Buscar

resenha crítica do filme a teoria de tudo de Leda Maria Dos Santos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade do Estado da Bahia – Uneb 
Departamento de ciências humanas – Campus IX
Curso de Pedagogia 
Disciplina: Tópicos especiais de Educação na contemporaneidade III
Discente: Leda Maria Dos Santos 
Docente: Carla Cassiana Lima de Almeida Ribeiro 
RESENHA CRÍTICA DO FILME
 “A TEORIA DE TUDO”
Jane Hawking 
· 
O filme “A Teoria de Tudo” é uma biografia romantizada que foi lançado no ano de 2014 pela autora Jane Hawking ex- esposa de Stephen Hawking. 
Este filme Vêm abordando a história de um jovem chamado Stephen Hawking que vai desde a sua faculdade e seu casamento com a Bela Jane até a descoberta de uma doença e sua história de superação de vida. Hawking Já na faculdade demonstrava todo seu talento pela física teórica, onde ele acreditava que existia uma equação que explicaria todo o universo. Foi durante uma festa que ele conhece Jane pela qual se apaixona, apesar de ser um jovem tímido, ele conseguia conquistar ela com sua inteligência e humildade. Mas foi aos seus 21 anos que descobriu os primeiros sinais da doença o qual no início parecia uma fraqueza, foi evoluindo ligeiramente, doença a qual afeta todas as partes motoras menos o cérebro. Segundo o diagnóstico médico ele viveria no máximo de 2 anos. Jane apesar de ver as limitações de seu esposo decidiu ficar juntos. Ele casou-se com Jane tiveram 3 filhos. Ela, esposa cuidadosa, cuidou dele mesmo sem suporte nenhum, dedicou sua vida em prol dele deixando sua profissão de lado, além disso teve que cuidar da casa e dos filhos. Juntos os dois tiveram uma vida de lutas e superações.
Stephen Hawking escreveu 20 livros, entre ele e os mais famosos foi “ uma breve história do tempo”, vendeu mais de 10 milhões de cópias no mundo todo. Ao longo de sua vida foi um ganhador de vários prêmios.
Percebe-se que na maioria das vezes são inúmeras lutas que as pessoas com deficiência enfrentam, tanto no convívio social, como no convívio escolar. E isso porque não existem um suporte suficiente que ampare essas pessoas.Nesse semestre de 2022.1 vários temas foram estudados, alguns como a Inclusão, a segregação e principalmente a exclusão dessas pessoas portadoras de deficiência, como a deficiência física, a intelectual, a visual, a auditiva e etc. Vimos que esse preconceito não vem só do ambiente escolar mas sim do ambiente familiar. Na realidade a sociedade enxerga essas pessoas como uma aberração que fica amercer de tudo. Entretanto são poucas pessoas com deficiência inserido no meio social, uma delas foi Stephen que tomava suas próprias decisões e tinha seus direitos garantidos. Já na escola acreditamos que os desafios da educação inclusiva é a falta de um currículo flexível que abordem seus direitos no ambiente escolar.
O filme mostra uma realidade não tão distante da realidade de hoje, mulheres como Jane que precisa cuidar de seus filhos e esposo com grandes limitações.Assim também existem mães com esses mesmos problemas que preciso de ajudar tanto na área emocional como na área física. Por outro lado vimos que a sociedade infelizmente não enxerga isso como se deve, e vê as pessoas como incapazes de além de seus limites. Ao contrário de Stephen não via isso como um problema, mais sim como uma solução. Mesmo com essa doença que afetava seus movimentos, ele trabalhava com o seu cérebro brilhante, quebrando toda as barreiras de sua limitações. Apesar de tantas dificuldades Jane e Stephen conseguiram juntos superar os desafios que a vida lhe oferecia. Portanto assim se deve ser vistas as pessoas com deficiência pela sociedade, como uma pessoa de direito.
2

Continue navegando