Buscar

Confeccione um texto que descreva a importância do processador

Prévia do material em texto

Confeccione um texto que descreva a importância do processador, instruções, memorias cache virtual e a relação com memórias de alto desempenho
CPU
O processador (CPU) é a unidade central de processamento de um computador, que em uma analogia funciona como o cérebro do computador, pois faz o processamento e as conexões necessárias entre todos os programas instalados através do sistema mais importe o sistema operacional (SO). Os processadores são colocados na Placa Mãe, por soquetes, e sua estrutura é composta por bilhões de transistores. Atualmente um processador pode ter vários núcleos para conseguir trabalhar melhor com uma grande variedade de informações recebidas simultaneamente, chamados de multicore ou multinúcleo, são computadores que possuem CPUs com mais de um núcleo de processamento em sua composição e normalmente com uma tecnologia chamada Hyper Threading (Intel) e Threadripper (AMD), que utiliza os núcleos com mais eficiência dividindo o mesmo processo em várias threads ou linhas, sendo exatamente isso, cada thread é uma linha de código do programa a ser processado, isso quer dizer que essa CPU pode trabalhar com o número n de processos (threads dos programas) simultaneamente em cada núcleo, nas quais podem ser do mesmo processo ou não, por isso, o processador consegue ganhar desempenho e normalmente são descritos com o dobro de seus núcleos reais, esses são os tipos de threads comercializados, exemplo um processador com 4 núcleos terá 8 threads, um com 8 núcleos terá 16 threads e assim sucessivamente. Porém isso não significa que todos os multicores têm execução de mais de um thread simultaneamente e nem que exista apenas um tipo de thread, este é apenas um tipo que vem na tecnologia utilizada atualmente nos processadores.
Memórias 
Existem vários tipos de memória em um computador sendo as mais conhecidas as memórias. Memória cache ou simplesmente cache é um tipo de memória usada para armazenar dados acessados ​com frequência, a fim de acessar rapidamente os dados sempre que for necessário para o processador, ela possui uma capacidade muito pequena sendo em KDs ou MDs, a memória cache é dividida em alguns níveis, conhecidos como L1, L2 e L3 (level ou níveis), quanto menor o número mais próximo da unidade de processamento. Este fator também interfere no desempenho do processador, pois se a capacidade de armazenamento dos L1, L2 e L3 forem maiores conseguem guardar mais dados e com isso o CPU irá ter mais resposta prontas sem a necessidade de processar tudo novamente. 
Temos a memória virtual que também é conhecida como arquivos de paginação, a memória virtual consiste em um espaço que é reservado no disco rígido/hd pelo sistema operacional quando qualquer programa é levado pelo sistema operacional para ser processado e é a memória virtual quem vai auxiliar o processador e as memorias RAM no ato de processamento. As memórias RAM não possuem uma capacidade alta de armazenamento, porém possuem alta velocidade, já os ROM como HD e SSD possuem um volume maior e velocidade menor a solução para ter um desempenho mais eficaz foi utilizar o volume do HD para armazenar temporariamente os processos que passavam pelo processador e memória RAM até que todo o processo termine. Se o processo for apenas de resposta ao usuário assim que terminado essa memória se esvazia e volta ao que era antes, se for para ser armazenado, como uma edição de imagem e queria ser armazenado ele será armazenado e logo em seguida apagará e vale ressaltar que ela só será apagada depois que o processo completo for finalizado.

Continue navegando