Buscar

Postagem_AP3_Mecanica_Materiais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (NEAD)
<Ensaio da Tração>
APLICAÇÃO PRÁTICA 
REFERENTE AS UNIDADES “1” A “8”
Turma: ENG 151-60
Professor: Wallace Carvalho
Semestre: 2022.01
Aluno(a):
<Contextualização>
O projeto de um componente mecânico ou equipamento industrial requer conhecimento das propriedades dos materiais disponíveis. Para a seleção de um tipo de material para o projeto são avaliadas as suas propriedades mecânicas e seu comportamento mecânico. Estas características são obtidas através de ensaios mecânicos normalizados. As principais associações de normas técnicas fornecem as normas que descrevem o procedimento do ensaio, bem como requisitos mínimos de resistência mecânica e dureza para diversas classes de aços e ferros-fundidos. 
Desta forma se estabelece uma linguagem comum entre fornecedores e usuários do setor industrial metal-mecânico. Um dos métodos para se verificar a resistência mecânica de um metal consiste em submeter um corpo de prova ao ensaio de tração. Para entender o princípio deste ensaio, imagine que se aplica determinada carga de tração uma barra de seção transversal constante que seja suficiente para rompê-la. Porém, quando se aplica a mesma carga a uma outra barra com maior área de seção transversal esta não se rompe. 
De fato existe uma relação de dependência entre a área de seção de uma peça e sua resistência mecânica, frente à uma carga constante F aplicada. Portanto, para se medir a resistência de um material é necessário correlacionar a força aplicada à área de seção da peça. Esta propriedade tem o nome de tensão mecânica (σ) e está ilustrada na Figura 1.1.
<Proposta de Trabalho>
Diante da abordagem do ensaio de tração, deve-se determinar o módulo de elasticidade de (2) dois corpos de prova (alumínio 6061, titânio 6AI-4V, alumínio 2024 e aço carbono ASTM A36) distintos.
<Orientações>
Remova as partes móveis das garras de fixação. Mova o corpo de prova XXX da maleta para a mesa e, com o auxílio do paquímetro, meça o diâmetro e comprimento iniciais do corpo de prova.
Crie uma tabela semelhante à apresentada abaixo para cada um dos materiais. Anote os valores obtidos no experimento e utilize as equações apresentadas no sumário teórico e a relação abaixo para calcular a força atuante sobre o corpo de prova. 1 kgf = 9.8067 N
Utilizando os dados das tabelas acima, calcule os valores de tensão e de deformação nos corpos de prova. Crie uma tabela semelhante à Tabela 2 para cada um dos materiais ensaiados e anote os valores calculados. Para auxiliá-lo nas conversões de unidade, lembre-se de que 1 N/mm² equivale a 1 MPa.
Posicione o corpo de prova na máquina e coloque as garras de fixação e aplique a pré-carga com a bomba manual.
Aplique a carga no material de forma gradual, até que o corpo de prova seja rompido
Alivie a carga aplicada pela bomba, remova as garras de fixação e mova o corpo de prova para a mesa. Meça o diâmetro e comprimento finais e descarte o corpo de prova
Para acesso: CONTEÚDO > LABORATÓRIO VIRTUAL > ENSAIO DE DUREZA
O trabalho deve ser entregue seguindo o modelo (Introdução, desenvolvimento e considerações finais do trabalho recorrente) disponibilizado no MENU MIDIATECA. 
Na introdução – A introdução de um relatório deve contextualizar o experimento/ assunto teórico, apresentando sua justificativa, as questões que se busca responder com ele. Deve(m) ser destacada(s) a(s) relação(ões) entre variáveis que foi(ram) avaliada(s), o motivo pelo qual você entendia que existiam relação(ões) entre essas variáveis, assim como a(s) relação(ões) que você cogitava existir entre essas variáveis antes do desenvolvimento do experimento; desenvolvimento – abordar sobre as constatações e processos encontrados nesse estudo. Assim, como apresentar os dados coletados organizados em representações que facilitem sua análise (tabelas, gráficos, diagramas). Por fim, considerações finais – análise final sobre o processo estruturado.
Atividade também exige o cumprimento das normas da ABNT em sua execução;
Trabalho individual ou em grupo ( até 6 componentes) – todos componentes devem se cadastrar no mesmo grupo para validação da nota
	Critérios de avaliação
	Indicadores
	Pontuação
	Coerência da resposta ao enunciado proposto
	4
	Capacidade argumentativa e clareza na exposição das ideias e conceitos
	3
	Correção gramatical
	2
	Utilização das normas da ABNT na formatação, citações e referências
	1

Continue navegando