Buscar

direito constitucional

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Direito Constitucional
"Direitos individuais são aqueles concebidos como 'direitos fundamentais do homem-indivíduo, que são aqueles que reconhecem autonomia aos particulares, garantindo a iniciativa e a independência aos indivíduos diante dos demais membros da sociedade política e do próprio Estado’ ". (SILVA apud HACK, 2012, p. 79). (Fonte: HACK, Érico. Direito Constitucional: Conceitos e Fundamentos e Princípios Básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012, CAPÍTULO 3).
A respeito dos direitos e deveres individuais e coletivos, assinale a alternativa correta.
Nota: 0.0
	
	A
	São direitos que permitem ao Estado o exercício do seu poder de império de forma absoluta, sem qualquer tipo de limitação.
	
	B
	Os poderes estatais são considerados prerrogativas; desta forma, as prerrogativas do Estado são ilimitadas.
	
	C
	O poder do Estado é limitado e pode ser utilizado apenas quando e na medida em que for necessário.
Fonte: HACK, Érico. Direito Constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012, CAPÍTULO 3, p. 80.
	
	D
	Direitos individuais se sobrepõem de forma unânime e absoluta em relação ao Estado, devendo o Estado observá-los e em hipótese alguma pode interferir nesses direitos.
	
	E
	Os direitos individuais são apenas aqueles previstos estritamente no artigo 5º da Constituição de 1988.
Questão 2/10 - Direito Constitucional
“A liberdade é o direito de fazer tudo quanto as leis permitem; e, se um cidadão pudesse fazer o que elas proíbem, não mais teria liberdade, porque os outros teriam idêntico poder.” (CHEVALIER, Jean Jacques. As grandes obras políticas de Maquiavel a nossos dias. Trad. Lydia Cristina. 8. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1998. p. 139).
De acordo com os estudos realizados e os conceitos abordados no livro base da disciplina, sobre o direito à liberdade, assinale a alternativa correta: 
I - A Constituição prevê o direito de liberdade.
II - O direito de liberdade abrange a liberdade de ir e vir, ou seja, as pessoas são livres para circular pelos espaços públicos.
III – Preza-se esse valor, dando-se importância à autodeterminação do indivíduo, à liberdade de escolha e ao livre-arbítrio.
Nota: 10.0
	
	A
	Todas as assertivas estão corretas.
Você acertou!
Fonte: HACK, Érico. Direito Constitucional: Conceitos e Fundamentos e Princípios Básicos. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 87.
	
	B
	Apenas as assertivas I e II estão corretas.
	
	C
	Apenas a assertiva II está correta.
	
	D
	Apenas a assertiva I está correta.
	
	E
	Apenas as assertivas II e III estão corretas.
Questão 3/10 - Direito Constitucional
“Ao lado dos fundamentos, que são valores que a República pretende manter e preservar, o art. 3º da Constituição traz uma série de objetivos fundamentais.” (HACK, Érico. Direito Constitucional: conceitos e fundamentos e princípios básicos. Curitiba: InterSaberes, 2012.)
Em relação aos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, assinale a alternativa correta: 
I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II - garantir o desenvolvimento nacional;
III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
Nota: 10.0
	
	A
	Todas as alternativas estão corretas
Você acertou!
Fonte: HACK, Érico. Direito Constitucional: Conceitos e Fundamentos e Princípios Básicos. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 65 e 66. (Citação do enunciado: p. 64.)
	
	B
	Apenas I e II estão corretas
	
	C
	Apenas II está correta
	
	D
	Apenas II e III estão corretas
	
	E
	Apenas I e III estão corretas
Questão 4/10 - Direito Constitucional
“O Título 1 da Constituição Federal denomina-se Dos Princípios Fundamentais porque basicamente contém os valores, as políticas e as diretrizes que estão no alicerce da República. Temos aqui, então, os verdadeiros pilares da fundação do Estado brasileiro, carregados de significação e peso para todas as decisões e leis que sejam derivadas”. Fonte: HECK, Érico. Direito constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo e assinale a alternativa que faz a análise correta:
I – O Brasil é uma república porque com a morte do Presidente, é indicado para ocupar o cargo uma pessoa de sua família. Geralmente, o presidente aponta um sucessor antes do seu falecimento, através do testamento.
II – O Brasil é considerado um Estado Nacional Unitário. Ele é dividido em departamentos, que não possuem nenhuma autonomia em relação ao governo central.
III – O Brasil adota como forma de Estado a federação. Isso significa que o território é subdividido em diversos estados federados e que cada um deles possui determinada parcela de poder no âmbito dos seus territórios.
IV – O Brasil adota como forma de governo a república, o que implica no exercício do poder pelo povo e a democracia.
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas as assertivas I e III estão corretas.
	
	B
	As assertivas I, II, III e IV estão corretas.
	
	C
	Apenas as assertivas I e II estão corretas.
	
	D
	Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
	
	E
	Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
Você acertou!
O Brasil adota como forma de governo a república, o que implica no exercício do poder pelo povo e a democracia; o Brasil adota como forma de Estado a federação. Isso significa que o território é subdividido em diversos estados federados e que cada um deles possui determinada parcela de poder no âmbito dos seus territórios. 
Fonte: HECK, Érico. Direito constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012, CAPÍTULO 2, p. 57, adaptado.
Questão 5/10 - Direito Constitucional
Paulo Gonet Branco afirma que “(...) proclamar o direito à vida responde a uma exigência que é prévia ao ordenamento jurídico, inspirando-o e justificando-o. Trata-se de um valor supremo na ordem constitucional, que orienta, informa e dá sentido último a todos os demais direitos fundamentais (BRANCO, Paulo Gonet; MENDES, Gilmar Ferreira. Curso de direito constitucional. 8 ed. São Paulo: Saraiva, 2013. p. 256.)
De acordo com os estudos realizados e os conceitos abordados no livro base da disciplina, sobre o direito à vida, assinale a alternativa correta: 
I - O direito à vida é um direito fundamental do indivíduo, não podendo ser retirado.
II - Salvo  exceção, o direito à vida é quase absoluto, pois ninguém tem o direito de retirar a vida de outrem.
III - Um direito apontado como inviolável pela Constituição é a vida.
Nota: 0.0
	
	A
	Apenas a assertiva II está correta.
	
	B
	Apenas a assertiva I está correta.
	
	C
	Apenas as assertivas II e III estão corretas.
	
	D
	Apenas as assertivas I e III estão corretas.
	
	E
	Todas as assertivas estão corretas.
Fonte: HACK, Érico. Direito Constitucional: Conceitos e Fundamentos e Princípios Básicos. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 85.
Questão 6/10 - Direito Constitucional
“A verdade interessa a todos, inclusive ao Estado. A sociedade não tem interesse em processar inocente e deixar o verdadeiro culpado impune, portanto a evolução teórica gira em torno da construção da verdade (...).” Disponível em: <https://goo.gl/F2D5Uh >. Acesso em: 21 mar. 2018.
Em relação à ampla defesa e ao contraditório, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	É admitida a ampla defesa apenas na esfera administrativa.
	
	B
	É admitida a ampla defesa apenas nos processos criminais.
	
	C
	É admitido o contraditório apenas no âmbito judicial.
	
	D
	É admitido o contraditório e a ampla defesa nas esferas administrativa e judicial.
Você acertou!
Referência: HACK, Érico. Direito Constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 92.
	
	E
	O contraditório e a ampla defesa são admitidos, constitucionalmente, apenas em Inquéritos Policiais.
Questão 7/10 - Direito Constitucional
Sobre a Constituição de 1988, lemos:
“Foram quase 19 meses de trabalho de 559 parlamentares (deputados e senadores), milhares de funcionários e a participaçãopopular, quer na apresentação de sugestões para a elaboração da nova Carta Magna, quer nas lutas diárias por novas conquistas. [...] O texto promulgado teve um caráter peculiar: os constituintes partiram do zero para formular um modelo próprio de resgate dos direitos do cidadão. Daí a definição dada pelo próprio Ulysses Guimarães ao texto elaborado e aprovado pelos constituintes (deputados e senadores): ‘Constituição Cidadã’.” (Agência Brasil. 5 de outubro de 1988: Ulysses promulga "Constituição Cidadã".)
A criação de uma nova Constituição, seja por criação de um novo país, seja por revolução, seja por adequação, são hipóteses do chamado:
Nota: 10.0
	
	A
	Poder Paralelo Derivado.
	
	B
	Poder Constituinte Derivado.
	
	C
	Poder do Supremo Tribunal Federal.
	
	D
	Poder do Presidente.
	
	E
	Poder Constituinte Originário.
Você acertou!
Fonte: HACK, Érico. Direito Constitucional: Conceitos e Fundamentos e Princípios Básicos. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 27.
Questão 8/10 - Direito Constitucional
Érico Hack diz que, “(...) os direitos políticos regulamentam o voto e as condições de elegibilidade. Esses direitos, em um Estado democrático, são fundamentais, já que apontam como os representantes são eleitos e como a cidadania é exercida. A Constituição ainda estipula as condições de elegibilidade, que são as condições para que alguém se candidate e seja eleito. Entre essas condições, vale destacar a idade mínima para eleição dos cargos, que é 18 anos para vereador; 21 para prefeito e vice-prefeito, deputado federal e estadual; 30 anos para governador; e vice-governador; e 35 anos para presidente da República, vice-presidente e senador. “ (HACK, Érico. Direito Constitucional: conceitos e fundamentos e princípios básicos. Curitiba: InterSaberes, 2012.)
Quanto aos direitos políticos, assinale a alternativa correta: 
I - Os direitos políticos determinam a forma de exercício da cidadania.
II - Qualquer pessoa tem direito de votar, até os menores de 14 anos.
III - A Constituição determina que o voto é universal e tem o mesmo valor para todos.
Nota: 10.0
	
	A
	Todas as assertivas estão corretas.
	
	B
	Apenas as assertivas I e II estão corretas.
	
	C
	Apenas as assertivas I e III estão corretas.
Você acertou!
Fonte: HACK, Érico. Direito Constitucional: Conceitos e Fundamentos e Princípios Básicos. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 96 e 97.
	
	D
	Apenas a assertiva II está correta.
	
	E
	Apenas a assertiva I está correta.
Questão 9/10 - Direito Constitucional
"(...) quando a Constituição estabelece os direitos e as garantias fundamentais, em grande parte, ela dá a cada indivíduo uma série de direitos necessários à sua existência, ao mesmo tempo em que impõe ao Estado o dever de atender e respeitar esses direitos". (HACK, 2012, p. 78).
A respeito dos direitos e das garantias fundamentais, assinale a alternativa correta.
Nota: 0.0
	
	A
	A cada direito corresponde a contraprestação de um dever de outra pessoa.
Referência: HACK, Érico. Direito Constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 78.
	
	B
	Em qualquer ordenamento jurídico há direitos e deveres apenas para parcela dos habitantes do país.
	
	C
	Todos os direitos fundamentais são absolutos; ou seja, não há necessidade de limitação desses direitos por parte do Estado ou decorrência do exercício de mesmo direito de igual natureza por outrem.
	
	D
	A lei do mais forte é a base de onde se assenta a justificativa para os direitos e as garantias fundamentais. Desta forma, são garantidos direitos fundamentais apenas para indivíduos especiais em determinada sociedade.
	
	E
	Direitos individuais e direitos fundamentais são sinônimos, não havendo necessidade de diferenciá-los.
Questão 10/10 - Direito Constitucional
Segundo José Alfredo de Oliveira Baracho, “(...) o poder não é um fenômeno autônomo que se realiza por si próprio, mas um meio para atender a certa finalidade social. Assenta-se esta justificativa na coordenação, no seio da coletividade, da atividade social das várias pessoas que a integram. Tem como objetivo regular a divisão das tarefas, com a finalidade de impedir uma ação global. Visa regulamentar particularmente os conflitos que surgem nos processos de atividade social. O gênero de atividade e a importância que ele apresenta para a sociedade, sua vinculação com as outras atividades, dependem da intensidade do poder, os meios pelos quais é exercido e os tipos de relações que surgem.” (BARACHO, José Alfredo de Oliveira. Teoria Geral do Poder Constituinte, p. 33.)
Sobre a titularidade do poder e seu exercício assinale a alternativa correta: 
Nota: 10.0
	
	A
	O poder pertence apenas aos chefes do Poder Executivo.
	
	B
	O poder pertence exclusivamente ao Poder Judiciário.
	
	C
	A Constituição Federal aponta quem é titular de poder e qual é o fundamento do seu exercício.
Você acertou!
Fonte: HACK, Érico. Direito Constitucional: Conceitos e Fundamentos e Princípios Básicos. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 67.
	
	D
	A Constituição Federal não dispõe sobre o poder e seu exercício.
	
	E
	Todas as alternativas estão corretas.

Continue navegando