Buscar

CONTABILIDADE SOCIAL AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONTABILIDADE SOCIAL
A contabilidade social é responsável pelos agregados macroeconômicos, que são indicadores que demonstram evolução da economia dentro de um período, como a produção, os níveis de emprego, a inflação, renda nacional etc. 
As análises são feitas durantes um período, geralmente trimestral ou anual e são em valores totais, ou seja, faz referência a macroeconomia. A contabilidade social é um segmento diferente da contabilidade tradicional, pois avalia a atividade econômica de uma forma geral.
O princípio básico da contabilidade social é a identidade das contas nacionais, esse princípio diz que a atividade econômica pode ser mensurada por três óticas: Produto Nacional (PN), Despesa Nacional (DN) e Renda Nacional (RN) e a equação básica da contabilidade social é: PN = DN = RN, mediante as mesmas podemos ter uma noção macro da economia avaliada.
O sistema adotado para mensuração é o Sistema de Contas Nacionais, dentro desse sistema existem alguns indicadores eles são Produto Nacional Líquido, Produto Nacional Bruto, Produto Interno Líquido, Produto Interno Bruto, Produto Nacional, Renda Nacional, Investimentos e Poupança, eles tem diferentes funções e todas elas são importantes para avaliar a economia de forma macro.
É notório observar que o PIB (Produto Interno Bruto) é um importante indicador, pois nele temos a soma de todos os produtos e serviços produzidos e vendidos a preço de mercado dentro de uma nação. 
O indicador de Renda Nacional demonstra a renda per capita de uma nação, no entanto uma renda nacional elevada não quer dizer que ela possua uma boa qualidade de vida para os seus cidadãos, pois pode acontecer dessa renda ser centralizada nas mãos de poucas pessoas, já uma renda melhor distribuída pode haver um bem estar maior na sociedade.
O PNB (Produto Nacional Bruto) é importante porque nele podemos analisar tudo que as empresas de uma nação produzem, em território nacional ou no exterior, ou seja, uma empresa brasileira localizada no exterior essa empresa entra no indicador do Produto Nacional Bruto.
Existem outros indicadores, no entanto, concluo que os citados acima são os mais importantes, pois através deles temos uma noção da renda nacional per capita, do que foi produzido a preço final de mercado e comercializado no exterior ou não.

Continue navegando