dos alunos. Para que os processos de aprendizagem aconteçam nessa perspectiva, porém, é necessário que haja uma alteração profunda na forma de compreensão e organizar o conhecimento. Essa alteração supõe uma redefinição não apenas dos conteúdos escolares, mas também dos tempos, espaços e processos educativos, bem como do agrupamento de alunos, ou seja, daquilo que conhecemos por classe ou turma, e que se constituiu historicamente como a unidade organizativa do trabalho escolar. [...]
Fonte: "Pedagogia de Projetos: Contribuições para Uma Educação Transformadora "; em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 11/07/2019 às 18:03. Disponível na Internet emhttp://www.pedagogia.com.br/artigos/pedegogiadeprojetos/index.php?pagina=2
A Pedagogia dos Projetos tem como intuito desenvolver a aprendizagem dos alunos através da ação e experiência, para isso é necessário que a escola também utilize das vivências dos alunos adquiridas na família e na sociedade durante o processo de ensino-aprendizagem.
Nesse sentido, marque a alternativa que corresponde aos principais pensadores da Pedagogia de Projetos.
a.
Libâneo e Paulo Freire.
b.
Philippe Perrenoud e Comênius.
c.
Pestalozzi e John Dewy.
d.
Piaget e William Kilpatrick
e.
John Dewy e William Kilpatrick.
Questão 6
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O termo SD surgiu em 1996, nas instruções oficiais para o ensino de línguas na França, quando pesquisadores viram a necessidade de superação da compartimentalização dos conhecimentos no campo do ensino de línguas. Para Dolz & Schneuwly (2004: 53), "elas procuram favorecer a mudança e a promoção dos alunos a uma melhor mestria dos gêneros e das situações de comunicação". Ainda para os mesmos autores, elas devem ser compreendidas como um conjunto de atividades planejadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero textual oral ou escrito. Desse modo, entre as ações de uma SD estão as atividades de escuta, leitura, escrita e reescrita de textos (análise linguística), superando os limites da gramática normativa.
Fonte: GONÇALVES.A. V.; FERRAZ. M. R. R. Sequências Didáticas como instrumento potencial da formação docente reflexiva. Disponível em:http://www.scielo.br/pdf/delta/v32n1/0102-4450-delta-32-01-00119.pdf
A atividade docente exige que tenhamos organização em relação a forma como vamos trabalhar os temas, o objetivo das aulas e as ferramentas que serão utilizadas para alcançar êxito. Nesse sentido, a sequência didática é fundamental pois ela parte do nível macro para o nível micro da
a.
organização dialética.
b.
organização docente.
c.
organização sociológica.
d.
organização pedagógica.
e.
organização biológica
Questão 7
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Não se fala mais em Zika. A palavra "epidemia" é incorreta para descrever os novos casos de recém-nascidos afetados pelo vírus, segundo os epidemiologistas - não vivemos mais um surto, os números caem a cada ano. Desde novembro de 2016, não há mais situação de "emergência global" para a Organização Mundial de Saúde: sabemos que o vírus Zika na gravidez pode causar a síndrome congênita nos fetos, mais conhecida pelo sinal da microcefalia. Por razões complexas e algumas ainda inexplicáveis pela ciência, o vírus Zika foi uma ameaça global pelo risco de atravessar fronteiras, mas o epicentro de crianças afetadas e mulheres em risco é ainda a América Latina. Na região, dois países que compartilham fronteiras, Brasil e Venezuela, mostram como o silêncio é nocivo às mulheres. [...]
Fonte: DINIZ. D.; CARINO. G. O silêncio sobre o zika oprime as mulheres. Disponível em:https://brasil.elpais.com/brasil/2019/05/04/opinion/1556979981_767326.html
 A reportagem apresenta uma série de informações que podem e, devem ser, trabalhadas em sala de aula com os alunos. Assinale a alternativa que corresponde ao tema transversal, segundo o PCN, que deve ser trabalhado a partir da reportagem.
a. RESPOSTA ERRADA
Pluralidade Cultural.
b.
Saúde.
c.
Meio ambiente.
d.
Trabalho e Consumo.
e.
Ética.
Questão 8
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O próprio conceito de competência merecia longas discussões. Esse atrativo estranho (Le Boterf, 1994) suscita há alguns anos inúmeros trabalhos, juntamente com os saberes de experiência e saberes da ação (Barbier, 1996), tanto no mundo do trabalho e da formação profissional como na escola. Em vários países, tende-se igualmente a orientar o currículo para a construção de competências desde a escola fundamental (Perrenoud, 1998ª). A noção de competência designará aqui uma capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar um tipo de situações.
Fonte: PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
No livro "Dez novas competências para ensinar" (2010) Philippe Perrenoud apresenta as competências divididas em 10 grandes "famílias". Assinale a alternativa que corresponde às 10 famílias de Perrenoud.
a.
Organizar e dirigir situações de aprendizagem; Administrar a progressão das aprendizagens; Não fazer dispositivos de diferenciação; Envolver os alunos em suas aprendizagens e trabalhos; Trabalhar individualmente; Participar da administração da escola; Informar e envolver os pais; Utilizar novas tecnologias; Enfrentar os deveres e dilemas éticos da profissão; Administrar sua própria formação contínua.
b.
Organizar e estimular situações de aprendizagem; Deixar que a progressão dos alunos desenvolva sem parâmetros; Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação; Envolver os alunos em suas aprendizagens e no trabalho; Não trabalhar em equipe; Participar da gestão da escola; Informar e envolver os pais; Não utilizar diferentes tecnologias além do livro, quadro e giz; Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão; Gerar sua própria formação contínua.
c.
Organizar e estimular situações de aprendizagem; Administrar a progressão das aprendizagens; Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação; Manter os alunos focados na aprendizagem teórica; Trabalhar em equipe; Não participar da gestão da escola; Informar e envolver os pais; Não utilizar diferentes tecnologias além do livro, quadro e giz; Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão; Gerar sua própria formação contínua.
d.
Organizar e estimular situações de aprendizagem; Administrar a progressão das aprendizagens; Não fazer dispositivos de diferenciação; Envolver os alunos em suas aprendizagens e no trabalho; Trabalhar em equipe; Não participar da gestão da escola; Não envolver os pais; Utilizar as novas tecnologias; Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão; Gerar sua própria formação contínua.
e.
Organizar e estimular situações de aprendizagem; Administrar a progressão das aprendizagens; Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação; Envolver os alunos em suas aprendizagens e no trabalho; Trabalhar em equipe; Participar da gestão da escola; Informar e envolver os pais; Utilizar as novas tecnologias; Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão; Gerar sua própria formação contínua.
Questão 9
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Decidir na incerteza e agir na urgência (Perrenoud, 1996c): essa é uma maneira de caracterizar a especialização dos professores, que de três profissões fazem uma, "impossíveis" segundo Freud, porque o aprendiz resiste ao saber e à responsabilidade. Essa análise da natureza e do funcionamento das competências está longe de terminar. A especialização, o pensamento e as competências dos professores são objeto de inúmeros trabalhos, inspirados na ergonomia e na antropologia cognitiva, na psicologia e na sociologia do trabalho, bem como na análise das práticas. [...]
Fonte: PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Em relação às competências requeridas ao professor, tendo como base a teoria de Perrenoud,
a.
o professor tem que ser capaz de encobrir seus sentimentos durante o processo de ensino aprendizagem.
b.
o professor deve ser capaz de manter todos os seus alunos em submissão.
c.
o professor tem que ser capaz de seguir à risca todas as orientações das instituições de ensino sem nenhum processo reflexivo.
d.
o professor deve ser capaz de manter a imagem de pessoa austera.
e.
o professor deve ser capaz de planejar e construir sequências didáticas considerando os erros e obstáculos de aprendizagem dos alunos.
Questão 10
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Para Paulo Freire educar é construir, é criar no sujeito a consciência da liberdade e a possibilidade de romper com o determinismo, assim, trazendo na educação o reconhecimento de um indivíduo que arquiteta e interfere na história e na realidade de hoje e do futuro. Entende-se assim, que neste contexto, é necessário propor nas práticas pedagógicas que permeiam o ato de educar, a valorização e a vivência da identidade cultural. É a partir das experiências vividas pelos educandos, sua identidade, sua história que é possível inserir o indivíduo no processo educacional.
Fonte: CARVALHO. F.A. O ato de educar em Paulo Freire. Disponível em:http://www2.unirio.br/unirio/cchs/educacao/graduacao/pedagogia-presencial/FlaviaAssisdeCarvalho.PDF
Com a expressão Educador, fica subentendido que o ato de educar, segundo Paulo Freire, significa
a.
possuir didática, tendo como objetivo o processo de ensino-aprendizagem.
b.
formar sujeitos para desempenhar o papel de trabalhador.
c.
transmitir a teoria para os alunos de maneira metódica, tradicional e estruturada.
d.
seguir estritamente as normas impostas pelas instituições de ensino.
e.
instigar o espírito rebelde e de balbúrdia nos alunos.

Continue navegando