Buscar

A5 Imagem Gráfica e digital

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Dentre o conjunto de leis da Gestalt, uma é considerada a mais básica e essencial de todas, pois ela “tende espontaneamente para uma estrutura mais simples, mais equilibrada, mais homogênea e mais regular. Apresenta um máximo de harmonia, unificação, clareza formal e um mínimo de complicação visual na organização de suas partes ou unidades compositivas” (GOMES FILHO, 2000, p. 36).
 
GOMES FILHO, J. Gestalt do objeto. São Paulo: Martins Fontes, 2000. p. 36.
 
A Gestalt possui leis que facilitam a leitura e compreensão do leitor ou usuário do artefato. Qual delas é considerada a mais básica e essencial, descrita pelo excerto acima?
Pregnância da forma.
O InDesign
trabalha de forma bastante específica a inserção de elementos externos, como imagens bitmap e vetores, o que enriquece o projeto editorial. Ao importar uma imagem para o documento, por exemplo, ela passa a fazer parte da publicação, seja como ilustração, seja como foto. Mas, quando inserida, não é incorporada ao projeto em si, pois o InDesign cria um laço com ela para que seja possível ao usuário utilizá-la.
 
Assinale a alternativa que indica corretamente esse tipo de laço.
Vínculo.
A tipografia é parte fundamental do projeto gráfico e não deve ser deixada em segundo plano. Para isso, é necessário configurar corretamente o seu texto. Segundo Collaro (2012, p. 24), “A tipografia funcional é aquela que atende às necessidades do projeto gráfico a que nos propomos. Quer utilizemos caracteres da tipografia clássica ou da elementar, as letras trabalham para o impresso. Nos materiais editoriais, a legibilidade é o elemento mais importante; para impressos publicitários e de embalagem, ela é a condição básica”.
 
COLLARO, A. C. Produção gráfica: arte e técnica na direção de arte. São Paulo: Pearson, 2012. p. 24.
 
Em relação à janela de encaixe de caracteres, o que é correto afirmar?
Fornece possibilidades de alterar peso, tamanho, espaçamento, além de escolher as fontes instaladas no sistema.
Conhecido como grande software para manipulação de imagens, o Photoshop também é um programa para ilustração. Ele simula várias ferramentas que proporcionam a experiência de um artista plástico, como superfícies semelhantes a telas de pintura, pincéis especiais e filtros que simulam movimentos artísticos e texturas.
 
Sobre os filtros disponíveis no aplicativo, assinale a alternativa que contém aqueles que são possíveis de aplicação na galeria de filtros.
Lápis de cor, foto granulada, plastificação e esponja.
“Camadas permitem organizar seu trabalho de acordo com níveis distintos que podem ser editados e visualizados individualmente ou em conjunto. Todo documento do Adobe® Illustrator® tem pelo menos uma camada. Criar várias camadas em seu trabalho permite controlar a maneira como o trabalho será impresso, exibido e editado.”
 
ADOBE CREATIVE TEAM. Adobe Illustrator CS5. Classroom in a book: guia de treinamento oficial. Porto Alegre: Bookman, 2011. p. 259.
 
Trabalhar com a criação de camadas é considerado essencial, principalmente quando existem diversos elementos na prancheta. Isso se deve à possibilidade de:
 
I.                bloquear camadas e evitar que elas sejam modificadas;
II.               utilizar camadas separadamente para edição;
III.              ativar e desativar camadas;
IV.              causar problemas na edição dos efeitos dos objetos;
V.               organizar de forma mais eficiente a prancheta.
 
Está correto o que se afirma em qual das alternativas a seguir?
I, II, III e V.
Ao criar camadas, o arquivo utilizado no Photoshop ganha uma nova dinâmica que facilita sua edição. As informações são salvas em formatos de arquivos específicos sem perder a qualidade e, ao serem abertos, esses arquivos conservam as camadas da forma como foram guardadas.
 
Considerando o exposto, assinale a alternativa que indica o formato, além do PSD, que salva as informações de camadas do Photoshop.
.TIFF
Para edição de imagens, há diversos softwares com inúmeras funcionalidades. Um dos mais robustos é o Photoshop, da Adobe, considerado entre os melhores do mercado, por meio do qual é possível criar e aprimorar fotos e ilustrações, inclusive de 3D. Ele também favorece a produção de sites e aplicativos para dispositivos móveis, além da possibilidade de edição de vídeos e simulação de pinturas.
 
Famoso em todo o mundo, o Photoshop é um editor de imagens muito poderoso, e por mais que tenha compatibilidade com diversos formatos, foi criado para um tipo de imagem. Assinale a alternativa que indica esse tipo.
Bitmap.
“Processo que dá a ilusão de profundidade e volume aos objetos. Às vezes é chamada de projeção do objeto no espaço tridimensional, pois é justamente o que o Illustrator® CC faz: ele projeta o objeto ou texto como se fosse ‘alongado’ em suas dimensões vertical e horizontal. A ilusão de volume e profundidade é intensificada com a capacidade que o software possui em aplicar efeitos de iluminação e sombreamento.”
 
ALVES, W. Adobe Illustrator CC: descobrindo e conquistando. São Paulo: Érica, 2014. p. 142.
 
Extrusão e bisel, revolução e rotacionar são opções de efeito no Adobe Illustrator, localizadas no menu Efeitos e pertencem a qual submenu?
3D.
Leia com atenção o trecho a seguir.
 
“No Photoshop, fazer alterações em uma área dentro de uma imagem é um processo de dois passos. Primeiro você seleciona a parte da imagem que deseja alterar com uma das ferramentas de seleção. Depois, utiliza outra ferramenta, filtro ou recurso para fazer modificações, como mover os pixels selecionados para outro ponto”.
 
FAULKNER, A; CHAVEZ, C. Adobe Photoshop CC (2015): Classroom in a Book. Porto Alegre: Bookman, 2016, p. 72.
 
Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta corretamente as ferramentas que podem ser utilizadas para fazer uma seleção.
Laços, varinha mágica e seleções geométricas.
O InDesign
exporta em diversos formatos, mas um deles é amplamente reconhecido no mercado gráfico mundial. Esse tipo de arquivo é conhecido por sua portabilidade e pelo seu peso reduzido. Soma-se a essas vantagens o fato de que é possível manter a qualidade, mesmo com todos esses atributos.
 
Assinale a alternativa que indica corretamente esse formato.
PDF.

Continue navegando