Buscar

Energia Solar-apresentaçao

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Energia Solar
Guilherme Fustinoni
Lorena Reis
Thalysson Araujo
O que é energia?
“ Capacidade dos corpos para produzir um trabalho ou desenvolver uma força.”
-
Dicionário melhoramentos.
O que é energia eletrica =>
2
Fontes renováveis:
Energia limpa: fontes renovavis.. Breve comentario sobre a crise energetica
3
Energia solar
Energia proveniente da luz e do calor do sol.
A energia solar foi descoberta pelo físico francês Edmund Bequerel, no seculo XIX, enquanto este realizava experimentos com eletrodos. 
O que é energia solar e de onde surgiu: historia da energia solar.
4
Imagem: uma placa solar sendo instalada em 1955. 
5
Como aproveitamos a energia do sol?
A luz e o calor do sol já vem sido aproveitadas pela humanidade desde tempos remotos. Mas somente a aproximadamente um seculo, o uso do sol para geraçao de energia foi descoberto, e desde entao vem sendo aprimorado [...]. Existem algumas formas de se aproveitar a energia do sol... Como:
6
Aproveitamentos Termicos
Coletor solar:
Aproveitamentos termicos: como oo nome já diz, aproveitamos o calor do sol tanto para aquecer fluidos e superficies, quanto para a geraçao de energia eletrica. A imagem mostra o esquema resumido de um coletor solar, que serve para aquecer agua em residencias, principalmente, mas tbm tem grande uso em comercios, edificios e empresas. 
7
O coletor solar consiste de uma placa de metal enegrecisa, tubos prara a circulação do liquido, laminas de vidro, e um isolamento tambem em vidro, envoltos por um tabuleiro. A agua que circula pelos tubos é aquecida pelo sol, e dali vai para um tanque especifico, para armazenamento da agua quente.
8
Concentrador solar:
Concentrador solar: consiste em espelhos com uma certa curvatura, cujo foco incide sobre uma tubulação por onde passam os fluidos as serem aquecidos. Podendo ser água ou um fluido especifico, cuja temperatura de ebulição é maior que a da água, fazendo com que armazene mais calor. Quando se usa água, o vapor da agua que foi aquecida vai direto pra turbina. Quando se utiliza o fluido, se aquece a agua com esse fluido, para que gere o vapor que moverá as turbinas, para geraçao de energia elétrica.
9
O semi-cilindo pode usar um “perseguidor solar”, que é uma espercie de motor que regula a rotaçao dos espelhos para que o sol sempre incida sobre eles.
10
Conversão direta da radiação solar em energia elétrica: fotoelétrica
As camadas P e N são 2 tipos de matérias semicondutores, onde, a grosso modo, um tem mais élétrons que o outro. A luz fornece energia para os elétrons superarem o que é conhecido como região de depleção (uma camada isolante que se forma na junção dos materiais N e P), e com isso, se cria corrente eletrica. 
12
Placa solar
A placa solar constitui um sistema de geraçao de energia, com corrente continua. Podendo ter sistemas integrados, isolados ou híbridos. 
13
Sistema integrado á rede:
 é um sistema de geração de energia ligado á rede (copel). A parte de energia produzida que não é consumida vai para á rede eltrica, numa especie de “credito de energia”, que é contabilizado por um relogio bidirecional, que registra as entradas e saidas de energia á rede. Em todos os sistemas fotovoltaicos, é necessario um inversor, que converte a energia produzida pela placa solar em uma forma coerente com a fornecida pela rede. 
14
Sistema Fotovoltaico Isolado:
Sist. Fotovoltaico isolado. A energia que não foi consumida é armazenada em baterias, para uso posterior. O controlador de carga controla a carga e descarga da bateria, para que esses ciclos não ocorram de forma abrupta, sem prejudicar a bateria. Tambem exixte uma forma de sist. Fotovoltaico hibrido com as duas formas, de sist isolado e integrado a rede. 
15
Aproveitamento da energia solar no brasil
Brasil: um dos maiores potenciais solares do mundo.
16
Radiação global média diária:
Insolação diária:
Radiação (Wh/m² dia)
Projetos Nacionais de aproveitamento de Energia Solar
Sistema Fotovoltaico de Bombeamento para Irrigação -Capim Grosso- BA
Sistema Solar de aquecimento de Agua - Belo Horizonte- MG
Atualmente, diversos órgaos e instituiçoes brasileiras, como a MME, Elétrobrás/COPEL e universidades, dão apoio técnico, científico e financeiro a projetos de aproveitamento da energia solar no brasil, principalmente de sistemas fotovoltaicos. Esses projetos visam o atendimento de comunidades idoladas da rede eletrica e ao desenvolvimento regional. Esses projetos tambem tem obtido suporte de organismos internacionais, como a agencia alemã de cooperaçao tecnica (gtz) e do laboratorio de nergia renovavel dos EUAm(NREL/DOE). O Brasil tambem conta com areas de aproveitamento termico, para aquecimento de agua, principalmente nas regioes sul e sudeste, onde uma parcela expressiva do consumo de energia eletrica é destinada a esse fim. 
20
Sistema de eletrificação fotovoltaica do Núcleo Perequê Vale do Ribeira – SP
Sistema fotovoltaico para atendimento domiciliar -Projeto Ribeirinhas
Vantagens da Energia Solar
É renovável;
Não emite poluentes;
Baixa necessidade de manutenção;
Acessível em lugares remotos.
Vantagens da energia solar
A maioria das vantagens da energia solar está relacionada com os seus benefícios ambientais. Dentre os principais pontos, podemos destacar:
a) É renovável: a energia advinda do sol pode ser considerada inesgotável. As tecnologias atuais, inclusive, permitem o armazenamento de calor durante certo tempo, de forma que, quando não há sol, a produção de eletricidade não é prejudicada.
b) É gratuita. A energia advinda do sol não possui custos, haja vista que é um recurso oferecido pela natureza. A correta localização das usinas solares permite o máximo aproveitamento.
c) Ocupa pouco espaço. Ao contrário, por exemplo, das hidrelétricas, a produção de energia solar não demanda a ocupação de grandes áreas, com processos de desocupação de regiões naturais.
d) Não emite poluentes. Ao contrário de outras fontes produtoras de energia, como as termoelétricas, as usinas solares não emitem poluentes na atmosfera.
e) Baixa necessidade de manutenção. Apesar de ser uma tecnologia cara, os painéis ou placas utilizados na produção de energia são resistentes e praticamente não oferecem custos de manutenção.
f) Acessível em lugares remotos. Por não demandar grandes investimentos em linhas de transmissão, as usinas solares ou placas fotovoltaicas conseguem beneficiar aquelas comunidades mais afastadas dos grandes centros urbanos.
22
Com o uso da energia solar....
Impactos Socioambientais
Baixa eficiência dos sistemas de conversão de energia, tornando necessário o uso de grandes áreas para a captação de energia em grandes quantidades;
Usina de Ivanpah - USA
Uma das restrições técnicas à difusão de projetos de aproveitamento de energia solar é a baixa eficiência dos sistemas de conversão de energia, o que torna necessário o uso de grandes áreas para a captação de energia em quantidade suficiente para que o empreendimento se torne economicamente viável. Comparada, contudo, a outras fontes, como a energia hidráulica, por exemplo, que muitas vezes requer grandes áreas inundadas, observa-se que a limitação de espaço não é tão restritiva ao aproveitamento da energia solar. 
24
As usinas solares não são tão ambientalmente corretas quanto se imagina. Apesar de não emitirem poluentes, elas são responsáveis por uma grande mortalidade de pássaros, que literalmente queimam em função do calor gerado no local de produção. Os espelhos das placas das usinas atraem-nos, fazendo com que morram.
Conclusões:
???
26
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/O-que-fazemos/Clima-e-Energia/juventude-solar/energia-solar
http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/atlas/pdf/03-Energia_Solar%283%29.pdf
http://www.mma.gov.br/clima/energia/energias-renovaveis/energia-solar
http://www.portalsolar.com.br/sistema-fotovoltaico-como-funciona.html
http://www.solyes.com.br/mercado-brasil.php
http://www.mundoeducacao.com/geografia/vantagens-desvantagens-energia-solar.htm
Referências:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais