Buscar

saneamento1

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DO SANEAMENTO BÁSICO
	A preocupação com o saneamento básico é algo que vem desde a antiguidade quando do surgimento e expansão das primeiras cidades. O primeiro aqueduto de que se tem notícia foi construído em 691 a.C., na Assíria. Sem falar nos que foram construídos em Roma com quilômetros de extensão. Entretanto, por muito tempo, os conhecimentos que eram adquiridos por uma civilização acabavam morrendo com ela e, por isso, a cada nova civilização os conhecimentos tinham de ser redescobertos. Junto com seus benefícios.
	Atualmente o benefício mais difundido do saneamento básico tem a ver com sua característica de prevenção. Estudos comprovam que para, aproximadamente, cada 1 real investido em saneamento básico têm-se um economia de 4 reais com assistência médica. É que com o acesso a água potável e condições mínimas de higiene, inúmeras doenças podem ser evitadas, dispensando o tratamento e todos os custos advindos dele.
O QUE É SANEAMENTO BÁSICO
	Saneamento básico é o conjunto de medidas adotadas em uma região, em uma cidade, para melhorar a vida e a saúde dos habitantes impedindo que fatores físicos de efeitos nocivos possam prejudicar as pessoas no seu bem-estar físico mental e social.
	O abastecimento de água potável, o esgoto sanitário, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais são o conjunto de serviços de infraestruturas e instalações operacionais que vão melhorar a vida da comunidade. É importante a preocupação dos governantes garantirem o bem estar e a saúde da população desde que também sejam tomadas medidas para educar a comunidade para a conservação ambiental.
	Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é o gerenciamento ou controle dos fatores físicos que podem exercer efeitos nocivos ao homem, prejudicando seu bem-estar físico, mental e social.
	Outra definição é a trazida pela Lei do Saneamento Básico (apelido dado para a Lei Ordinária N.º 11.445 de 05 de janeiro de 2007 que estabelece as diretrizes básicas nacionais para o saneamento), que o define como o “conjunto de serviços, infra-estruturas e instalações operacionais de:” , esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais.
	Seja qual for a definição utilizada, o certo é que o saneamento básico está intimamente relacionado ás condições de saúde da população e mais do que simplesmente garantir acesso aos serviços, instalações ou estruturas que citam a lei, envolvem, também, medidas de educação da população em geral e conservação ambiental.
	Segundo o conceito de Promoção de Saúde proposto pela OMS desde a Conferência de Ottawa, Japão, em 1986, um dos fatores mais importantes da saúde são as condições ambientais. O que abrange o lugar, ou meio em que se vive que, quando insalubre pode ocasionar e transmitir várias doenças e, também, as condições do meio ambiente em que a pessoa está inserida, pois a qualidade do ar, da água e do solo também são fatores determinantes para saúde das pessoas. Basta citar como exemplo as doenças respiratórias causadas pela poluição das grandes cidades.
SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL
	Um dos problemas mais graves nas grandes periferias do Brasil é justamente a falta do saneamento básico e é este um dos fatores mais importantes da saúde porque de acordo com o meio onde vivem podem contrair e transmitir muitas doenças, inclusive por exemplo, doenças respiratórias, vermes e tantas outras. Portanto o acesso à água potável e algumas condições de higiene, muitas doenças podem ser evitadas diminuindo assim o custo com tratamentos.
	O investimento no saneamento básico é crucial na sociedade, já que cada R$ 1 investido em saneamento equivale a uma economia de R$ 4 na área de saúde, porque o saneamento básico representa medidas de prevenção.
	Além disso, outro fator importante do saneamento básico é a sua capacidade de criação de trabalho. Em 2010, este setor criou 64 mil postos de trabalho, o que significa um total de 671 mil empregos criados direta ou indiretamente pelo setor do saneamento básico.
	De acordo com números do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento 2010 (SNIS), divulgado em Junho de 2012, a distribuição de água potável chega a 81,1% da população. Relativamente à coleta de esgotos, ela chega a 46,2% dos brasileiros.
	Em 2004, segundo uma pesquisa conduzida pela Organização Mundial de Saúde, só no Brasil existiam 13 milhões de pessoas que não tinham acesso a um banheiro.
SANEAMENTO BÁSICO E SAÚDE
	A Organização Mundial de Saúde define o saneamento básico como "o controle de todos os fatores do meio físico do homem que exercem ou podem exercer efeito deletério sobre o seu bem-estar físico, mental ou social”. O saneamento básico tem como o seu principal objetivo zelar pela saúde do ser humano, tendo em conta que muitas doenças podem se desenvolver quando há um saneamento precário. Assim, as medidas de prevenção que visam promover a saúde do Homem, são as seguintes:
	Abastecimento de água;
	Manutenção do sistemas de esgotos;
	Coleta, remoção e destinação final do lixo;
	Drenagem de águas pluviais;
	Controle de insetos e roedores;
	Saneamento dos alimentos;
	Controle da poluição ambiental;
	Saneamento da habitação, dos locais de trabalho e de recreação;
	Saneamento aplicado ao planejamento territorial.
SANEAMENTO DE TABOÃO DA SERRA
http://www.taboaodaserra.sp.gov.br/noticias/2012/06/28/plano-de-saneamento-basico
	A Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos está preparando a proposta do Plano Municipal de Saneamento Básico. 
Esse plano determinará as diretrizes da política de saneamento da cidade, conforme determina a Lei Federal 11.445/2007, que foi regulamentada pelo Decreto Nº7.217/2010.
	A cidade de Taboão da Serra já possui um Projeto de Resíduos Sólidos com informações que serão utilizadas no PMS. Esse projeto levantou, por exemplo, que a cidade produz 6 mil toneladas de lixo doméstico e 12 mil toneladas de lixo proveniente da construção civil por mês.
	O Plano Municipal de Saneamento Básico irá definir ações reguladoras para as seguintes áreas: Drenagem Urbana; Abastecimento de Água; Coleta e Tratamento de Esgoto e Trasporte e Tratamento de Resíduos Sólidos.
	Durante um ano e meio foram realizadas diversas audiências públicas, em diferentes pontos da cidade, a fim de possibilitar a participação popular na elaboração desse plano, no final do mês ele deverá ser apresentado para ser analisado pelos secretários municipais de Habiação e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Manutenção, Obras e Assuntos Jurídicos, para só então ser encaminhado à Camara Municipal.
	Com a aprovação do Plano Municipal de Saneamento Básico, o município continuará apto para receber recursos federais para esses setores, condição estabelecida nas leis que obrigam todas as cidades a terem esse plano. "Hoje, cerca de 100 cidades já elaboraram o plano, Taboão da Serra está entre elas, o que mostra nossa preocupação em estar sempre a pleno acordo com as leis que regem o país", explica o secretário Ricardo Rezende.
O plano, além de ajudar o município a planejar melhor o seu crescimento, também irá proporcionar uma maior fiscalização aos agentes executores desses serviços públicos essenciais, facilitando a participação da população através de conselho próprio. 
Plano de Saneamento Básico
Secretaria:
Obras, Infra. e Serv. Urbanos
Para saber mais sobre o Plano de Saneamento Básico do Município, acesse os links abaixo.
http://www.taboaodaserra.sp.gov.br/noticias/2012/06/28/plano-de-saneamento-basico
ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO DE TABOÃO DA SERRA (ANEXO 1- PGS. 01/04)
http://www.taboaodaserra.sp.gov.br/clipart/File/plano_integrado_taboao_serra.pdf
CONCLUSÃO
	Seja qual for a definição utilizada, o certo é que o saneamento básico está intimamente relacionado ás condições de saúde da população e mais do que simplesmente garantir acesso aos serviços, instalações ouestruturas que citam a lei, envolvem, também, medidas de educação da população em geral e conservação ambiental. 
BIBLIOGRAFIA 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Saneamento_ambiental
http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/meio-ambiente-ciencias-agrarias/saneamento-ambiental-687420.shtml
http://www.taboaodaserra.sp.gov.br/noticias/2012/06/28/prefeitura-prepara-plano-de-saneamento-municipal
http://www.taboaodaserra.sp.gov.br/noticias/2012/06/28/plano-de-saneamento-basico
			
/

Continue navegando