Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA Markenting

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA CONCESSÃO DOS AEROPORTOS BRASILEIROS
Gestão Pública
O programa de privatização dos aeroportos começou no primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que sempre preferiu utilizar o termo "concessão" em vez de "privatização". Naquela época, a modernização dos aeroportos tornou-se necessária para o país não fazer feio na Copa do Mundo de 2014. O primeiro aeroporto concedido à iniciativa privada foi São Gonçalo do Amarante, em Natal, em 2011.
As vantagens: condições para a entrada de competidores nesse mercado, o que fomentaria a competição entre aeroportos por tráfego e negócios, isso pode contribuir para o aumento do número de cidades servidas e a descentralização de operações em aeroportos congestionados, criando-se novos hubs. Acrescenta-se a esses benefícios, a melhora geral na qualidade do serviço prestado. A concorrência a ser criada traria avanços tecnológicos e maior rapidez na realização dos investimentos necessários, já que os entes privados não têm os entraves normalmente enfrentados por empresas públicas ao contratar fornecedores e obras. Quanto maior a geração de renda nos aeroportos, maior será seu retorno para seu encorajamento para seu faturamento positivo, assim incentivando o aumento da renda para aquele determinado aeroporto e por consequência trazendo um conjunto de fatores que possam influenciar positivamente a economia da aviação e local, como por exemplo, o aumento turismo com hotéis, atrações turísticas, entrada e saída de turistas em uma região por origem e destino e comércios.
Desvantagens: são fatores intimidadores que podem afetar o setor do transporte aéreo e na economia. O investimento feito por empresas públicas vem da arrecadação de impostos e com empresas privadas, os custos dos serviços prestados tendem a aumentar e mesmo assim continuaremos a pagar impostos ao governo. Empresas privadas tendem a investir apenas onde há certeza de lucro, por exemplo, se houver competição entre aeroportos podem mudar o movimento do transporte aéreo de uma região para outra, dependendo da pista, do pátio e terminal de passageiros podem limitar de forma significativa a realização do potencial de demanda de uma determinada região, o controle do tráfego aéreo a capacidade do espaço aéreo também restringir a oferta, algumas regulamentações que passam a estabelecer regras dificultando e restringindo a capacidade da proposta do setor, tanto por razões financeiras quanto por questões operacionais devido ao fato da infraestrutura das cidades não está sob a administração dos gestores da iniciativa privada. Maximizando o desemprego local. Aumento no valor das passagens.
Fontes:
https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2022/05/5009713-saiba-como-anda-o-processo-de-privatizacao-dos-aeroportos-no-pais.html

Continue navegando