Buscar

SISTEMA LINFÁTICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Drenagem linfática - Dermatofuncional
Sistema Linfático
· Conceito e histórico
O estudo do sistema linfático não é simples em razão da fragilidade dos vasos e de sua coloração esbranquiçada, o que por muito tempo dificultou sua visualização. Porém vários autores fizeram a referência a esse sistema. Jaquemay relatou já no século V a.C, Hipócrates descreveu a linfa como um tipo de sangue branco. Lopes informou que vários estudiosos citaram partes desse sistema ao longo dos tempos. Porém, relatos mais recentes descreveram, em 1627, os vasos quilíferos no mesentério do cão, e, em 1653, foi introduzido o tempo linfático.
	Villavicencio et al, descreveram que, em homens adultos, aproximadamente 60% do peso corporal consiste em água, e que essa água está distribuída em três compartimentos distintos. Dois terços são encontrados como fluído intracelular e um terço está no compartimento extracelular, e nesse compartimento está distribuído 1/5 do plasma e 4/5 de fluído intersticial.
	Guyton referiu-se ao sistema linfático como uma via acessória pela qual o líquido pode fluir dos espaços intersticiais para o sangue, realizando o 
transporte de proteínas e material em grandes partículas para fora dos espaços teciduais; função que
o sistema sanguíneo não pode realizar; em razão de seus vasos não fornecerem passagem para tal tamanho. O mesmo autor, relatando a importância do sistema linfático, citou que, dada a sua importância, caso esse sistema pare de funcionar durante 24 horas, pode ocorrer a morte. Ele ainda comparou o sistema linfático a um sistema de “gari” que remove o excesso de líquido, moléculas proteicas, detritos celulares e outros materiais dos espaços teciduais.
	O sistema linfático é considerado uma via auxiliar de drenagem que funciona em conjunto com o sistema vascular numa constante mobilização de líquidos e exerce a função de manter o equilíbrio hídrico e proteico tissular.
@laradepaulaz

Continue navegando