Buscar

DESMATAMENTO E QUEIMADAS A IMPORTÂNCIA DE PRESERVAR A FLORESTA AMAZÔNICA

Prévia do material em texto

Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica
Prof. Letícea Braga
trechos de matérias
A Amazônia, que antes era um terreno florestal que abrigava inúmeras espécies de animais, aves e índios; transformou-se em uma área destinada à agropecuária, produção de grãos e centro urbano. Estima-se que, se nenhuma providência for tomada, em 40 anos a Amazônia estará totalmente desmatada.
Muitas pessoas já foram vítimas de grande violência por tentarem defender a terra, os índios Manokis, por exemplo, foram expulsos do seu território e outros 170 povos que ali residiam. Tudo começou em 1970, quando a Ditadura Militar decidiu ocupar o território para não correr o risco de perdê-la. Milhares de pessoas, de todos os lugares do país, chegavam para trabalhar nas terras, mas a maioria morria ou voltava para a terra natal por falta de recursos. Os que conseguiram permanecer nas terras fizeram queimadas para cultivar seu alimento.[Brasil Escola]
O mundo atual enfrenta uma série de problemas de caráter ambiental, os principais são o desmatamento de florestas naturais e a poluição do ar, que provoca a emissão de CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera.
O desmatamento de florestas consiste na retirada da cobertura vegetal existente, que pode ocorrer por meio do corte de árvores ou mesmo por queimadas, essa prática coloca em risco importantes ecossistemas, como as florestas equatoriais e tropicais em partes distintas do planeta, sobretudo na Amazônia, Congo e sudeste asiático, além de comprometer a existência de coberturas vegetais mais restritas, como as florestas boreais (taiga e coníferas).
Nos últimos trinta anos, todas as florestas citadas sofreram uma exploração muito intensa, isso para satisfazer os interesses econômicos das sociedades capitalistas e dos seus altos índices de consumo. [Brasil Escola]
As queimadas na Amazônia têm relação direta com o desmatamento, afirmam especialistas ouvidos pelo G1. O fogo é parte da estratégia de "limpeza" do solo que foi desmatado para posteriormente ser usado na pecuária ou no plantio. É o chamado "ciclo de desmatamento da Amazônia".
O "ciclo de desmatamento" tem como base a tentativa de ocupação desregrada de terras da União, inclusive em áreas protegidas, como verificou o Desafio Natureza no Pará. "Ocupa-se a área pública, e é feito o desmatamento como forma para valorizar a terra e vender", explicou Tasso Azevedo, coordenador-técnico do Observatório do Clima e coordenador-geral do MapBiomas. [G1]
A Floresta Amazônica está literalmente pegando fogo. De acordo com o Ipam, o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, até 14 de agosto foram registrados 32.728 focos de calor, número cerca de 60% superior à média dos três anos anteriores para o mesmo período.
Segundo a geógrafa e diretora de ciência do Ipam, Ane Alencar, o aumento de incêndios deste ano não está relacionado a períodos de seca mais intensos ou a fenômenos climáticos, como o El Niño. Neste ano, a Amazônia viu menos dias consecutivos sem chuva do que a média entre 2016 e 2018: menos de vinte contra mais de trinta, respectivamente. [Veja]
Além do ciclo hidrológico e do imperativo de considerar a região como um sistema, a maior promessa da Amazônia, para todos os países que a abrigam, é a sua extraordinária biodiversidade. Esta já proporcionou à humanidade um dos medicamentos mais eficazes para o controle da pressão arterial, assim como um relaxante muscular em uso nas cirurgias abdominais. E isso mal dá ideia do que há na superfície, que precisa ser mais estudada. Considere-se, ainda, que cada espécie é um conjunto de soluções para uma vastidão de problemas biológicos. A variedade é fascinante, riquíssima. Enten­dê-la pode ser crucial para o avanço das ciências biológicas. Não se trata apenas de um exercício intelectual estimulante, mas de benefícios diretos incalculáveis. [Veja]
exemplos
A IMPORTÂNCIA DA FLORESTA AMAZÔNICA NO MUNDO
A amazônia é a maior floresta de biodiversidade do mundo. É possível afirmar que o desmatamento e as queimadas, (Sem vírgula) venham afetar o meio físico e sócio econômico socioeconômico do país. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
No que se refere ao meio físico da floresta amazônica, o desmatamento e as queimadas podem influenciar no super aquecimento climático, visto que a floresta amazônica tem um papel muito importante na preservação de animais, de plantas e de água doce no mundo. (Reestruture as discussões apresentadas)
Além disso, esse desmatamento e as queimadas também podem afetar a economia do país, pois é da floresta amazônica que é extraída muitas plantas medicinais, sem falar das matérias-primas que são exportadas para outros países. (Abordagem superficial)
Sendo assim, o Brasil precisa de politicas públicas que venham a incentivar a cuidar do meio ambiente, criando recursos que venha a solucionar esses problemas que o Brasil está enfrentando hoje. (Reelabore a proposta de intervenção)
Domínio da modalidade escrita formal - 100
Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa - 50
Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista - 50
Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação - 50
Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos - 20
Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL: 	270
PROBLEMA ANTIGO
A partir de 1500, no período do “descobrimento” do Brasil, iniciou-se no país a exploração do pau-brasil, principal matéria-prima disponível naquela época. Consequentemente houve uma enorme destruição da Mata Atlântica, que hoje ocupa aproximadamente apenas 13% do território brasileiro. Embora tenha se passado muito tempo desde esse fato histórico, ainda hoje a sociedade não consegue compreender a importância de salvar áreas ameaçadas, como a área da floresta amazônica. (
A expansão da fronteira agrícola foi um dos principais fatores que influenciaram na degradação da floresta amazônica. Tendo em vista que o Brasil é um dos principais produtores e exportadores de grãos, carnes e outros produtos alimentícios, foi necessário que áreas fossem desmatadas para a criação de espaços que comportassem todo o processo de produção. (Abordagem superficial das discussões)
Hans Jonas, filósofo alemão, afirmava que os seres humanos deveriam agir com responsabilidade em relação à natureza, sempre pensando nas futuras gerações. Embora muito importante, seu pensamento ainda não é difundido na maior parte da sociedade brasileira, que insiste em não se preocupar com os efeitos que a destruição é capaz de causar, entre eles pode-se destacar a extinção de espécies da fauna e flora nativa, causando um sério desequilíbrio no ecossistema. 
Diante disso, pode-se concluir que são necessárias políticas mais efetivas de fiscalização em áreas ameaçadas, assim como uma maior punição em casos de exploração ilegal. Além disso, é preciso que a mídia, principal meio formador de opiniões, seja incentivada pelo Governo com o fim de informar e conscientizar a população, que sabendo da importância da floresta se mobilizará e buscará protegê-la. A destruição da naturezadeve ficar apenas no passado. (Reestruture a proposta de intervenção)
Domínio da modalidade escrita formal - 200
Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa - 150
Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista - 150
Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação - 150
Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos - 100
Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL: 	750
DESMATAMENTO E QUEIMADAS NA FLORESTA AMAZÔNICA
Constata-se que a poluição e o desmatamento no Brasil não são assuntos novos da contemporaneidade, eles são vistos no país desde a colonização, na qual grande parte das florestas tropicais foi destruída. A Floresta Amazônica é uma das vítimas do desmatamento vindo, principalmente, da pecuária. Claramente, os efeitos que estes atos trazem prejudicam o planeta como um todo, pois a Floresta Amazônica é uma área de extrema importância generalizada (Melhore esse termo).
 	Nesse contexto, de acordo com o Instituto de Pesquisa ambiental da Amazônia (IPAM), em 2019, no mês de agosto, o número de queimadas aumentou cerca de 60% em relação a média dos últimos três anos. Outro fator relevante é o desmatamento causado pela pecuária, que é responsável pela perda de 70% da Amazônia. Todos esses casos de destruição da Floresta fazem com que o ciclo hidrológico se altere, pois, com as queimadas e o desmatamento, a evapotranspiração diminui, contribuindo para que haja períodos mais quentes. (Melhore a progressão de sentido. Articule mais as ideias apresentadas)
Ademais, vale ressaltar a importância da Floresta Amazônica também para a indústria farmacêutica, pois o número de plantas medicinais lá existentes é muito grande. Além disso, a Amazônia pode não ser o "pulmão do mundo", mas, com certeza, é tão importante quanto, porque ela absorve uma enorme quantidade de dióxido de carbono, o que ajuda imensamente na diminuição do aquecimento global. (Reestruture e articule mais as discussões apresentadas)
Diante disso, fica clara a importância da preservação da Floresta Amazônica, pois essa se destaca como sendo uma ótima ajuda para o planeta em fatores ambientais diversos. Sabe-se da existência de leis (como a Lei de Crimes Ambientais) e de normas (como o Código Florestal) já vigentes no Brasil. Assim, o que falta para ajudar a preservar este bioma é o investimento vindo do Estado no Ministério do Meio Ambiente (Vírgula) para que esse aprimore suas tecnologias (como satélites) para que seja feita uma fiscalização nesta imensa área. (Desenvolva mais a proposta de intervenção)
Domínio da modalidade escrita formal - 150
Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa - 200
Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista - 150
Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação - 150
Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos - 100
Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL: 	750
produção da semana
A partir do pontuado em sala de aula e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema ““Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica””, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Continue navegando