Buscar

Teoria da origem da vida

Prévia do material em texto

Teoria Da Origem Da Vida
Criacionismo: Uma força sobrenatural, onisciente, onipresente e onipotente teria dado origem à vida (Deus). Concepção de que seres vivos teriam sido criados por uma força divina. 
Panspermia cósmica: O ser vivo ou substância percussora da vida {organismo muito simples} vieram através de meteorito que se chocavam constantemente contra a superfície terrestre. estudos atuais descobriram vestígios bacterianos em meteoritos que caíram aqui na terra.
Evolução química: Ou evolução molecular, diz que a vida resultou de um processo em que compostos inorgânicos teriam originados compostos orgânicos simples que, por sua vez, por meio de reações químicas, teriam produzido polímeros complexos.
Hipótese heterotrófica: Primeiros seres vivos se alimentavam de moléculas orgânicas acumuladas
→ Havia grande disponibilidade de matéria orgânica nos caldos primordiais
→ O processo fotossintético é muito complexo e precisa de CO2 {o que não tinha em grandes quantidades suficientes}
A fermentação teria sido o metabolismo primordial então tinha liberação de gás carbônico como subproduto, e assim com o decorrer do tempo a atmosfera ficaria rica em CO2. Favoreceu as linhagens de procariotos que se mostraram capazes de captar emergia luminosa e produzir sua própria matéria orgânica – surgimento dos primeiros seres fotossintetizantes.
Hipótese autotrófica: Contraste entre o frio das grandes profundidades oceânicas e o quente gerada pelas ações vulcânicas criaram um ambiente favorável para a ocorrência de reações químicas.
Nesse ambiente, encontram-se as arque bactérias extremófilas quimiossintetizantes {usam a energia contida em compostos químicos para sintetizar seu alimento}.

Continue navegando