Buscar

Notas Explicativas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Notas Explicativas - Aplicação e Prática
1-) Qual dos elementos abaixo NÃO é obrigatório no conjunto de demonstrações contábeis, conforme requerido pela NBC TG 26 Apresentação das Demonstrações Contábeis.
	Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido.
	Relatório de análise de gerenciamento de risco.
	Notas Explicativas
	Demonstração dos fluxos de caixa.
2-) As notas explicativas devem ser apresentadas, tanto quanto seja praticável, de forma sistemática. Cada item das demonstrações contábeis deve ter referência cruzada com a respectiva informação apresentada nas notas explicativas. As notas explicativas devem:
I. Apresentar informação acerca da base para a elaboração das demonstrações contábeis e das políticas contábeis específicas utilizadas.
II. Divulgar a informação requerida pelos Pronunciamentos Técnicos, Orientações e Interpretações do CPC que
não tenha sido apresentada nas demonstrações contábeis.
III. Corrigir distorções encontradas na mensuração dos componentes da demonstração contábil a que se
refere.
IV. Prover informação adicional que não tenha sido apresentada nas demonstrações contábeis, mas que seja relevante para sua compreensão.
Segundo o CPC 26, estão corretas as afirmativas
	I, II, III e IV.
	I, II e III, apenas.
	I, II e IV, apenas.
	I, III e IV, apenas.
3-) Algumas empresas podem ter resultados positivos (receitas maiores que as despesas - ganhos) ou negativos (despesas maiores que as receitas - gastos) na fase préoperacional, ou seja, antes mesmo de sua abertura. Nesse caso, como deve ser o procedimento contábil para reconhecimento desses ganhos ou gastos quando do início de suas atividades?
	Deve ser reconhecido no resultado do primeiro exercício e divulgado em nota explicativa
	Deve ser divulgado somente em notas explicativas
	Deve ser reconhecido no grupo de Despesas de Exercício Seguinte (DES) no Ativo
	Deve ser reconhecido no grupo de Ativo Diferido Despesas pré-operacionais e em notas explicativas
4-) As notas explicativas às demonstrações financeiras, nos termos da legislação societária vigente, visam a fornecer informações adicionais às demonstrações, não evidenciadas nestas e consideradas necessárias a uma mais adequada apresentação.
Nesse sentido, as notas explicativas devem informar, por exemplo:
I. Os investimentos em outras sociedades, quando estes não forem relevantes.
II. Os ônus reais constituídos sobre elementos do ativo, as garantias prestadas a terceiros e outras responsabilidades eventuais ou contingentes.
III. A taxa de juros, as datas de vencimento e as garantias das obrigações de curto prazo.
Quais estão corretas?
	Apenas III.
	Apenas I.
	I, II e II.
	Apenas II.
5-) A Companhia A efetuou vendas para a Companhia B, emitindo uma fatura que inclui um prazo a ser financiado pelo banco, porém não reconheceu o ajuste a valor presente. A Companhia B, por sua vez, não reconheceu o passivo oneroso com o banco, mas simplesmente manteve o saldo a pagar ao fornecedor em contrapartida do estoque adquirido.
Considerando os efeitos dessa transação que é conhecida como forfait, é INCORRETO afirmar que as divulgações que devem fazer parte das notas explicativas são:
	as condições das negociações com os bancos, custo financeiro, utilização de limites e linhas de crédito.
	as bases utilizadas pela administração da Companhia, tanto na posição compradora como da vendedora para a utilização de uma instituição financeira para viabilizar a transação.
	as bases do relacionamento do vendedor na instituição financeira, considerando sua responsabilidade quanto ao risco de crédito da operação.
	o reconhecimento do serviço da dívida (juros e demais encargos) tempestivamente.
6-) Com relação à preparação de notas explicativas assinale a opção CORRETA.
	As notas sobre políticas contábeis não podem ser inseridas juntamente com as notas relativas aos itens constantes das demonstrações contábeis a que se referem.
	Na redação das notas é permitido haver, repetição de fatos, políticas e informações outras não importando que possam desviar a atenção do usuário.
	Quando de mudança de política contábil, a nota não precisa esclarecer detalhadamente as razões da escolha ou da mudança e consequências nas demonstrações contábeis.
	Podem ser feitas apenas menções aos números e nomes das normas aplicadas, sem reproduzir literalmente os textos e incluindo um resumo dos aspectos principais relevantes e especificamente aplicáveis à entidade.
7-) De acordo com o que estabelece a NBC TG 26 (R3) Apresentação das Demonstrações Contábeis, julgue as afirmações abaixo sobre Notas Explicativas como Verdadeiras (V) ou Falsas (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA
I. Notas Explicativas contêm informação adicional em relação à apresentada nas demonstrações contábeis. As Notas Explicativas oferecem descrições narrativas ou segregações e aberturas de itens divulgados nessas demonstrações e informação acerca de itens que não se enquadram nos critérios de reconhecimento nas demonstrações contábeis.
II. A entidade não pode retificar políticas contábeis inadequadas por meio da divulgação das políticas contábeis utilizadas ou por meio de Notas Explicativas ou qualquer outra divulgação explicativa.
III. A entidade cujas Demonstrações Contábeis estão, na maior parte dos requisitos, em conformidade com as normas, interpretações e comunicados técnicos do Conselho Federal de Contabilidade deve declarar de forma explícita e sem reservas essa conformidade nas Notas Explicativas. Entende-se como atendida a maior parte dos requisitos quando setenta e cinco por cento das rubricas do Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício estão de acordo com as normas, interpretações e comunicados técnicos do Conselho Federal de Contabilidade.
A sequência CORRETA é:
	V, F, V
	F, V, F
	F, F, V
	V, V, F
8-) Acerca das Notas Explicativas, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) De acordo com o CPC 26, as Notas Explicativas precisam conter o resumo das políticas contábeis significativas, a declaração de conformidade e passivos contingentes, nessa ordem.
( ) As Notas Explicativas devem indicar os efeitos das mudanças de critérios contábeis.
( ) A informação de suporte de itens apresentados nas demonstrações contábeis deve ser ordenada pela relevância e materialidade que apresenta.
( ) As Notas Explicativas devem auxiliar os usuários a compreender as demonstrações contábeis e compará-las com demonstrações de outras entidades.
( ) Os passivos contingentes e compromissos contratuais não reconhecidos devem ser apresentados nas Notas Explicativas pelo seu grau de risco inerente, antes mesmo de apresentação da base para a elaboração das demonstrações contábeis.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
	V - F - F- V- V
	F - V - V - F - V
	V - F - V - V - F
	F - V - F - V - F
9-) De acordo com as Normas de Contabilidade vigentes, as notas explicativas são parte integrante do conjunto das demonstrações contábeis.
As referidas normas mencionam, mas sem esgotar o assunto, que as notas explicativas devem:
	apresentar as bases de preparação das demonstrações financeiras, bem como as práticas adotadas e as informações adicionais que não estejam apresentadas em nenhuma outra parte
	apresentar as bases de preparação das demonstrações financeiras, bem como as práticas adotadas e as informações, independentemente de estarem apresentadas em outra parte das demonstrações
	apresentar a opinião do auditor sobre a adequação das demonstrações contábeis das entidades públicas e privadas
	indicar o pronunciamento que fundamentou as bases de preparação das demonstrações financeiras e outras informações necessárias à compreensão dos dados quantitativos divulgados
10-) Na decisão sobre a divulgação de determinada política contábil em nota explicativa, de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 26 - Apresentação das Demonstrações Contábeis, a administração de uma entidade deve considerar:
	se o Comitê de PronunciamentosContábeis (CPC) exige a divulgação em seus pronunciamentos técnicos, orientações e interpretações.
	os montantes associados a períodos anteriores e ao atual estão atualizados monetariamente
	se a divulgação irá proporcionar aos usuários melhor compreensão da forma em que as transações estão refletidas no desempenho e na posição financeira relatadas
	se os órgãos reguladores relacionados à entidade exigem a divulgação

Outros materiais