Buscar

ENERGIA EOLICA

Prévia do material em texto

ENERGIA EÓLICA 
Professora: Renata Frayne
Alunos: Danilo Nunes de Oliveira, Flávia Gabrielle Santos, Júlio Cezar Macário, Paulo Sérgio S. Barbosa, Tayna Lima Pires
Energia Eólica e sua origem
A energia eólica é considerada a energia mais limpa do planeta, disponível em diversos lugares e em diferentes intensidades, uma boa alternativa às energias não-renováveis, sendo obtida pelo movimento do ar (vento). Os ventos são gerados pela diferença de temperatura e pressão da região. A energia eólica pode ser convertida em energia elétrica através de aerogeradores. Um aerogerador segue o mesmo mecanismo básico de um moinho de vento (inventados na Pérsia no séc. V, usados para bombear água para irrigação): o vento atinge uma hélice que ao movimentar-se gira um eixo que impulsiona uma bomba (gerador de eletricidade).
A quantidade de eletricidade que pode ser gerada pelo vento depende de quatro fatores: 
• da quantidade de vento que passa pela hélice 
• do diâmetro da hélice 
• da dimensão do gerador 
• do rendimento de todo o sistema
Impactos e Problemas causados pela energia eólica 
Apesar de não queimarem combustíveis fósseis e não emitirem poluentes, fazendas eólicas não são totalmente desprovidas de impactos ambientais.
Elas alteram paisagens com suas torres e hélices e podem ameaçar pássaros se forem instaladas em rotas de migração.
Emitem um certo nível de ruído (de baixa frequência), que pode causar algum incômodo.
Podem causar interferência na transmissão de televisão.
O custo dos geradores eólicos é elevado, porém o vento é uma fonte inesgotável de energia. E as plantas eólicas têm um retorno financeiro a um curto prazo.
Regiões onde o vento não é constante, ou a intensidade é muito fraca, obtêm-se pouca energia e quando ocorrem chuvas muito fortes, há desperdício de energia.
Energia eólica no Brasil
Apesar de ter um território vasto com ótimo potencial de geração de energia elétrica utilizando o vento, o Brasil ainda produz pouca energia a partir desta fonte. Atualmente, o Brasil produz cerca de 1.200 megawatts, correspondendo a apenas 0,6% de participação no sistema elétrico nacional. São apenas 46 parques eólicos (usinas eólicas) em todo território nacional.
Principais complexos de energia eólica no Brasil
- Complexo Eólico Alto Sertão I - localizado no semiárido baiano, é o maior parque gerador de energia eólica do Brasil e também da América Latina. As 184 torres geram 294 megawatts de energia (cerca de 30% de toda energia eólica gerada no Brasil). Inaugurado em junho de 2012, o complexo pertence a empresa Renova Energia e teve investimento de 1,2 bilhão de reais.
- Parque Eólico de Osório: instalado no munício gaúcho de Osório, éo segundo maior centro de geração de energia eólica no Brasil (em 2011). Possui a capacidade instalada de 150 megawatts.
- Usina de Energia Eólica de Praia Formosa: instalada na cidade de Camocim (Ceará). Possui a capacidade instalada de 104 megawatts.
- Parque Eólico Alegria: instalado na cidade de Guamaré (Rio Grande do Norte). Possui a capacidade instalada de 51 megawatts.
- Parque Eólico do Rio de Fogo: instalado na cidade de Rio do Fogo (Rio Grande do Norte). Possui capacidade instalada de 41 megawatts.
- Parque Eólico Eco Energy: instalado na cidade de Beberibe (Ceará). Possui capacidade instalada de 25 megawatts.
Energia eólica no Mundo 
Em 1990, a capacidade instalada no mundo era inferior a 2.000 MW. Em 1994, ela subiu para 3.734 MW, divididos entre Europa (45,1%), América (48,4%), Ásia (6,4%) e outros países (1,1%). Quatro anos mais tarde, chegou a 10.000 MW e no final de 2002 a capacidade total instalada no mundo ultrapassou 32.000 MW. O mercado tem crescido substancial- mente nos últimos anos, principalmente na Alemanha, EUA, Dinamarca e Espanha, onde a potência adicionada anualmente supera 3.000 MW 
Esse crescimento de mercado fez com que a Associação Européia de Energia Eólica estabelecesse novas metas, indicando que, até 2020, a energia eólica poderá suprir 10% de toda a energia elétrica requerida no mundo. De fato, em alguns países e regiões, a energia eólica já representa uma parcela considerável da eletricidade produzida. Na Dinamarca, por exemplo, a energia eólica representa 18% de toda a eletricidade gerada e a meta é aumentar essa parcela para 50% até 2030. Na região de Schleswig-Holstein, na Alemanha, cerca de 25% do parque de energia elétrica instalado é de origem eólica. Na região de Navarra, na Espanha, essa parcela é de 23%. Em termos de capacidade instalada, estima-se que, até 2020, a Europa já terá 100.000 MW
Referências Bibliográficas 
http://www.infoescola.com/tecnologia/energia-eolica/
http://www.mma.gov.br/clima/energia/energias-renovaveis/energia-eolica
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/energia_eolica.htm
http://www.ammonit.com/pt/energia-eolica/energia-eolica
http://evolucaoenergiaeolica.wordpress.com/energia-eolica-no-brasil/
http://www.suapesquisa.com/energia/energia_eolica_brasil.htm
https://www.ambienteenergia.com.br/index.php/2014/09/geracao-de-energia-eolica-cresce-154-em-relacao-julho-de-2013/24539
https://www.ambienteenergia.com.br/index.php/2014/09/brasil-dobra-reducao-emissao-de-co2-com-uso-da-energia-eolica/24500
http://www.brasil.gov.br/infraestrutura/2011/12/energia-eolica-apresenta-altas-taxas-de-crescimento

Continue navegando