Buscar

Relatorio quadrimestral atualizado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RELATÓRIO QUADRIMESTRAL DE ATIVIDADES
1. IDENTIFICAÇÃO
 I. Aluno/Estagiário
 Nome: : Andréia Weber
 RU: 3072838
II. Instituição de Trabalho
Nome: Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação/ Gestão
Endereço: Avenida Getúlio Vargas, 984 – Centro- São Martinho/ RS 
III. Assistente Social Supervisor de Campo
Nome: Jaqueline Letícia Bajerski Milcharek
CRESS: 12009
2. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS 
	O presente relatório apresenta o primeiro momento de inserção no campo de estágio na Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação. No percurso desse relatório a apresentação das atividades realizadas no Estágio Supervisionado de Serviço Social: Aproximação da Realidade, a partir da observação da intervenção do assistente social do setor. 
O referido estágio tem como objetivo complementar a formação acadêmica e proporcionar uma experiência através de vivências nos campos de atuação do Assistente Social. Também estabelecer relações entre a teoria e a prática, fortalecendo a integração do aluno com a realidade político-social inerentes ao exercício profissional. 
 As atividades realizadas com a assistente social junto à gestão da Secretaria de Desenvolvimento e Habitação foram: Apresentação a equipe da Secretaria de Desenvolvimento e Habitação e orientações da supervisora de campo. Organização do material a ser utilizado para conhecimento da instituição em seu processo histórico. 
Participação nas reuniões da Equipe Técnica sobre os fluxos dos serviços de Proteção Social Básica, Especial e Gestão para planejamento de ações e divisão de trabalhos. Acompanhamento no preenchimento do Censo SUAS 2021 para a APAE – Centro Dia e Similares com as assistentes sociais das instituições referenciadas, e do Centro do Idoso.
Acompanhamentos a visitas domiciliares em área rural relacionadas as demandas habitacionais onde residem na sua maioria idosos. Realizada reunião com a Emater para discutir o Plano Ascar-Emater, a ser desenvolvido e executado em parceria com o CRAS. Orientações na elaboração de editais que trata sobre a participação dos beneficiários do Programa de Melhorias Habitacionais e posteriormente na sua divulgação do resultado. 
Também acompanhamento online da 14º Conferência Estadual da Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado”, que são espaços deliberativos com atribuições de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais de seus usuários realizados em três instâncias: municipal, estadual e nacional. Acompanhamento em visitas domiciliares a beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) e Benefícios de Prestação Continuada (BPC). 
Realização de reunião de equipe para promover uma capacitação para a tipificação de serviços entre os setores da Gestão e CRAS, devido ao aumento das demandas na Proteção Social Especial. 
Conhecimentos sobre a Lei dos Benefícios Eventuais ( cesta básica, auxílio funeral, auxílio natalidade, melhorias habitacionais...), os formulários de atendimento social a serem preenchidos, normas, legislações e nomenclaturas usadas no cotidiano. 
São realizados atendimentos aos usuários para concessão de benefícios eventuais e o lançamento no (SIBAS) e na elaboração do parecer social.
 Orientações sobre os recursos oriundos do Governo Federal, que são executados no SCFV e PAIF. Acompanhamento na elaboração da visita da equipe técnica ao promotor do Ministério Público para buscar orientações sobre a Proteção Social Especial de Crianças e Adolescentes, principalmente aos procedimentos do Conselho Tutelar nas situações de vulnerabilidade e risco social.
Orientações sobre o SISC (Sistema de Informações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), onde são lançados grupos atendidos no Centro do Idoso e outros que vierem a fazer parte e suas respectivas atualizações.
 Realização de reunião das técnicas do CRAS e gestão para o planejamento dos recursos do FEAS e da Proteção Social Básica para execução no SCFV com um grupo de crianças de 07 a 09 anos. 
Observação e acompanhamento da equipe técnica na tomada de providências a respeito de uma internação de um adolescente com dependência química para tratamento.
Acompanhamento no procedimento de acolhimento de irmãos de 09 e 12 anos em razão de denúncias recebido pelo Conselho Tutelar onde, através da determinação judicial. de medida de proteção de acolhimento institucional e de caráter provisório. Acompanhamento dos relatos da equipe técnica do CRAS e Gestão com a mãe das crianças, para esclarecer a situação e providenciar alguns pertences e documentos de seus filhos.
Visita ao Centro do Idoso para acompanhar o andamento das atividades que acontecem nas terças e quartas feiras com mulheres acima de 60 anos, onde é desenvolvido o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
 Realização de visita domiciliar para verificar a situação da moradia de uma beneficiária do PBF acompanhada pela rede socioassistencial, tendo em vista que ela é beneficiária do aluguel social custeada pelo Fundo Municipal de Habitação e Interesse Social, amparado pela Lei nº 2.362 de 03/05/2011.
Orientações de leitura e estudos sobre o novo Programa Auxílio Brasil que vem para substituir o Programa Bolsa Família, as novas regras e os tipos de benefícios a serem pagos a partir de novembro de 2021 às famílias de pobreza e extrema pobreza. 
Conhecimento sobre o Programa Devolve ICMS lançado pelo governo do estado do RS, visando a devolução do ICMS as famílias cadastradas no Cadastro Único. Realização de visita ao Conselho Tutelar para tratar de assuntos referentes as situações vivenciadas na semana. Busca ativa de beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Participação da reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA). 
3. AVALIAÇÃO
 O estágio é um período importante para a vida do acadêmico, é a prática embasada na teoria, fundamental no processo de formação do aluno possibilitando vivenciar e nos aproximar da realidade.
 Durante o estágio tive oportunidade de observar práticas meramente burocráticas do profissional da gestão, no que tange o lançamento de informações nos respectivos sistemas, e conhecer um pouco da realidade dos usuários que vem em busca de seus direitos como cidadão.
 Por meio do estágio percebi que existem várias situações de vulnerabilidades sociais, o que requer uma prática comprometida com os sujeitos que procuram os serviços sociais, pautada no compromisso ético-político e na transformação da realidade dos indivíduos. Também a percepção que o assistente social precisa estar em constante busca de conhecimentos, devido as mudanças relativas à questão social.
	
São Martinho, 25 de novembro de 2021.
_________________________________________
Assinatura do Estagiário
______________________________________________________________
Assinatura do Supervisor de Campo

Continue navegando