Buscar

Aula_05 LIBRAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
TÓPICO EM LIBRAS: SURDEZ E INCLUSÃO
CAMPUS TOM JOBIM – PROFESSOR FABIANO GUIMARÃES
 
RIO DE JANEIRO, 26 de agosto de 2011
Aula 5 
 Aspectos sociolinguísticos da língua de sinais.
*
*
Linguagem 	Para Saussure, linguagem é uma faculdade humana, uma capacidade que os homens têm para produzir, desenvolver, compreender a língua e outras manifestações simbólicas semelhantes à língua. 
	 
*
*
 Língua 
	É uma parte bem definida e essencial da faculdade da linguagem. Ela é um produto social da faculdade da linguagem e um conjunto de convenções necessárias estabelecidas e adotadas por um grupo. É.um fato social 
*
*
		Língua e sociedade
Na sociolinguística também falamos em "língua" como um fenômeno comum a todos os grupos humanos, mas logo notamos que um dos fatos mais evidentes é que existem muitas "línguas" (no plural), e que essas línguas podem ser muito diferentes umas das outras.
Existe uma relação entre "língua" e "grupo". O fato de uma língua ser associada a um grupo humano é o fato que levou Saussure a concluir que língua é um fenômeno social.
 
*
*
Variação linguística 
 	Na língua em uso é que ocorre as variações linguísticas. Entre as variantes mais conhecidas temos, a saber, o regionalismo, faixa etária, gênero, condição social.
 
	
*
*
Padronização 
	O mais comum é que o padrão seja, no início, uma das variedades regionais de uma língua. Essa
variedade, com o tempo, torna-se o padrão e perde sua identificação exclusiva
com aquela região de origem. Ela começa a ter valor de destaque em outras
regiões também. 
 Uma variante linguística torna-se padrão pela importância econômica, política e cultural.
*
*
Estrutura gramatical 	Como sistema altamente complexo, a LIBRAS tem todos os elementos de uma língua: fonologia, semântica, morfologia, sintaxe e pragmática. 	Temos na LIBRAS o que chamamos de Quirologia: configuração de mão, ponto de articulação, movimento, orientação e expressão facial/corporal 
*
*
Famílias de línguas 
Essas milhares de línguas do mundo podem ser agrupadas em famílias de línguas que têm aspectos (vocabulário, fonologia, morfologia, sintaxe) em
comum. Essas semelhanças devem mostrar a relação "genética" que existe
entre línguas que têm uma continuidade através do tempo.Veja um exemplo abaixo. 
Românicas:
Português = casa/ cavalo/ ovo/ dez
Italiano = casa/ cavalo/uovo/ dieci
*
*
Usuários e minorias linguísticas
 	A cultura e a língua dos surdos não existem dentro de um ambiente geográfico, mas, sim, no compartilhamento de outros aspectos sociolinguísticos, como as lutas, os valores, a forma de interpretação das coisas, o modo de organização do discurso, como modificam o mundo e as associações onde se reúnem. 
*
*
Cultura e identidade surda 	As identidades surdas são construídas dentro das representações possíveis da cultura surda, eles moldam de acordo com o maior ou menor receptividade cultural assumida pelo sujeito. E dentro dessa receptividade cultural, também surge aquela luta política ou consciência oposicional pela qual o indivíduo representa a si mesmo, se defende da homogeneização, dos aspectos que o tornam corpo menos habitável, da sensação de invalidez, da inclusão entre os deficientes, da menos valia social. (PERLIN, 2004, p. 77-78 apud STROBEL, 2008, p. 24)
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas Recentes