Buscar

Avaliação Formativa ENADE Economia e Mercado - Ciências Contábeis 2 PERÍODO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GRUPO FAVENI 
ECONOMIA e MERCADO – CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 2° PERÍODO – ENADE 
1-A Microeconomia estuda o funcionamento da oferta e da demanda na formação do preço no mercado, isto é, o preço obtido pela relação do conjunto de consumidores como conjunto de empresas eu fabricam um dado bem ou serviço. Para analisar um mercado específico, a Microeconomia se vale da hipótese de que tudo é dirigido apenas àquele mercado, analisando-se o papel que a oferta e demanda nele exercem, supondo que outras variáveis interfiram muito pouco, ou que não interfiram de maneira absoluta.
VASCONCELLOS, M. A. S; GARCIA, M. Fundamentos de Economia. São Paulo: Saraiva 2012.(adaptado).
A respeito do contexto que a Microeconomia envolve, avalie as informações a seguir:
I. A abordagem econômica não se diferencia da contábil ao tratar dos custos de produção, pois tanto a economia quanto a contabilidade analisam os custos efetivamente incorridos.
II. A teoria da oferta de um bem ou serviço também se subdivide em oferta da firma individual e oferta de mercado.
III. Concorrência perfeita, concorrência imperfeita ou monopolista, monopólio e oligopólio, são denominadas estruturas do mercado de fatores de produção.
IV. Em relação à política econômica, a teoria microeconômica pode contribuir na análise e tomada de decisões da lei antitruste (defesa da concorrência).
V. A partir da demanda e da oferta de mercado são determinados o preço e a quantidade de equilíbrio de um dado bem ou serviço que não dependerão da forma ou estrutura do mercado.
É correto apenas o que se afirma em:
R=I, III e V.
2-Leia os textos a seguir.
Texto I
“O reajuste proposto neste ano é novamente acima do planejado? Isto vai estourar nosso orçamento?” Questões como estas surgem pelo menos uma vez ao ano em várias empresas. Oferecer aos funcionários pacotes com serviços de saúde trazem como benefícios principais a atratividade de talentos e o aumento da produtividade e longevidade dos seus colaboradores e família. Se isto é elemento estratégico de recursos humanos, como lidar com o desafio dos custos?”
Fonte: PIRES, Allan.“Como analytics pode reduzir o custo do plano de saúde empresarial”.Disponível em: <http://computerworld.com.br/como-analytics-pode-reduzir-o-custo-do-plano-de-saude-empresarial>. Acesso em: 21 de jul. 2017.
Texto II
“O processo de retomada da economia pode ser mais vigoroso do que diz o debate dos economistas, mesmo em meio à atual crise política. Segundo um estudo da Tendências Consultoria, a retomada se generalizou e tende a se consolidar nos próximos meses, com ou sem a permanência do presidente Michel Temer no cargo, a não ser que aconteça uma nova catástrofe na arena política, que ainda não aparece no radar.
“Os analistas estão exagerando no pessimismo”, diz o economista Adriano Pitoli, sócio e diretor da área de análise setorial e inteligência de mercado da Tendências. “Não acredito que, com a crise política, a retomada foi para o vinagre.”
De acordo com o estudo, que levou em conta 28 indicadores, a melhora do cenário não representa apenas um resultado pontual, mas uma tendência que vem ganhando força desde o final de 2016 e principalmente desde o início de 2017.” 
Fonte: ISTOÉ DINHEIRO. “Estudo mostra que a retomada resiste à crise política.” Disponível em: <http://www.istoedinheiro.com.br/estudo-mostra-que-a-retomada-resiste-a-crise-politica/>. Acesso em: 21 de jul. 2017
Ao analisar os textos, considere uma empresa hipotética que pretende contratar um plano de saúde para beneficiar os empregados, mas tem incertezas sobre o cenário político e econômico atual.Levando em consideração que a empresa tenha fluxo de caixa positivo, a melhor decisão gerencial neste cenário é: 
R=contratar a operadora de saúde, pois existem indicadores econômicos que sustentam a ideia de retomada do crescimento da economia no curto prazo.
3-Cidades inteligentes são conhecidas por utilizar a tecnologia em prol do seu desenvolvimento, repensando o uso de espaços urbanos para tornar a região mais eficiente e sustentável. Muitas cidades no mundo ganharam o status de inteligentes e acabaram impulsionando o movimento: Songdo, na Coreia do Sul, e Masdar, em Dubai são dois exemplos.
Mas, para Jason Pomeroy, arquiteto responsável pela Pomeroy Studio, empresa que desenvolveu a primeira casa carbono-zero da Ásia, acredita que Barcelona e Amsterdã são as cidades que deveriam servir de modelo para outras regiões – elas seriam, inclusive, mais bem-sucedidas que Songdo na opinião do especialista.
Para Pomeroy as duas cidades possuem “maior sensibilidade às necessidades das pessoas ali, porque elas existem a mais tempo”, disse, em entrevista à revista especializada em arquitetura e design Dezeen. Além disso, na opinião do arquiteto, Songdo está se tornando ultrapassada rapidamente – apesar de seus feitos impressionantes, como uma infraestrutura para veículos elétricos e serviço de drones para emergências.
“A ideia era que, se você incorporar a tecnologia no início, incluir oportunidades para big data e grandes tecnologias, e colocar uma quantidade incrível de investimento gastos em sistemas de gerenciamento de resíduos e vigilância, a cidade será mais inteligente e as pessoas vão amar. Mas não é sempre assim que acontece”, relata.
“Quando você olha para a cidade agora, muitas das tecnologias estão obsoletas”. Na opinião do especialista, as tecnologias precisam ser usadas com sabedoria, caso contrário, “você acabará em uma situação onde ela será obsoleta”.
Barcelona e Amsterdã, por sua vez, mostram que, para ter sucesso, a tecnologia deve ser não apenas facilitada pela administração da cidade, mas também precisa ser abraçada e celebrada pelos cidadãos. “As cidades inteligentes mais bem-sucedidas reconheceram que não é uma abordagem de cima para baixo, tampouco de baixo para cima, é uma combinação de ambas”, acrescentou Pomeroy.
Fonte: Barcelona e Amsterdã: modelos de cidades inteligentes. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/mobilidade-urbana-smart-cities/121417-barcelona-amsterda-modelos-cidades-inteligentes.htm>. Acesso em: 15. jun. 2018 (adaptado).
A partir da leitura do texto, avalie as afirmações a seguir.
R=II e III, apenas.
4- Observe a tabela a seguir.
A partir dessa tabela, conclui-se que a variação mensal do índice de inadimplência:
 
R=foi mais favorável para a economia no mês de fevereiro de 2015, o que representa crescimento da capacidade de pagamento das empresas. 
Total 20/20

Continue navegando